É o seguinte, estou testando o Pop! OS e até gostei dele, mas infelizmente o mesmo apresenta um congelamento no momento em que eu diminuo ou aumento o som via atalho, dessa maneira o pop-up aparece e aparentemente é isso que está causando os travamentos.
Alguém já passou por isso e sabe resolver? Pode até mesmo ser de outra distro.
Olá @TeijiW tudo beleza?
Eu observo esse problema apenas no meu PC de trabalho (Ryzen + Nvidia) no notebook (Intel + Intel HD) não existe lag ou falha no utilização dos atalhos. Minha conclusão é que isso é alguma limitação do Xorg (assim como o problema de mudar o brilho da tela usando atalhos).
No meu caso, fiz o mais simples… evito utilizar os atalhos. Nos testes que fiz com o Wayland (Ubuntu) esses “travamentos” não ocorrem em nenhuma das máquinas.
É possível alterar para o wayland sem problemas? O meu Notebook é Intel + Intel também.
O Pop!Os ainda não oferece suporte ao Wayland. Se você mexer em um monte de arquivos de configuração é possível utilizar, mas eu realmente não recomendo.
Sendo seu hardware apenas Intel, veja se o pacote dos microcodes e os fimwares estão todos instalados.
Já consegui alterar, só alterar uma linha do config.conf.
Até o momento não notei problemas, quais tipos de problemas podem ocorrer pelo Pop! não dar suporte a ele?
Existem vários programas que não funcionam corretamente no Wayland por serem dependentes de recursos do Xorg.
Por enquanto a maior parte desses problemas é contornado usando uma camada de compatibilidade chamada XWayland mas ainda falta muito para ficar 100%.
Mas, se no seu caso nada quebrou… meus parabéns. Na minha opinião você está no melhor cenário possível: Gnome + Wayland + Kernel atualizado
Fico feliz de saber que provavelmente nada quebrará, mas qualquer coisa eu vou pro Xorg e convivo com o Bug, fazer o quê…
Usei essa solução para ativar o wayland
Sabe onde consigo relatar bugs para o projeto?
Para reportar bugs do Pop!OS penso que o melhor local é o próprio GitHub da System76 - mas isso não é um bug do Pop!OS e sim uma limitação do Xorg. Se for para reportar o local seria fazer isso para os Dev’s do Xorg.
Mas no Ubuntu não usam o Xorg por padrão? Por lá não ocorreu esse bug comigo.
Mas eu creio que o Ubuntu 19.10 vem com o Wayland ativo por padrão. Tenho quase certeza disso.
Esse problema acontece no Ubuntu também e em outras distros que usam GNOME, por causa daquela treta com o scroll lock.
Valeu pela dica Raul! Depois vou testar no PC de trabalho e ver os resultados.