Olá pessoal!
Migrei para o mundo Linux tem cerca de um ano e desde então testei diversas distribuições diferentes. Entre dúvidas e anseios acabei por me firmar numa distribuição do Ubuntuverso, o Pop!_os.
Estou muito satisfeito com o sistema da System 76 (Inclusive estou cogitando juntar uma grana pra comprar um notebook deles hahaha), porém ando tendo um problema.
Meu notebook atual (Samsung X40) esta sofrendo de alguns travamentos de tela bruscos, toda a parte gráfica do computador para, porém o sistema continua rodando.
Eu já li em alguns outros fóruns que posso estar sofrendo de problemas relacionados aos Drivers Nvidia, visto que meu note possui placa híbrida (Intel integrada + Nvidia mx110). Já garimpei muitos fóruns e coisas do tipo mas até agora não consegui encontrar uma solução, será que alguém conseguiria me ajudar??
Obs: Estou utilizando o driver proprietário da Nvidia 440.44
Obs2: Já sofri desses mesmos travamentos no Ubuntu 19.04/19.10, Kubuntu 19.10 e Manjaro
Valeu desde já!
Bem vindo ao fórum @j.rheinheimer!
Estava prestes a pedir para você fazer um teste com outra distribuição, até ler a obs2 rs
Eu te indicaria o Pop e o Manjaro, pela sua placa Nvidia, mas como já testou e continua com esses travamentos, pode ser hardware (visto que acontece a mesma coisa em no mínimo 4 distribuições).
Reparei que esse modelo (Samsung X40) vem com um HD de 1 TB (5400 RPM), essa rotação é muito baixa e sempre tenho problema com HD de 1tb, não sei se sempre tenho azar ou acabei adquirindo quando essa tecnologia ainda não estava aprimorada.
Recomendo fazer uns testes de hardware, começando pelo seu HD, como está no Pop, na ferramenta Discos você consegue rodar testes.
Isso acontece comigo também… hardware completamente diferente. Asus VivoBook 15, Intel® Core™ i7, 8GB, 1TB, Tela 15,6’’, Placa NVIDIA® GeForce® MX230 de 2GB - X512FJ.
Testei no Pop 19.10, Ubuntu 20.04… vi algo relacionado a placa da nvidia também, mesmo desabilitando o modo hibrido, ainda acontece de vez em quando. Detalhe, tenho um com placa AMD que não passa por isso.
Apenas atualizando:
Fiz a aquisição de um SSD NVMe tem cerca de um mês e meio e desde então meus problemas com travamento sumiram, tudo passou a funcionar da forma como deveria.
Não sei se é o seu caso @rogerznts, mas o SSD resolveu meus problemas.
1 curtida
Infelizmente n, o meu já tem um SSD nvme, e só para explicar não são bem travamentos… Ele dar umas leves seguradas. Da p perceber q as coisas ainda funcionam, mas o mouse fica ali travado por alguns segundos até soltar. As vezes é quando acesso algum menu, ou teclas de funções.
É realmente irritante rs