Conectar no cabo de rede no Kubuntu

Bom dia pessoal, eu estou com um problema para conectar o cabo de rede no Kubuntu.

image

Acima está algumas fotos do comando sudo lshw -C network, o cabo e o comando ifconfig mostrando a velocidade que deveria ter com o cabo conectado eu acho

Eu instalei esse driver antes

image

mesmo assim, não está conectando, não sei como conectar não mostra nada na interface quando conecto o cabo

image

Eu preciso muito resolver isso

Qualquer help será bem vindo

1 curtida

:wave:t2:

No terminal, executa este comando para sabermos qual driver(módulo) o Sistema estaria usando:

inxi -n --filter

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Instalei o inxi e depois rodei o comando ele retornou isso:

❯ inxi -n --filter         
Network:   Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet driver: N/A 
           Device-2: Intel Dual Band Wireless-AC 3168NGW [Stone Peak] driver: iwlwifi 
           IF: wlp4s0 state: up mac: <filter> 
           IF-ID-1: docker0 state: down mac: <filter> 

1 curtida

:pray:t2:Obrigado por ter executado os procedimentos.

Está faltando o driver ou o hardware não está reconhecendo o driver instalado.

Eu vi que você já executou o comando para instalação do driver r8168 e não teve sucesso.
Tenta executar ele denovo mas:
sudo apt install dkms r8168-dkms
e depois executa este comando:
sudo modprobe r8168

Feito isso roda o inxi -n --filter para ver se em “driver: N/A” ele mudaria para “driver: r8168”.
Caso não reinicia o computador e tenta rodar o inxi novamente.

2 curtidas

Eu que agradeço pela ajuda, vou fazer e te retorno

1 curtida

Ele mostrou isso:

1 curtida

:thinking: Você saberia dizer se o “secure boot” estaria ativado?
Se estiver ativado então teriamos de configurar uma feature chamada kernel lockdown para ver se resolveria.

2 curtidas

Eu não sei mas acredito que sim

1 curtida

Antes de tentarmos seguir o passo posterior, caso não tenha executado, tenta executar os comandos:
sudo apt update e sudo apt upgrade depois reinicia o computador para ver se resolveria.

Caso o passo acima não resolva, tenta o seguinte: ao ligar o computador, fica apertando ou f2 ou del.
O computador vai acessar o menu do BIOS. Procura por está opção do secure boot, mas toma cuidado para não alterar outras coisas lá. Se sem querer alterar, saia do BIOS sem salvar;

Se você achar esta opção e ela estiver on, tenta desativa-la. Daí você volta no Kubuntu e tenta o comando:
sudo modprobe r8168.

Caso o Kubuntu não ligue, volte no BIOS e ative o secure boot denovo.

Uma dica, caso não consiga achar o secure boot, quando você estiver no BIOS, geralmente vai aparecer o nome da fabricante, modelo e tals na tela, copia os dados e depois no Sistema, joga no Youtube ou no Google que eles vão te mostrar como desativar o secure boot. Esta função é diferente os passos e depende do modelo da placa mãe e BIOS/UEFI e as vezes até tem nomes diferentes.

2 curtidas

Fiz isso o comando rodou desativei o secure boot e agora?
Acho que funfou

Reiniciei o PC com o boot seguro ativado e deu nisso

1 curtida

Então pode ser a feature Kernel Lockdown que está travando o driver de funcionar.

Tem comandos para desativar esta feature mas eu acredito melhor deixar o secure boot desativado.

O meu laptop e computadores por exemplo, com Gentoo, já passou Arch, Ubuntu neles, já tem 14 anos que estou no mundo Linux e nunca tive problemas em deixar o secure boot desativado.

Se funcionar a rede cabeada sem o secure boot… Oque você acha?

2 curtidas

Ótimo vou tentar

1 curtida

Deu certo! valeu pela ajuda RuKsu

1 curtida

:pray:t2::grinning_face_with_smiling_eyes: Eu fico muito feliz de nós juntos aqui do Diolinux Plus termos conseguido resolver o problema.

Juntos fazemos a diferença.

Quaisquer dúvidas estamos ae para nos ajudarmos.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

TMJ meu discord é <Daniel/>#0138

1 curtida

Estou tentando adicionar, o meu é Lucas (RuKsu)#3699. :pray:t2:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.