Configurar dois monitores Gnome 3

Boa noite, fiz a configuração do Gnome 3 para usar dois monitores lado a lado, conforme imagem abaixo:

Essa é a configuração ideal, pois os monitores estão lado a lado, porém estou com dois problemas que não consigo resolver:

1. A barra superior aparece em ambos os monitores, sendo que eu gostaria que aparecesse apenas em um deles. Ela aparece “esticada”.

2. Ao maximizar uma janela ela ocupa o espaço de ambos os monitores, ficando metade do lado esquerdo e o restante do lado direito.

Como fazer com que cada monitor funcione lado a lado porém sem esse comportamento de expandir a barra superior e maximizar janelas em tomando espaço de ambas as telas, conforme foto abaixo?

Grato!

1 curtida

acho que só usando extensão

recomendo você ver

dash to panel- Dash to Panel - GNOME Shell Extensions
e se quiser
dash to dock- Dash to Dock - GNOME Shell Extensions

Olá @tuping tudo beleza?

Pela forma como você está descrevendo o problema, falta muita informação para poder te ajudar… tipo qual é a distro e a placa de vídeo?

Eu tive esse problema com o Pop!OS 20.04 na minha máquina de trabalho que usa uma GTX 1650, porém, somente o o Pop deu esse bug. Todas as outras distros funcionaram normalmente, então, para mim pareceu ser algo relacionado à forma como a System76 integra o driver da Nvidia no sistema.

O engraçado é que via live-pendrive o Pop funciona normalmente, mas instalado dá esse bug.

Se você abrir o Nvidia-Settings e arrumar as configurações por ele irá funcionar perfeitamente, porém, após reiniciar o problema irá voltar.

No meu caso, tentei diferentes versões de driver mas não consegui nenhuma solução. Então, troquei de distribuição. :wink:

:vulcan_salute:

Eu uso Dash to Dock :slight_smile:

Fala @eddiecsilva, beleza.

Então… eu uso Arch Linux, tanto que inclui essa tag na pergunta. Trocar de distro não é uma opção para mim no momento.
Sobre a situação que eu descrevo. parece ser algo do gnome mesmo. Se eu configurar como um monitor sobre o outro tudo funciona como eu quero,. exceto que tenho que “puxar o mouse para baixo” para ir para o lado.

Eu acho que bastaria uma opção para o gnome não extender a tela para os dois monitores.
Talvez a solução seja colocar um workspace em cada tela e manter o painel na tela que eu escolher. Dei uma procurada mas não achei como fazer isso. Enfim… a questão vai ficar aqui no fórum, mas eu vou continuar pesquisando.

Acho que esse vídeo pode te ajudar.

1 curtida

Então @umcarlinho, eu já estava ligado nessas customizações. Estou desconfiando que o problema que eu enfrento é devido a outros fatores. Eu estou esperando chegar um monitor novo aqui para fazer uns testes e em breve retorno com o resultado. Acho que pode ser algo relativo ao meu setup de hardware específico porque não vejo ninguém reclamando do mesmo problema que eu. Vamos aguardar…

Mais alguns testes. Aparentemente é alguma feature do gnome mesmo. Funciona assim (sempre em relação a configuração das “telas” no gnome e considerando 2 monitores ambos FullHD):

1. Se o monitor do notebook está à esquerda ou acima, independente dele ser marcado como “tela primária”, tudo funciona corretamente. A barra superior não fica “esticada” e o maximizar das janelas não vaza de um monitor para outro. Ou seja, nesse caso tenho um setup de duas telas de 1920x1080 em que posso transitar as janelas e ao maximizar a janela fica com 1920x1080.
  2. Se o monitor HDMI está à esquerda ou acima, o gnome entende que a tela é maior, composta por dois monitores e estica a barra superior caso os monitores estejam lado a lado. Qualquer janela maximizada vaza entre os monitores, tomando o espaço total. Ou seja, nesse caso aparentemente tenho um setup de uma tela “grande” (no caso 3840x1080 quando lado/lado ou 1920x2160 quando acima/abaixo) em que posso transitar as janelas entre os monitores mas ao maximizar janelas elas ficam 3840x1080 ou 1920x2160.

Fiz alguns testes com o utilitário xrandr, a princípio está tudo certo, mas o gnome apresenta esse comportamento estranho. Se alguém souber alguma opção no dconf-editor para deixar o comportamento padronizado podem sugerir.

Instalei o KDE apenas para testar e ele funciona corretamente. Deve ser alguma feature do gnome mesmo.

Olá pessoal, voltando apenas para dizer que atualizei o Gnome e agora o problema foi corrigido. Vide: Gnome extends display depending on laptop's monitor order (#1130) · Issues · GNOME / Settings · GitLab

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.