Configurações e ajustes no xfce para usuário do cinnamon

Olá!

Sou usuário do Mint com interface Cinnamon. Mas, em uma VM, estou testando distros. Já testei com interface MATE, que para mim, não curti muito.
Em seguida, fui para o mint com XFCE. Essa interface achei tão interessante quanto o cinnamon, isso no Mint 20.1, claro.
Porém, no XFCE da VM, não consegui utilizar os ícones agrupoados, tipo o Cinnamon, que mostra o nro de janelas abertas do ícone sem mostrar o título/nome do aplicativo aberto.
Outra coisa, mexi em alguma coisa que deslocou o relógio e os ícones do tray da extrema direita juto ao conteúdo dos ícones da esquerda.
Enfim, estou colocando um print para demonstrar como está (a bagunça) da barra de tarefas do XFCE da VM e como está a barra do Cinnamon da máquina física.
Outra coisa, applets, desklets, extensões e temas do cinnamon não consigo utilizar no XFCE ?

Espero ter sido claro nos comentários, pois é para fins de entendimento das interfaces mesmo.

Olá.

Pra fazer isso, você clica com o botão direito na barra de tarefas, na parte onde aparece os nomes das janelas abertas, e em seguida clica em “personalizar”. Lá você vai encontrar uma opção de exibir somente os ícones (Eu não sei exatamente como está escrito lá porque eu não tenho um Xfce aqui pra testar).

Porém, eu imagino que não é exatamente a mesma coisa que você está querendo. Essa opção permite exibir somente os ícones, mas esses ícones são só das janelas abertas, e ficam separados dos atalhos/lançadores dos aplicativos. O Xfce não tem nativamente uma opção de agrupar tanto o atalho de um aplicativo, como o ícone da janela aberta em um único ícone, como no Cinnamon ou Windows.

Para conseguir isso no Xfce, você pode instalar a Dockbarx. Veja como eu deixava meu painel do Xfce com a Dockbarx:

Pra arrumar isso, novamente você clica com o botão direito no painel, e clica em configurações do painel. Na janela que abrir, você clica na aba “itens”, ou algo assim, e lá você vai ver todos os itens do seu painel, e pode arrumar a ordem deles lá. Os itens ficaram tudo junto assim, provavelmente porque você removeu um separador do meio, ou moveu ele pro final do painel.

Alguns temas podem ser compatíveis, mas os applets, desklet e extensões não. Só são compatíveis com o Cinnamon mesmo.

Aqui tem um vídeo do Dio ensinando a customizar o Xfce:

O vídeo é de 2017, mas o Xfce não mudou drasticamente de lá pra cá, no vídeo ele usa o Xfce 4.12 e o Mint 20.1 usa a versão 4.14…

2 curtidas

Isso… depois que escrevi… localizei esse vídeo do Dio, esqueci que ele tinha feito esse conteúdo.

Não tive tempo de olhar pois estava testando a instalação do KDE Plasma na VM.

Assim que possível, vou rodar o vídeo e ver com resolvo aquela situação.

Valeu.

2 curtidas