Configurar impressora Zebra termica no pop_os

Bem, eu gostaria de migrar para o linux, vi que tudo o que uso consigo fazer no linux, mas principalmente, preciso que minha impressora de etiquetas térmicas funcione perfeitamente. Escolhi a distro pop_os, achei mais amigável e bonita. Antes de instalar o sistema em si, fiquei usando o sistema em previa, para ver se funcionava minha impressora.
Acontece que consegui instalar e usar ela, mas ela esta imprimindo de uma forma mais fraca. Aconteceu isso também no windows na primeira vez que instalei, mas nas config do driver, coloquei a opção de impressão térmico direto e resolveu. Ja no pop_os, coloquei essa mesma configuração e continua saindo meio fraco. Mexi em tudo aqui, mas não consegui. A fabricante tem um driver de instalação, mas apenas para windows, instalei da forma a encontrar o fabricante aqui no pop. Alguém já tentou algo parecido para me ajudar?

Olá. Qual o modelo da sua Zebra? Normalmente elas funcionam bem no Linux com o driver genérico (Generic Text Printer).

zebra zd 220

aqui tem links que explicam como imprimir com o cups. quem sabe tem a resposta que procura? Zebra Support Community

1 curtida

Novamente este ano tentei usar o Pop_os, mas essencialmente preciso que funcione de forma perfeita minha impressora de etiquetas técnica da zebra. De novo consegui a mesma qualidade da foto do post inicial há 2 anos.
Alguém poderia me ajudar? Quero muito sair do Windows e migrar para o Linux finalmente. Só preciso consertar isso
Nenhuma das orientações acima funcionou

1 curtida

Talvez esta seja uma informação relevante
Eu não cheguei a instalar completamente o PopOs na máquina. Estava tentando configurar a impressora na forma de ‘’try pop_os’’ ainda antes de instalar completamente. Não sei se isso tem algum peso na questão de não ter funcionado bem
A imagem da postagem é, a esquerda, a impressao do pop_os e a direita a impressão do windows

1 curtida

Olá @renato_galvao, tudo bem? Acho estranho esse comportamento, já instalei impressoras Zebra no Linux e não notei nenhuma diferença na qualidade da impressão. Como eu disse antes, essas impressoras Zebra funcionam no Linux com o driver genérico, pois normalmente o programa que você utiliza já gera a etiqueta a ser impressa numa linguagem que a impressora entende (ZPL), que inclusive pode conter os parâmetros de qualidade de impressão, como tonalidade, etc.

Porém, você pode acessar as configurações da sua impressora, se puder conectar ela na rede, e tentar aumentar a tonalidade de impressão (darkness) para deixar mais escuro. Outra opção que pode verificar também é a Resolução/DPI. Inclusive, talvez esse pode ser o motivo de no Windows a impressão sair melhor, pois suponho que você utilizava a impressora com o driver Zebra e configurava esses parâmetros no próprio Windows.

Você também pode tentar instalar no Linux com o driver Zebra/ZPL do CUPS e ver se consegue ajustar essa configuração por lá. Porém eu acho que provavelmente só vai funcionar se você ajustar nas configurações da própria impressora, que você pode acessar digitando o IP da impressora no navegador, se tiver configurado ela na rede. Uma dica, aproveitando que não instalou o Linux ainda, é verificar no Windows as opções que estão configuradas, especialmente de tonalidade e resolução, e depois verificar nas configurações da impressora se está igual.

Quanto a isso, não acredito que faça diferença. Pode ficar à vontade para fazer os testes no modo live.

1 curtida

Obrigado pela sua resposta Thiago
Eu sou bem leigo no linux, então sobre a questão do driver generico não sei se fiz certo. Na instalação da impressora, o proprio sistema busca atualização. Só fui em impressoras e selecionei zebra, depois ZPL e pronto. Não usei programa ou linha de comando
Sobre o darkness, da pra alterar em propriedade mas nada surte efeito. A resolucao tem que ser 203dpi, outra resolução nao funciona.
Sobre o CUPS eu vi o link que me enviaram e tentei configurar por la, mas pede um login e senha que nao faço ideia de qual é. Pelo que eu li, seria o mesmo login de usuario do pop os mas como estava usando o modo livre não tenho
Eu imprimo minhas etiquetas em formato pdf mesmo, recebo elas assim

@renato_galvao
Você tentou ajustar o darkness direto nas configurações da impressora? Parece que não tem efeito mesmo se você editar esse parâmetro nas configurações de impressora do Linux/CUPS. Tem que modificar direto na Zebra.

Alguns modelos de Zebra têm um painel frontal que permite ajustar as configurações por lá, não sei se a sua tem. Se não tiver, pode acessar as configurações da impressora pelo navegador, com o IP da impressora, se ela estiver configurada na rede. Em último caso, também pode usar o programa Zebra Setup Utilities (acho que é esse o nome) no Windows para editar essa configuração antes de fazer a migração para o Linux. Você tentou alguma dessas opções?

1 curtida