Acima está algumas fotos do comando sudo lshw -C network, o cabo e o comando ifconfig mostrando a velocidade que deveria ter com o cabo conectado eu acho
Eu instalei esse driver antes
mesmo assim, não está conectando, não sei como conectar não mostra nada na interface quando conecto o cabo
Está faltando o driver ou o hardware não está reconhecendo o driver instalado.
Eu vi que você já executou o comando para instalação do driver r8168 e não teve sucesso.
Tenta executar ele denovo mas: sudo apt install dkms r8168-dkms
e depois executa este comando: sudo modprobe r8168
Feito isso roda o inxi -n --filter para ver se em “driver: N/A” ele mudaria para “driver: r8168”.
Caso não reinicia o computador e tenta rodar o inxi novamente.
Você saberia dizer se o “secure boot” estaria ativado?
Se estiver ativado então teriamos de configurar uma feature chamada kernel lockdown para ver se resolveria.
Antes de tentarmos seguir o passo posterior, caso não tenha executado, tenta executar os comandos: sudo apt update e sudo apt upgrade depois reinicia o computador para ver se resolveria.
Caso o passo acima não resolva, tenta o seguinte: ao ligar o computador, fica apertando ou f2 ou del.
O computador vai acessar o menu do BIOS. Procura por está opção do secure boot, mas toma cuidado para não alterar outras coisas lá. Se sem querer alterar, saia do BIOS sem salvar;
Se você achar esta opção e ela estiver on, tenta desativa-la. Daí você volta no Kubuntu e tenta o comando: sudo modprobe r8168.
Caso o Kubuntu não ligue, volte no BIOS e ative o secure boot denovo.
Uma dica, caso não consiga achar o secure boot, quando você estiver no BIOS, geralmente vai aparecer o nome da fabricante, modelo e tals na tela, copia os dados e depois no Sistema, joga no Youtube ou no Google que eles vão te mostrar como desativar o secure boot. Esta função é diferente os passos e depende do modelo da placa mãe e BIOS/UEFI e as vezes até tem nomes diferentes.
Então pode ser a feature Kernel Lockdown que está travando o driver de funcionar.
Tem comandos para desativar esta feature mas eu acredito melhor deixar o secure boot desativado.
O meu laptop e computadores por exemplo, com Gentoo, já passou Arch, Ubuntu neles, já tem 14 anos que estou no mundo Linux e nunca tive problemas em deixar o secure boot desativado.
Se funcionar a rede cabeada sem o secure boot… Oque você acha?