Congelamento linux mint

Instalei recentemente o linux mint e estou tendo problemas de congelamento, geralmente acontece quando eu fecho ou abro alguma apps como o Firefox, Sober e Steam. O chatgpt falou para tentar usar alguns atalhos para voltar mas nada responde ou funciona e eu tenho que forçar desligamento.

Configs do meu notebook:

Acer aspire 3

Ryzen 5 2500u

Vega 8(gpu integrada) e Radeon 530(gpu dedicada)

16gb ram

1tb ssd

testa o HD
para o disco use o QDiskInfo

Instalação via Terminal
Ubuntu / Linux Mint / Debian

sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/qdiskinfo
sudo apt update
sudo apt install qdiskinfo

deve aparecer algo assim

Acredito que o ssd esteja bem, no windows funciona normal e a pouco tempo executei o crystaldiskinfo e estava tudo bem

esse QDiskInfo seria a versao linux do Crystaldiskinfo para windows

se o HD esta ok, testa a memoria:

faz o teste de mem
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Usando o Memtester (Dentro do Mint)

Se você não quer reiniciar o PC e deseja fazer um teste rápido (embora menos preciso, pois não consegue testar a RAM que o sistema já está usando), você pode usar o memtester.

1. Abra o terminal e instale a ferramenta: sudo apt update && sudo apt install memtester
  2. Execute o teste definindo a quantidade de memória (ex: 2GB) e o número de repetições (ex: 1): sudo memtester 2G 1

Nota: O sistema pode ficar lento durante esse processo, pois ele tentará “estressar” a RAM disponível.

O chatgpt estava me ajudando e ele falou para colocar no grub o comando amdgpu.runpm=0 e agora parece que esta normal por enquanto. Aparentemente eu estava com um erro de Xorg eu acho

o teste de memoria passou?