Configuração BIOS Dell 3584 dual boot

Quero fazer dual boot no meu Dell 3584 com Windows 10 de fábrica, basicamente porque paguei pela licença e posso precisar de software proprietário. Mas algumas dúvidas sobre a configuração da BIOS.
Vi no vídeo abaixo que devo mudar a configuração de PTT para conseguir formatar, o que não encontrei em nenhum outro manual, e já assisti um dos vídeos mais novos do Diolinux sobre dual boot com as flavours do Ubuntu.
Quero uma orientação sobre se devo seguir esse vídeo e desabilitar PTT Security ou não. No vídeo, formatam um modelo bem parecido ao meu para o Windows 10, então não sei se preciso fazer o mesmo para o dual boot com Linux Mint.

1 Curtida

Olá @tripoway seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

PTT ou Intel Platform Trust Technology é uma tecnologia semelhante ao TPM (Intel Trusted Platform Module). A diferença entre eles é PTT é integrada, reduzindo custos enquanto a TPM é um chip dedicado.
Qual é a função deles? Criptografar e proteger o computador. Se o computador for violado, formatado, acessado de maneira errada, ele vai corromper. É mais ou menos que você instalar a raiz do sistema operacional numa plaquinha aparte e criptografa-la. TPM pode ser substituida a PTT ja é integrada. Mas para que elas funcionem o Sistema Operacional precisa escrever nelas por meio do usuário ou do OEM(Original Equipment Manufacturer) isso significa que alguma empresa vendeu para nós. Não OEM somos nós que montamos todo o computador.
Estas seguranças são essenciais para empresas e servidores, proteção de roubos, extravios, funcionários mau intensionados.

Dito tudo isso, sim tem riscos de você desabilitar o PTT e perder o Windows, se o PTT já estiver sido “gravado”. Mas eu acredito que a Dell tem uma partição de recovery no laptop, que se isto vier a acontecer você pode recuperar o Windows, você vai precisar usar a sua conta da Microsoft e senha que então o recovery irá funcionar.

Mas repito existem riscos sim, o legal seria se informar com a empresa que você comprou o laptop perguntando se você poderia desativar o PTT para fazer dual boot. Outro detalhe ae é que também pode infringir na garantia, vai depender do contrato. Eu aconselho você a ligar na Dell antes de tentar dual boot ou desativar estas funções.

Edited: Reforçando, Evento: Meu laptop está com minha conta Microsoft atrelada ao PTT. No areoporto perco o laptop. Quem encontrá-lo vai tentar formatar e instalar quaisquer OSs e não vai conseguir pois a pessoa vai precisar da minha conta e senha Microsoft. Edited/

:pray:t2:

1 Curtida