[RESOLVIDO] Congelamentos aleatórios no ubuntu, ryzen 7 3700u

Eu amo o Linux, e desde o fim do ano passado vendi um PC Gamer e adquiri um laptop que acabara de ser lançado o Lenovo S145-15API, com um Ryzen 7 3700u, 8gb de ram e 256gb SSD NVME, parece perfeito, desde o início tive uns problemas com congelamentos no ubuntu, mas acreditei que fosse relacionado ao GNOME, já que eu só tinha tentado ele, tentei então o Manjaro KDE, não tive congelamentos, talvez eu pudesse ter mas não usei o suficiente por que meu mouse Logitech sem fio perdia o bluetooth por que, por algum motivo o driver parava de funcionar e o dispositivo sumia, enfim, meses depois, a uma semana tenho tentado usar o Linux Mint, mas o pc congela aleatoriamente, as vezes sem nada aberto as vezes vendo série ou algo, quero muito usar o Linux, meu pc tem um desempenho bem melhor pra jogos do que no Windows até, e eu já não aguento mais a microsoft, mas não importa o kernel que eu use, está impossível lidar com esses congelamentos.

*Já usei o Kernel padrão que veio instalado que é o 5.0.
*Já usei a ultima versão disponível pelo gerenciador de atualizações (5.3.0-28-generic)
*Já até tentei usar o Ukuu e atualizar pro 5.4-16 e nada adiantou…

Tenho um notebook que travava aleatoriamente também. Usei durante muitos meses com o linux sofrendo desse mal, sendo que no windows funcionava muito bem.

Até que um dia resolvi desabilitar na BIOS o leitor de cartão e resolveu!

Então eu tentaria isso: Vá na BIOS e desabilite os periféricos. Veja se resolve.


Segundo ponto, acompanhe as mensagens de erro do sistema. Pode ser que tenha alguma pista para você seguir.


Terceiro ponto, baixe o pacote stress-ng e faça alguns testes para torturar o processador e memória.

1 curtida

Fiz os testes o Pc nem desligou nem nada, só chegou a engasgar o que era esperado ao por todos componentes a 100% de uso, o que tenho observado são oscilações no CPU pelo monitor de sistema, coisa que não acontece no Windows, acho que terei de voltar pro Windows pra não arriscar meu notebook.

Pode tentar atualizar a bios…

mas se nunca fez o procedimento eu nào recomendo… pode danificar o computador

O meu computador eu nem conseguia carregar o live das distros.

Depois da atualização tudo funcionou

e sim, no Windows funcionava sem problemas detectados

1 curtida

Meu querido, você só pegou uma época ruim. A terceira geração dos processadores Ryzen possui um sério problema de incompatibilidade com quase todas as Distros Linux, igual eu mencionei nessa POSTAGEM que eu fiz aqui no fórum. Distros como Ubuntu e Mint só vão ter suporte para essa linha de processadores com a versão 20.04. Atualmente, Pop!_OS é a Distro em que os processadores possuem o melhor funcionamento out-of-the-box, ou seja, sem dor de cabeça, desde o dia do lançamento dessa linha de processadores, porque eles consertaram esse problema antes mesmo dos processadores serem lançados, sendo por um tempo a única Distro que funcionava com a terceira geração do Ryzen. A galera do Arch e consequentemente do Manjaro já atualizaram e estão funcionando, já o seu problema com o Bluetooth é só uma instabilidade que costuma acontecer com o Manjaro e provavelmente tem alguma solução.

1 curtida

Obrigado por responder, eu não posso atualizar o bios por que os arquivos que q Lenovo disponibilizam estão em .exe (uma grande falta de respeito).
De qualquer forma não tem lançamento de bios nova pro meu Pc ele lançou tem pouco mais de 2 meses.

Obrigado pela resposta também, infelizmente eu havia tentado PopOs, Ubuntu Mate e várias distros baseadas no Ubuntu ano passado e apesar de a melhor delas ter sido realmente o PopOs o computador também apresentava congelamentos aleatórios, eu voltei pro Manjaro e até então nenhum congelamento aconteceu, mas infelizmente o problema com o bluetooth permanece, o bluetooth funciona bem por certo tempo, se eu não usar muito o mouse então dura umas 4 horas, depois se eu começo a usar ele simplesmente trava e o adaptador bluetooth, que na verdade é o bluetooth do notebook simplesmente desaparece, e na lista de dispositivos não aparece mais o mouse, visto que o sistema não enxerga mais o bluetooth do notebook, eu já tentei instalar os pacotes bluez e bluez-utils bluez-firmware mas acontece a mesma coisa…

1 curtida

Passa o nome e a marca do mouse bluetooth…

Vou ver se com as informações entro alguma solução

segue o logitech

https://wiki.archlinux.org/index.php/bluetooth_mouse#Problems_with_the_Logitech_BLE_mouse_(M557,_M590,_anywhere_mouse_2,_etc)

1 curtida

MX ANYWHERE 2S, obrigado pela resposta amigo.

ok…

tente instalar o pacote bluez-utils-compat

sudo apt install bluez-utils-compat

e

sudo systemctl restart bluetooth.service

veja a explicação aqui
https://wiki.archlinux.org/index.php/Bluetooth#Device_does_not_show_up_in_scan

$ bluetoothctl

[NEW] Controller (MAC) myhostname [default]

[bluetooth]# power on

[CHG] Controller (MAC) Class: 0x0c010c Changing power on succeeded [CHG] Controller (MAC) Powered: yes

[bluetooth]# scan on

Discovery started [CHG] Controller (MAC) Discovering: yes

In another terminal:

$ hcitool lescan

Wait until your device shows up, then Ctrl+c hcitool. bluetoothctl should now see your device and pair normally.

1 curtida

Infelizmente tentei tudo isso, e até funcionou por alguns momentos, mas o problema nunca foi parear ou não encontrar o mouse, é o adaptador bluetooth que depois de algum tempo conectado ao mouse, simplesmente desliga e para de funcionar no Manjaro, isso nunca ocorreu no Linux Mint, PopOs ou derivados do Ubuntu que eu tenha testado.

Eu formatei o PC pro Windows, atualizei a Bios, e instalei o Ubuntu 19.10 em dual boot, um usuário no forum do Linux Mint me disse que o Ubuntu 19.10 com Kernel 5.3 já corrigiu esses congelamentos para os Ryzen 3000u.

OBS: Irei testar durante o resto dessa semana e digo aqui se deu certo, de qualquer forma assim que resolver o problema irei publicar um guia pra ajudar pessoal com essa família de notebooks, para que não venham sofrer como eu.

1 curtida

Como eu havia prometido, fiz uma review um pouco mais longa do que uma semana, pois estive meio sem tempo por questões de trabalho e pessoais esses dias, depois voltarei pra fazer um guia completo pra quem pretende usar o pinguim sem problemas nos Ryzen 3000u