Configuração do Samba no Manjaro 20.1 XFCE

Bom dia. Eu estou usando o Manjaro 20.1 XFCE e gostaria de compartilhar arquivos para acessar pelo smartphone. Eu já fiz isso no Linux Mint 19.3 quando o usava, seguindo um tutorial que achei na internet (infelizmente perdi esse tutorial), porém agora com o Manjaro eu não consigo de jeito nenhum. Já tentei seguir vários tutoriais que encontrei em fóruns e YouTube, mas nenhum funcionou. Alguém poderia me ajudar, por favor? Sou iniciante.

não seria só clicar com o botão direito do mouse na pasta, propriedades, clicar em compartilhar e escolher como vc quer que a pasta se comporte na rede?

Na wiki do Manjaro tem dois pacotes a serem instalados, por exemplo, via pamac para o XFCE:

gvfs-smb
thunar-shares-plugin-gtk3

Em seguida, dê-se permissão para criar compatilhamentos com o terminal: sudo gpasswd -a $USER sambashare

Depois deslogue e logue de novo (ou reinicie) para ativar as permissões.

Pq não KDE Connect?

Obrigado a quem tentou ajudar, mas eu desisto do Manjaro. Muita dor de cabeça, difícil achar tutorial (mesmo em inglês) e eu passo mais tempo tentando achar soluções do que usando o sistema. Vou tentar o Xubuntu ou voltar pro Linux Mint Xfce mesmo.