Conheça as novidades do Manjaro 23.0 Uranos

O Manjaro é um sistema “semi rolling release”, apesar de suas atualizações serem contínuas, de tempos em tempos são produzidas imagens do sistema contendo as últimas novidades, as quais ganham um número de versão e um codinome. Neste ano, em abril, tivemos o Manjaro Talos e agora, em setembro, acaba de lançar o Manjaro 23.0 Uranos.

As principais novidades do Manjaro 23.0 Uranos, advém das interfaces gráficas utilizadas:

  • A edição com GNOME agora apresenta a versão 44 da DE, com todos os seus point releases que ocorreram desde então. Dentre as novidades dessa edição destacadas pelos desenvolvedores do sistema, temos a organização em grade para o visualizador de arquivos, as configurações de mouse e teclado que foram retrabalhadas, além de uma usabilidade mais fluída.
  • Já a edição com o KDE Plasma, manteve a versão 5.27 LTS, adicionando todas as atualizações lançadas desde então, somado ao KDE Gear 23.08. Sendo assim, desde então, algumas adições foram polimentos no gestor de arquivos Dolphin, o calendário foi renomeado para Merkuro, pois a aplicação não permite apenas gerenciar seus eventos e tarefas, como também seus contatos.
  • O Manjaro com Xfce manteve a edição 4.18, sem grandes mudanças em relação ao último lançamento.

Você pode optar por baixar o Manjaro 23.0 Uranos com o kernel 6.5, se busca compatibilidade com os componentes mais recentes do mercado. Mas caso prefira algo mais estável, com suporte aprimorado a hardwares mais antigos, opte pelas edições com o kernel 6.1 LTS ou 5.15 LTS.

5 curtidas