Conhecem o Mageia 7?

3 curtidas

Usei o Mageia 5 e gostei muito. Só não o instalo por inércia e porque o Ubuntu já me atende bem.

.

.

.

Quando eu o usei eu não era um usuário com o conhecimento que tenho hoje, portanto tenho uma pergunta. Fui no RPMFind para ver os programas disponíveis e reparei que o Mageia 6 ficou esse tempo todo com o Wine 2.0.x. Para quem usa o Mageia 6 hoje, tem um jeito fácil de instalar a versão mais nova e estável do Wine como fazemos com os PPAs do Ubuntu?

.

.

.

Estou usando o Mageia 7 em dual boot com o Debian 9 aqui no meu notebook. Uso ele deste o primeiro release do Beta. Nunca tive problemas com as atualizações desde então. Achei bem estável e simples de manter a distro. Gostei bastante. Vai ficar em definitivo ao lado do Debian! :grinning:

Para quem gosta de facilidade, é uma boa pedida. O Centro de Controle Mageia permite ao usuário fazer praticamente tudo de forma gráfica. Não explorei ele completamente porque prefiro fazer as coisas via terminal, mas tem uma opções bem legais por lá.

O que mais gosto no projeto é o modo de instalação por rede. É bem personalizável e simples de usar. Instalei, na época, o primeiro release do Beta por esse modo, com o xfce, e ele baixou apenas 1 giga, e o desktop veio bem limpinho, muito bom. Normalmente, esses modos de instalação pela internet são meio lentos porque baixam muitas coisas ou, quase sempre, baixam o mesmo conteúdo da iso oficial, sem a opção de personalização.

1 curtida

vi no packagedb deles está no 4.0.1, não conheço o projeto mais a fundo, eles podem ter as soluções próprias, algumas vezes compatibilizam pacotes do fedora para o mageia…

Segundo o Magia App Db, nos repositórios oficiais o Wine continua na versão 2.0.5.

https://madb.mageia.org/package/show/release/6/arch/x86_64/name/wine64

mga7 4.0.1 Mageia App Db - wine64

1 curtida

Um amigo já o instalou há uns anos atrás, eu nunca testei.

Esse é o repositório Cauldron, mas não sei como se lida com ele :roll_eyes: . No repositório normal do Mageia 6 continua com a versão 2.0.5

1 curtida

é do mageia7 (ultima versão stable) não mudou o nome no site apenas…

Veja se te ajuda, link do site do próprio Wine: https://wiki.winehq.org/Mageia

Segundo o link, foi descontinuado. Porém, já consegui instalar .rpm de repositórios do OpenSuse e do Fedora no Mageia, sem grandes problemas.

1 curtida