Configuração SMB para acesso e gravação

Pessoal, preciso construir uma pasta no meu desktop fedora 30 para salvar backups de computadores que conserto, geralmente com Windows. Porém não tenho a mínima ideia das evoluções no servidor samba ultimamente.
Quero criar algo isolado do restante do sistema, e que não coloque meu servidor em risco.
Gostaria de uma ideia de configuração do 0, e principalmente uma explicação sobre como devo trabalhar com as permissões, para dar o mínimo acesso necessário a um usuário externo, e somente a pasta compartilhada.

Olá!

Isso tem muito tutorial na internet, mas veja sempre a data. Alguns tutoriais tem mais de 10 anos! Muita coisa mudou. Para não afetar seu servidor, recomendo usar uma partição especifica para esses backups, pois se encher o disco não vai refletir no servidor. Recomendo fomatar essa particao como exfat para não ter a dor de cabeça com permissão de arquivos.

Meu setup não está bom… Mas funciona! Só consigo acessar a máquina pelo IP, no windows 10 home ele não mostra o servidor.

Arquivo smb.conf

[global]
      passdb backend = smbpasswd:/etc/samba/smbpasswd
      printing = cups
      printcap name = cups
      printcap cache time = 750
      cups options = raw
      map to guest = Bad User
preferred master = no
domain master = no
local master = no
    usershare allow guests = No
    security = user
    usershare max shares = 100
    wins support = Yes
    workgroup = WORKGROUP

Isso configura que o acesso só sera feito mediante senha. Mais adiante no arquivo, configure as pastas que vc quer que os usuarios tenham acesso (no meu caso so tem uma pasta onde todos usuarios com senha podem escrever)

[tera]
                    comment = Terabyte
                    inherit acls = No
                    path = /media/1TB_HD/
                    read only = No

Feito isso crie os usuarios do samba para poder ter acesso:

smbpasswd -a joaozinho

Restart samba

systemctl restart smbd nmbd

Verifique as mensagens de erro:

journalctl -u smbd
journalctl -u nmbd

Talvez no seu caso voce queira cirar uma pasta para cada usuario, dae nas opções do smb vc precisa defiinir qual usuario pode acessar qual pasta. provavelmente algo tipo isso, so que nesse caso todos usuarios podem ver os arquivos do joaozinho, mas so o joaozinho pode escrever

[pastadojoao]
                    comment = Backups
                    inherit acls = No
                    path = /media/1TB_HD/joao_backups
                    read only = Yes
                    write list = joaozinho

Aqui é meu limite de conhecimento. Boa sorte na configuração do samba, é realmente muito cheio de opções!

1 curtida