Conflito de configuração no Network

Ola a todos!
Bom instalei hj o plasma desktop no Debian(de maneira minima) e me deparei com a falta do plasma-nm(applet do Network-manager) e com a instalação dele fiquei sem status se estava conectado ou não, vi que não existia perfil e nem criava um… resolvi então procurar pelo “interfaces” ja que e praticamente responsavel, mas estava configurado mas não passava os status mesmo assim
Tive que mover/remover o arquivo interface dentro do /etc/network pra voltar os status da rede. Agora minha questão acaba sendo a seguinte
Esse arquivo faz falta pra algo? e porque o conflito com o NetworkManager?
E so isso mesmo kkkk agradeço desde ja!

Precisa mesmo do network manager? Comigo sempre foi melhor usar o dhclient e wicd, esse último não sei se ainda existe nos repositórios por ser python2.

1 curtida

Preciso kkkkk mas e uma questão de conforto com o networkmanager
Mas no caso e mais por ser uma duvida se pode dar m*rda ate se eu remover o ifupdown do sistema ja que ele gera o arquivo de conf e gera um conflito com o network, mas e so uma questão mesmo
Aproveitando no assunto do wicd ele ainda ta ativo?

Não sei quase nada do network manager, vou ficar devendo essa, sempre fiquei com o ifupdown/dhclient/wicd.

Sobre o wicd, dei um apt search no devuan4/debian 11 e retornou isso:

a@devuan:~$ apt search wicd
Sorting... Pronto
Full Text Search... Pronto
wicd/stable 1.7.4+tb2-6+devuan2 all
  wired and wireless network manager - transitional package

mas não instalei para saber se funciona ou não.

1 curtida

O pacote ja ta meio estacionado desde 2019, bom so espero que mantenham ainda no repositorio

1 curtida

Pacote ifupdown e opcional no sistema, pela doc do software ele faz o mesmo que o ip e próprio network manager

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.