Configuração da área de trabalho

Olá, no linux mint xfce tem uma opção de configuração de área de trabalho:
image

As opções são:
Metacity
Metacity + Compositing
xfwm4
xfwm4 + Compositing
xfwm4 + Compton
Compiz

Eu queria entender a diferença entre essas opções, se alguém poder me ajudar ficarei agradecido.

Compositing se refere a offscreen buffers que auxiliam na implementação de certos efeitos gráficos, gerando a tela final através da “composição” desses buffers. Simplificando, “compositing” em geral significa ter efeitos gráficos. Alguns puramente estéticos como wobbly windows e outros mais funcionais como multiple workspaces.

No seu caso em específico é simplesmente o Metacity com ou sem compositing, ou o xfwm com ou sem compositing. O xfwm além do próprio compositor te oferece o compton como alternativa.

Metacity e xfwm em si são window managers. Sem compositing, eles vão fazer o simples: abrir janelas, com bordas, botões de min/max/close, etc.

O Compiz sempre foi mais compositor e menos wm. Por algum motivo, aí ele parece estar mais como wm mesmo e não dá pra saber sobre compositing (e quanto compositing) ele faz. Antigamente, fazia miséria. Já hoje…

1 Curtida

Entendo, se eu marcar uma opção como xfwm4 eu ganharia algum tipo de performasse por não ter efeitos?

1 Curtida

Ou isso ou o contrário. Eu aqui uso os efeitos do KWin mas inventei de ativar o Compiz no MATE e algo aconteceu no meu Plasma. Pra poder usar o Firefox tive de desativar os efeitos (compositing).

Mas sim, claro, compositing consome recursos e sem ele você teoricamente ganha desempenho.

Muito obrigado, eu comecei a usar linux recentemente e estou bastante curioso sobre tudo kkkjk