Conexão Bluetooth do fedora não funciona no notebook

Olá

Estou usando o fedora 33 a alguns dias e estou gostando bastante, porem me deparei que a conexão Bluetooth do sistema não esta funcionando. Alguém saberia me dizer como resolver este problema, acredito que pode ser algo relacionado a drivers de conexão do Bluetooth no notebook.

Ja tive problemas parecidos com outras distros que testei, no caso o linux mint e o debian, mas nunca soube resolver este problema de fato. Ja tentei utilizar um dos comandos recomendados como o: sudo rfkill unblock all porem não solucionou o problema.

O modelo do meu computador é um Samsung expert x23

Que kernel você está usando? Li relatos de usuários com problemas em kernels acima do 5.4 com dispositivos Qualcomm Atheros (a saída do comando lsusb vai dizer que dispositivos tem aí)

Verifiquei aqui e meu dispositivo possui o modelo Qualcomm Atheros, a versão do kernel do meu sistema é a 5.10.15.

Ish, é isso… no Manjaro, eu uso 5.10 tbm - consegui fazer funcionar por um patch que um amigo compilou no kernel pra mim. Mas no Garuda, no mesmo 5.10, nada feito… então, o jeito é voltar ao 5.4

Entendi, eu reparei mesmo que quando instalei estava funcionando normalmente, mas depois de algumas atualizações fui tentar utilizar e não funcionou mais. Como faço para voltar a versão do kernel ? Se tratando de Kernel, há algum risco de perda de dados ou algum problema que possa deixar o computador inutilizável ?

Instalando mais de um kernel, creio que não ter problemas, mas um snapshot com um Timeshift da vida é essencial nessas horas.
Sobre como instalar o 5.4, nem ideia, nunca usei Fedora na vida… mas é sempre bom lembrar de instalar, além do kernel, os headers e drivers dkms host e guest do Virtual Box caso use…

Beleza, valeu pelas dicas, vou fazer mais algumas pesquisas sobre, mas talvez devo esperar para novas atualizações, e uma possível correção do bug.

1 curtida

Também espero, mesmo sem muitas esperanças. O que li por aí não foi muito animador… mas ainda assim penso ser meio absurdo, a Qualcomm é uma das gigantes em peças, adaptadores bluetooh e wifi deles equipam milhões de máquinas por aí. Eu é que fico sem saco de criar conta em mais fóruns, mas reportar o bug (mais uma vez, deve ter sido reportado, eu achei o erro e o patch no fórum de bug report do Arch) direto em https://bugzilla.kernel.org/ pode ajudar.
Até pq o 5.10 deve ser LTS, daí isso precisar de solução antes do seu congelamento

Acabei fazendo uma pesquisa aqui no Google, e vi que no caso do fedora, a distro possui as versões do kernel no próprio repositório. Rodei o comando: sudo dnf downgrade kernel, e ele fez o downgrade para a versão 5.8.15, depois que reiniciei a maquina vi que a conexão Bluetooth funcionou normalmente.

1 curtida

Perfeito! Agora é ficar de olho nas att do 5.10 pra ver se resolve. Reportar o bug para a Fedora/Red Hat pode ajudar tbm

Exato, vou procurar fazer isso também, por enquanto vou usar assim mas espero que as próximas atualizações do 5.10 resolvam o problema. Obrigado mais uma vez pela ajuda!

1 curtida

Eu executei o comando hciconfig hci0 up. Depois disso ele instala bluez-deprecated e só assim o Bluetooth é habilitado. Funcionando no Fedora 34. Além disso não esqueça de trocar o Volume dos alto-falantes pelo Volume do Bluetooth na bandeja do sistema (icone do volume).

1 curtida