Congelamento de tela ao aumentar ou diminuir o vol , ou brilho ubuntu 19.04

quando eu aumento ou diminuo o brilho ou volume a tela trava por alguns segundos +ou- 3 seg
nota: win 10 e ubuntu 19.04 dualboot

4 curtidas

Eu encontrei esse problema em todas as distribuições que eu testei com meu notebook (fedora 29, Elementary Juno, Ubuntu 18.04 e 19.04, Manjaro, Pop!OS), mas só acontecia se eu usasse as teclas especiais do notebook (FN+diminuir brilho), pesquisei um monte e tentei um monte de coisas sem sucesso. Então simplesmente deixei para lá. :slight_smile:

Meu uso normal gira muito em torno de Gnome, então não sei dizer se isso afeta outros gerenciadores de janelas.

3 curtidas

Tbm tive esse problema, com interfaces gnome e com o pantheon do elementary, mas o meu era tanto na hora de aumentar/diminuir volume como quando ia digitar algo no campo de texto do navegador, independente de navegador.

Ps: uso desktop.

Agora estou usando o kubuntu e não tive esse problema ainda, no linux mint cinnamom tbm n tive esses problemas.

Como estou testando algumas distros. Ate achei que era meu SSD indo para o saco, mas como não rolou ainda, deve ser alguma incompatibilidade com algum hardware do PC

2 curtidas

Pode ser problema de hardware quando estiver iniciando tecle F1 e verifique se aparece alguma mensagem.

Adivinha!!! gnome-shell rodando com Xorg?
Só experimenta fazer um logout e um novo login com Wayland para ver se o problema persiste, acho que tem vários tópicos aqui sobre isto.
Quanto aos outros ambientes não posso afirmar, mas no caso do gnome-shell é isto, pois ele é desenvolvido para rodar sobre Wayland já fazem alguns anos, uma hora isto iria acontecer e talvez futuramente ocorram outros problemas já que a RedHat/Fedora não deve fazer contribuições significativas ao Xorg depois do fim do suporte do RHEL 8 ficando a Cargo de outras empresas, lembrando a maioria das contribuições no Xorg vem do Fedora/RedHat.
https://blogs.gnome.org/uraeus/2019/06/24/on-the-road-to-fedora-workstation-31/

Traduzido pelo google.

"Finalmente, há a pergunta de suporte ao driver binário NVidia. Então você pode rodar uma sessão Wayland nativa no topo do driver binário e você tem essa habilidade por muito tempo. Infelizmente, não houve suporte para o driver binário no XWayland e, portanto, os aplicativos X (que são muitos) não receberiam nenhum suporte para gráficos 3D acelerados por hardware. Adam Jackson trabalhou em deixar o XWaylands carregar o driver binário NVidia x.org e agora estamos aguardando que a NVidia revise esse trabalho e esperemos que seja capaz de atualizar seu driver para suportá-lo.

Quando terminarmos isso, esperamos que o X.org entre no modo de manutenção difícil com bastante rapidez. A realidade é que o X.org é basicamente mantido por nós e, assim, uma vez que paramos de prestar atenção a ele, é improvável que haja novos lançamentos importantes, e pode haver até mesmo algum bitrot no futuro. Vamos ficar de olho nisso, pois vamos querer garantir que o X.org permaneça suportável até o final do ciclo de vida do RHEL8 no mínimo, mas que seja um aviso amigável para todos que confiam no trabalho que fazemos mantendo a pilha de gráficos do Linux, Entre na Wayland, é aí que está o futuro."

5 curtidas

Dei uma olhada por aí e vi muita reclamação do Wayland rodando sobre GPU Nvidia (que é o meu caso no momento). Então nada de bolo para mim. :slight_smile:

Estou com o mesmo problema
Ubuntu 18.04.3 LTS
Intel Core i5-7200U placa de video integrada Intel HD Graphics 620
Gnome 3.28.2

[Edit] Consegui mudando de xorg para wayland

a opção seria mudar para wayland, tentei no meu, mas não aparece a opção de trocar entre GNOME e GNOME Xorg.

se alguem ai souber como faz para aparecer eu ficaria grato

uso o ubuntu 19.04

na tela de login na engrenagem não aparece “Ubuntu” e “Ubuntu com wayland” ?

Nao aparece =\ sera que nao tem no 19.04?

voces são maravilhosos resolveram meu problema sou leigo no linux. eu mudei para ubuntu com wayland e resolveu meu problema.

muito obrigado era uma das dores de cabeça ao usar linux

1 curtida

o meu tb é 19.04 vc tem que ir na tela de login e clicar na engrenagem abaixo do nome de usuario e mudar pra wayland

1 curtida

Problema que essa opção não aparece para mim, não sei por qual motivo

É o próprio Ubuntu. No Deepin que é bem mais “perfumado” e no KDE não tenho esse problema, só no Ubuntu Gnome e Elementary

Instale o pacote gnome-session-wayland que está disponível no repositório universe, talvez seja necessário habilitar o repositório, caso não tenha habilitado durante a instalação você pode fazer isto em Programas e atualizações.

1 curtida

No momento estou usando o KDE Neon e nao vou tentar se novo, futuramente tento as dicas dada, por hora, obrigado a todo que me ajudaram a sanar minha duvida

Retomando esse post so para perguntar uma coisa, tem alguma maneira de solucionar esse problema no xorg? To tendo que utilizar ele no serviço e queria resolver

Não sei se é a solução, mas pode tentar.

Segundo o wiki do arch sobre gnome

Gnome freezes for a second after using a Function (Fn) key shortcut

Este é um problema com o teclado brasileiro ABNT2. Se você tiver o português brasileiro habilitado, o GNOME pode ter esse problema. Para corrigir este problema e continuar usando este layout de teclado, desmarque o botão scroll lock, comentando a linha em /usr/share/X11/xkb/symbols/br:

modifier_map Mod3 { Scroll_Lock };

Reinicie a sessão e veja se funciona.

11 curtidas

Funcionou chefia!

Obrigado mesmo, salvou minha vida, tava me irritando muito com isso

eu tinha esses problemas no xubuntu, kubuntu e ubuntu padrão gnome
dps q eu passei pro arch parou
aposto 10 conto q é kernel

1 curtida