Congelamento de tele depois de suspende/hibernar Ubuntu

Estou usando o Ubuntu 19.04 num notebook com um AMD A9-9420, Radeon R5 e 8GB de RAM.
Sempre que suspendo ou hiberno o meu pc ele acaba fazendo o procedimento normalmente, porém quando ligo de volta ele acaba ligando as ventoinhas e a luz de “power on”, mas a tela fica preta e o teclado não funciona! Quando forço o pc a desligar, a primeira vez que ligo fica tela cinzenta e não liga de jeito nenhum, tenho de voltar a forçar encerramento e aí sim ele liga. Suspeito que seja da memória swap pois no GPARTED ela não aparece e quando dou free --human fala que ela não está sendo usada. Mesmo assim já tentei apagar a memória e criar uma nova, mas sem sucesso!
Já tive o mesmo problema no Manjaro Gnome, foi iniciante no mundo Linux por isso se falei algo errado me desculpem, obrigado.

1 curtida

Nao utilizo hibernação, mas dê uma olhada nas configurações do logind, em /etc/systemd/logind.conf e se possivel colete uma mensagem de erro do comando

sudo systemctl hibernate

Talvez obtendo o erro alguém que utilize esta função possa te ajudar, no meu caso não rola pois não utilizo, logo tenho a mensagem de erro abaixo, seja bem vindo ao fórum.

Também verifique se a ID da sua partição swap está correta no fstab.

No login.conf parece tudo certo.
Quando executei o comando que falou o PC ficou com a tela preta, o teclado deixou de funcionar, porém as ventoinhas continuaram ligadas e o botão com a luz de power on ligada!
Me falaram que a solução pode ser fazer um downgrade ao upower, mas não estou conseguindo.

Tive esse problema no Xubuntu tbm, só desativei a hibernação e segui com a vida

Pois já pensei nisso também, mas eu uso o notebook fora de casa e gosto de suspender o pc quando estou programando, se não sou obrigado a abrir tudo de novo depois de desligar o pc…

eu configuro pra ele apenas desligar a tela dps de 30 min, ele continua ligado

não é o ideal pra economia de energia, mas era o que funcionava

Eu utilizo somente a função suspender, posso deixar horas ou dias e fica de boas, até utilizei algumas vezes o modo hibernar e o modo híbrido suspender e depois hibernar, mas acabou dando na mesma, daí parei e fiquei só no suspender.

1 curtida

Exato, eu tenho essa noção, mas é que eu nem o suspender do PC consigo fazer. Acontece o bug que falei, está me fazendo muita falta poder suspender! Já usei mint e deepin e não tive problemas. Quando testei o manrajo gnome e o Ubuntu tive esse problema, porém não queria trocar de distro… O facto de o problema ter corrido em ambas distro que usam gnome faz me pensar se o problema pode estar relacionado com isso.

Entendo, tipo mas não é um problema do GNOME até discuti com alguns colegas no grupo do GNOME do telegram por causa disto, é algo relacionado a distro ou aos drivers de vídeo, existia um bug ao suspender fazem uns 6 meses, mas já foi corrigido com as atualizações do Arch, nunca tive este bug no Fedora por exemplo, quanto ao Ubuntu não sei pois não o utilizo e ele por padrão utliiza Xorg que “NÃO” é o padrão do GNOME.

PS mint e deepin se não me engano utilizam Xorg por padrão como o Ubuntu, não sei se a última atualização do Deepin por ser baseada no Debian já mudou isto, mas o padrão do GNOME será o Wayland que já venho utilizando faz muito tempo desde que ainda era só um projeto experimental, em minhas máquinas não tenho problemas, ou seja é só a minha opinião sobre algo que utilizo diariamente, podem ocorrer problemas em sua máquina pois cada hardware é diferente.

Concordo com o que você disse, faz todo o sentido. Mas o facto é que já procurei em todos os fóruns, YouTube e não encontro nenhuma solução. Gosto imenso do Ubuntu mas para minha utilização não é fácil conviver com este tipo de erro, a suspensão é uma funcionalidade muito importante para mim. Talvez a minha única solução por agora será trocar de distro…

Só experimenta descomentar algumas linhas no /etc/systemd/logind.conf

HandleLidSwitch, somente para ver se surte efeito, caso não surta pelo menos você tentou, daí seria a solução mais viável utilizar uma distro que não te traga estes problemas.

Este tópico foi fechado automaticamente 180 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.