Configurar Linux Mint 19.1 para jogos

Boa noite à todos.

      Estou com meu Linux Mint 19.1 recém instalado em meu notebook. Sei que ele não é para jogos, um Core I3 2 geração, 8GB de ram e vídeo integrado Intel Graphics 3000. Porém, quando eu usava o Windows 10 (que deixei de usar por estar dando tela azul depois das últimas atualizações) jogava alguns que eram leves, como Broforce e CS 1.6, apenas para passar o tempo, e tive dificuldade em rodar esses jogos nesse sistema.
      Existe um "passo-a-passo" para otimizar o Mint, para que ele rode jogos em sua capacidade máxima? Tenho experiência com o terminal, então qualquer tipo de ajuda será compreendida.
      Obrigado desde já.
1 curtida

Certifique-se de desativar o compositor para aplicações em tela cheia, se não me engano isso está na aba geral das configurações do sistema.

Também é uma boa ideia colocar o sistema no modo performance, fiz um guia sobre isso.

https://plus.diolinux.com.br/t/guia-maximizando-a-performance-dos-seus-jogos-no-linux/1117

2 curtidas

Ok @anon48453804, vou fazer o teste e logo posto um feedback.
Uma dúvida: esse comando de parar e desabilitar o serviço ondemand, eu tenho que fazer toda vez que reiniciar o sistema, ou ele fica desabilitado até quando eu quiser habilitá-lo novamente?

O primeiro comando para o serviço, ele é temporário:

sudo systemctl stop ondemand.service

O segundo comando impede que o serviço volte a rodar após um reboot.

sudo systemctl disable ondemand.service

1 curtida
      Acabei de fazer o teste aqui, e melhorou incrivelmente a performance dos dois jogos que eu citei. A queda brutal de FPS que eu estava tendo (coisa que eu não tinha no Windows) simplesmente SUMIU. Sua resposta absurdamente objetiva me ajudou demais, muito obrigado.
      Só uma última dúvida: Dessa forma, pode ser que meu notebook superaqueça?

Infelizmente toda distro roda no modo ondemand por padrão, isso destrói a performance dos jogos, o pior é que a grande maioria dos usuários não está ciente disso, até porque não é algo óbvio.

O clock do processador vai rodar no máximo, não noto diferença de temperatura no desktop, mas é possível que o processador esquente mais no notebook, já que o cooler é menos eficiente. Mas acredito que não vá fazer uma grande diferença na temperatura, é mais provável que afete a duração da bateria.

Ah, quanto a bateria não tem problema pra mim, pois fico com ele quase que o tempo todo na tomada, em todos os lugares que levo. Qualquer coisa, só habilitar e dar um start no serviço de novo.

Muito obrigado @anon48453804, me ajudou demais.

1 curtida

Sem problemas :smile: