Queria muito trocar de sistema, pois já não aguento os gargalos do meu windows 10, a lentidão e o travamento do meu navegador.
Eu tenho um notebook Samsung np905s3g-kd1br, com as seguintes configurações:
Processador:
- Modelo: Samsung Quad Core
- Frequência: 1.4 GHz
- Nucleos: 4
Memória:
- Tamanho: 4GB
- Frequência: 1066 MHz
Armazenamento:
- Capacidade: 128GB
- Tipo de armazenamento: SSD
Rede:
- 802.11b/g/n (Rede e Internet Wireless)
- Fast Ethernet [10 / 100 / 1000] (Rede e Internet)
- Bluetooth 4.0
Sistema Operacional:
Placa Gráfica:
- AMD Radeon™ HD 8250 Graphics (Integrada)
Que Distro você me recomendaria? É possível instalar o Linux? Digo isso, porque ouvi falar que não dá para formatar esse tipo de notebook e instalar o Linux
Se você puder me socorrer, eu ficaria muito grato!
1 curtida
Esse processador é um Exynos?
1 curtida
Eu possuo uma configuração parecida. O meu é um Samsung NP270E5G-KD1BR, com processador i3 3110, ssd de 480gb e placa gráfica integrada Intel HD Graphics 4000. O restante é igual.
Atualmente uso tranquilamente o Ubuntu 20.04, bem fluído. Mas já usei o Mint, Neon e Manjaro, sem nenhum problema de desempenho.
1 curtida
Eu te recomendo testar o Linux Mint, é a primeira distribuição Linux que eu usei e acho que ela é a melhor pra iniciantes por N motivos. A sua loja de aplicativos é bastante completa, suas interfaces são muito leves e customizáveis, e tem muita documentação na internet sobre o Mint, já que ele é baseado no Ubuntu que é a distro linux mais conhecida. Se o Cinnamon não rodar tão bem, você pode testar o XCFE, que é um ambiente um pouco mais leve.
Eu acho que ele usa um processador ARM. Estou aguardando a confirmação dele.
@Davi.qb @edsongolinelhi
1 curtida
Processador dele e um A6-1450 da AMD(APU)
1 curtida
É que ele colocou processador Samsung e mencionou que lhe disseram que não dava para instalar Linux, pensei se tratar do Exynos que é ARM. Bem com esse hardware então ele pode instalar praticamente qualquer distro que desejar, ficando apenas por uma questão de gosto e perfil pessoal.
1 curtida
Conte-nos um pouco sobre seu perfil de uso e que visual te agradar para sermos mais assertivos nas indicações.
Ele pode estar tento leves problemas com inicialização UEFI, mas a Samsung com ARM são somente os ChromeBooks
(Estou citando um possivel problema graças a experiencia com windows, pq e bem dificil alguem ter esses problemas tendo noção de uso)
1 curtida
Eu cogitei justamente se tratar de um destes pelos 128GB de SSD e 4GB de RAM.
1 curtida
Oi, Tiago! Super obrigado pelo feedback. Olha, não tenho certeza sobre a marca do meu processador.
O meu perfil de uso é extremamente simples. Acesso a internet, YouTube, edição de textos e similares e, por fim, videoconferência. Estou dando aulas em casa.
1 curtida
Andei vendo alguns vídeos sobre as variações( não sei se é assim que se fala) do Linux Mint. Ele me parece bem amigável.
Queria mesmo é um sistema que não tenha travamentos no navegador e que esteja oferecendo um driver de rede melhor que o Windows 10
1 curtida
Oi, Davi! Super obrigado pelo feedback!
Estou pensando em adotar o Linux Mint. E já optar direto pela variação (não sei se é assim que se fala) mais leve. ando usando muito a internet para dar aulas, por isso tô precisando de estabilidade.
Oi, Edson! Obrigado pelo feedback!
Há cerca de um ano estou pensando em abandonar o windows. Falo isso pela quantidade de palhaçadas do sistema e tenho que pensar bem, afinal é uma decisão forte para mim. Não quero voltar ao windows quando me adaptar ao Linux. Quando abro o navegador, além de ter travamentos e lentidão, o gerenciador mostra que há 100% de uso de CPU. Estou pensando em adotar, inicialmente, o Mint.
1 curtida
Eu iria te recomendar justamente o Mint ou Deepin. Acho eles excelentes para o seu caso.
1 curtida
Então, estou quase batendo o martelo pelo Linux Mint. O ambiente gráfico dele é legal? Sobre o Deepin ainda não pesquisa a respeito.
Obrigado pelas dicas!
O Linux Deepin é uma distro chinesa muito bonita, porém no momento só tem a versão Beta disponível no site deles, e por ser uma Beta, ela está um pouco instável, e a tradução está um pouco bugada. Eu não acho que é um distribuição tão boa quanto o Mint para um iniciante começar a usar logo de cara, mas quando lançar a versão 20 stable talvez seja uma boa opção.
1 curtida
@Davi.qb Você sabe me informar se os drivers do Linux Mint são todos em ordem? Quero dizer, preciso baixar drivers após a instalação ou eles já vêm prontinhos para usar? Pergunto porque meu driver de rede no windows não é tão atual
Os drivers são constantemente atualizados, baixei o mint a pouco mais de 3 semanas, todos os drivers foram bem mais fáceis de atualizar no mint do que no Windows 10 que tenho em dual boot.
1 curtida