Essa é a configuração ideal, pois os monitores estão lado a lado, porém estou com dois problemas que não consigo resolver:
A barra superior aparece em ambos os monitores, sendo que eu gostaria que aparecesse apenas em um deles. Ela aparece “esticada”.
Ao maximizar uma janela ela ocupa o espaço de ambos os monitores, ficando metade do lado esquerdo e o restante do lado direito.
Como fazer com que cada monitor funcione lado a lado porém sem esse comportamento de expandir a barra superior e maximizar janelas em tomando espaço de ambas as telas, conforme foto abaixo?
Pela forma como você está descrevendo o problema, falta muita informação para poder te ajudar… tipo qual é a distro e a placa de vídeo?
Eu tive esse problema com o Pop!OS 20.04 na minha máquina de trabalho que usa uma GTX 1650, porém, somente o o Pop deu esse bug. Todas as outras distros funcionaram normalmente, então, para mim pareceu ser algo relacionado à forma como a System76 integra o driver da Nvidia no sistema.
O engraçado é que via live-pendrive o Pop funciona normalmente, mas instalado dá esse bug.
Se você abrir o Nvidia-Settings e arrumar as configurações por ele irá funcionar perfeitamente, porém, após reiniciar o problema irá voltar.
No meu caso, tentei diferentes versões de driver mas não consegui nenhuma solução. Então, troquei de distribuição.
Então… eu uso Arch Linux, tanto que inclui essa tag na pergunta. Trocar de distro não é uma opção para mim no momento.
Sobre a situação que eu descrevo. parece ser algo do gnome mesmo. Se eu configurar como um monitor sobre o outro tudo funciona como eu quero,. exceto que tenho que “puxar o mouse para baixo” para ir para o lado.
Eu acho que bastaria uma opção para o gnome não extender a tela para os dois monitores.
Talvez a solução seja colocar um workspace em cada tela e manter o painel na tela que eu escolher. Dei uma procurada mas não achei como fazer isso. Enfim… a questão vai ficar aqui no fórum, mas eu vou continuar pesquisando.
Então @umcarlinho, eu já estava ligado nessas customizações. Estou desconfiando que o problema que eu enfrento é devido a outros fatores. Eu estou esperando chegar um monitor novo aqui para fazer uns testes e em breve retorno com o resultado. Acho que pode ser algo relativo ao meu setup de hardware específico porque não vejo ninguém reclamando do mesmo problema que eu. Vamos aguardar…
Mais alguns testes. Aparentemente é alguma feature do gnome mesmo. Funciona assim (sempre em relação a configuração das “telas” no gnome e considerando 2 monitores ambos FullHD):
Se o monitor do notebook está à esquerda ou acima, independente dele ser marcado como “tela primária”, tudo funciona corretamente. A barra superior não fica “esticada” e o maximizar das janelas não vaza de um monitor para outro. Ou seja, nesse caso tenho um setup de duas telas de 1920x1080 em que posso transitar as janelas e ao maximizar a janela fica com 1920x1080.
Se o monitor HDMI está à esquerda ou acima, o gnome entende que a tela é maior, composta por dois monitores e estica a barra superior caso os monitores estejam lado a lado. Qualquer janela maximizada vaza entre os monitores, tomando o espaço total. Ou seja, nesse caso aparentemente tenho um setup de uma tela “grande” (no caso 3840x1080 quando lado/lado ou 1920x2160 quando acima/abaixo) em que posso transitar as janelas entre os monitores mas ao maximizar janelas elas ficam 3840x1080 ou 1920x2160.
Fiz alguns testes com o utilitário xrandr, a princípio está tudo certo, mas o gnome apresenta esse comportamento estranho. Se alguém souber alguma opção no dconf-editor para deixar o comportamento padronizado podem sugerir.