Confirmação TigerOS 21.1 + convite a voluntários

O projeto TigerOS prepara a versão 21.1 com várias novidades e ideias para alcançar 2 públicos em específico. O anúncio quanto às novidades e também a data de lançamento deverá ser no dia 25/10, mas antes resolvi comentar sobre uma parte do projeto e fazer convite a todos.

Na versão 21.1, teremos o amarelo integrando o esquema de cores da distro.

O público alvo do TigerOS são empresas, mas na parte de desktop, não apenas servidores. Mas queremos trabalhar também um segundo e fundamental público: ONGs que possuam CPDs e ofereçam cursos profissionalizantes, ou mesmo introdução a microinformática: Windows Linux, Word Writer e Excel Calc.

A ideia é a de apresentar alternativas a crianças e adolescentes que ainda não tenham vícios em outro sistema operacional e pacote office, qualificando essas pessoas para o mercado de trabalho.

Acredito que assim, as empresas terão menos receio de adotar ferramentas open source, até mesmo uma distro Linux, sabendo que poderão contratar profissionais qualificados, em categorias como Jovem Aprendiz, Primeiro Emprego, etc.

“Mas afinal, o que tu queres?”

Então: Para ensinar esses adolescentes, primeiro preciso de algo fundamental: material de treinamento!

Logo convido a todos os interessados em elaborar esse material, que será oferecido GRATUITAMENTE a ONGs e entidades interessadas.

“Mas já tem tanta coisa no Youtube…”

Eu sei! Mas não são do TigerOS, nem tenho direitos de usar. Acreditem: já mandei mensagem para alguns canais, como para um com ótimo curso de LibreOffice, mas nunca obtive resposta.

E tem outro detalhe: quero deixar tudo o mais gráfico possível na parte de introdução do sistema!

Só quando for para um módulo menos básico, é que se aprenderá a usar o terminal, como para corrigir problemas do Grub, initramfs, e por aí vai.

Quando se trabalha com esse público é que se pode tratar de assuntos como a filosofia Gnu, explicar sobre o movimento Free Software sem ser chamado de…

Quem tiver interesse em colaborar, precisa ter uma conta no Telegram, que é onde discutiremos o conteúdo e no Github também, pois é aonde estou colocando o conteúdo na forma de wiki.

O link para entrar no grupo é:

Quem quiser ver um pouco da parte de texto que já escrevi para a wiki:

6 curtidas

Pô cara. Muito daora a iniciativa. Mas eu acho que os ramos empresarial e educacional são diferentes demais para você querer atacar os dois nichos. Mas manda ver!
No mais, eu posso recomendar a documentação do LibreOffice.
-Boa sorte.

Sim são, inclusive cada 1 possui suas particularidades, exigências, etc.
Porém, se eu tentar apenas lhe dar com UM dos 2, terei muito trabalho para ser bem sucedido.

Uma sugestão, use os ícones em amarelo, mas o tema em azul. Ficaria mais próximo do windows, assim com os detalhes do tema (seleções, mouse over…) em amarelo fica muito carregado.

1 curtida

Aí já acho ser um exagero. Seguir um padrão win-like, no meu caso, é ter um menu estilo w7, posicionamento de algumas