Confiança na privacidade do navegador Opera

Bom estou levantando esse tópico por um certo software…
Opera
Bom como qualquer pessoa que prese bastante por privacidade ou bem dizer “segurança” dos proprios dados fica uma duvida entre os softwares chineses ou que foram comprados pelos mesmos… A Opera Software ASA foi comprada pela chinesa Qihoo360(ate ai tudo blz pra quem não sabe dessa empresa) so que ai fica a questão sobre o conhecimento de tal empresa… A Qihoo360 trapaceava em testes de AV(Empresa chinesa Qihoo 360 é acusada de trapacear em testes de antivírus | EXAME) isso e um fator bem crucial pra se confiar numa empresa com tal nivel, então pra vocês… O navegador ainda continua “confiavel” ou não?

pera mim já tá provado que gente boa não são

1 Curtida

Neste caso, pergunte-se: vc confiaria em alguém que trapaceia?

2 Curtidas

A grande questão é: mesmo que os seus dados não sejam monitorados ou utilizados pela empresa, eles vão ser pelo governo chinês. De uma forma ou de outra, se você for um amante de privacidade, é melhor evitar.

1 Curtida

A pergunta que vem à minha mente é que, a maioria dos navegadores de certa forma não são confiáveis, será que posso confiar meus dados a qualquer empresa?

1 Curtida

Mozilla Firefox. Eles foram até “atacados” pela organização governamental responsável pela comunicação no Reino Unido por dificultar o acesso aos dados dos usuários e por dificultar a filtragem da intenção de uso da internet por parte dos usuários (censura), sendo considerada a “vilã da internet”. Sim, a Mozilla foi considerada a “vilã da internet” por proteger seus usuários.

5 Curtidas

Tinha me esquecido do Mozilla, realmente, o fato de eles serem open source ajuda bastante.

3 Curtidas

Então seria bom evitar “certos” softwares chineses? MEGA deveria se incluir nessa lista? Ja que foi tomado pelos chineses

Lembrando que o Firefox por padrão é tão anti-privacidade quanto os outros. A diferença é que no Firefox é possível configurar.

1 Curtida

Cada caso é um caso.Não só softwares chineses mas qualquer programa/aplicativo sempre é bom conhecer um pouco da empresa pra não ser pego de surpresa com por exemplo o avast vendendo os dados do usuário

Como tido anteriormente teria que ver se a empresa não está comprometendo o usuário.
Acho que tem muita empresa na China que são competentes mas muitas podem ser comprometidas por conta do governo chines.

1 Curtida

E como fica o linux nesta história, como o Deepin por exemplo?

Tirando Firefox kkk. O resto eu não ponho minha mão no fogo.

2 Curtidas

Na época do ocorrido (compra do Opera pela empresa chinesa) lembro que uma turma de desenvolvimento do Opera criou o Vivaldi. O Vivaldi é o sucessor do Opera se considerar a equipe (ao menos parte idealizadora), seus compromissos e políticas.

3 Curtidas

Em tese o Tor é extremamente privativo se bem usado, porém sua usabilidade fora de certos contextos para os quais foi criado é quase impossível.

1 Curtida

Avast é de empresa tcheca.

1 Curtida

Mas, ok, sem provas, rumores em eventos… retiro comentários sobre Avast.

1 Curtida

Eu acho esquisito o browser oferecer uma VPN gratuita por exemplo. Mas não tenho informações profundas para falar sobre isso. Nesse ramo, quase que como regra, VPNs grátis, significam “pagar com seus dados”. Mas realmente não tenho uma opinião formada ainda.

5 Curtidas

Acredito que qualquer programa que não tenha o código aberto pode conter surpresas dentro dele. Por isso só ponho a mão no fogo pelo Firefox.

1 Curtida