Computador para telemedicina com Linux mint

Boa noite
Vou contar qual é o meu setup.
Um computador com soc j 1800 Intel e um monitor AOC de 22 polegadas, com Google Chrome instalado e também a extensão Web PKI que permite assinar em sites sem Java instalado.
Um certificado BIRD id da empresa Soluti , que pode ser adquirido por videoconferência e instalado no celular Android.
Para videochamadas uma Web Cam Multilaser reconhecida pelo Cheese e o uso do Google Meeting ou do Zoom na chamada.
Para prontuário eletrônico o Hidoctor , que tem uma interface Web na qual o Web PKI funciona e permite enviar atestados assinados com certificado digital.
Para receitas o site Memed com o uso do aplicativo Web PKI , que permite enviar a maioria das receitas comuns , embora ainda exista restrições a alguns tipos de receitas.
O aplicativo WhatsApp Web para envio de respostas a pacientes e das receitas e atestados com senha.
Para consulta presencial a impressão de receitas é feita em uma impressora Hp Ink tank 416 , que também pode escanear documentos pelo simple scanner.
E como sistema operacional o Linux mint cinnamon.
A placa com soc Intel custou cerca de R$ 470,00 , o gabinete cerca de R$ 250 com uma fonte genérica de 200 W , já tinha um SSD de 480 GB e um pente de memória de Notebook de 8 GB. O certificado digital custou cerca de R$ 150,00. O software de prontuário tem uma mensalidade de pouco mais de R$ 140,00 e permite instalar nos celulares para uso offline e sincroniza no servidor deles. O monitor foi o mais caro R$ 736,00.
É possível informatizar uma clínica inteira com este setup sem usar Windows 10.
Só fiz isto porque estava tendo muito problema com o Windows 10 que usava. As atualizações consumiam muito tempo , mesmo colocando para o fim do dia eu tinha que ficar esperando acabar para não sair com o equipamento ligado , pois é um Desktop e queria desligar no nobreak . O sistema funcionava mal no Windows 10 apesar de reconhecer o token , e tinha uns comportamentos estranhos de mau funcionamento.
O token Soluti funciona no Linux e tem suporte técnico para Linux mas tem que instalar o Java e preferi contratar o BIRD id para celular que me permite o uso em qualquer computador com Web PKI instalado.
Todo o sistema flui muito bem sem travamentos ou lentidão.
Uso uma conexão vivo fibra de 100 Mb/ s que permite o uso do sistema online de forma fluida.
Se o servidor do prontuário eletrônico sair do ar abro um documento em branco e anoto o atendimento e consulto atendimentos anteriores no celular. Quando o servidor volta é só copiar e colar na página Web do prontuário eletrônico na data correspondente. Consumo usar o libreoffice para isto. Devo dizer que o servidor deles é muito bom e só precisei fazer isto poucas vezes.
Como o Linux mint é muito sólido e conservador em suas atualizações tenho um sistema que não quebra.
Como as informações estão no servidor seguro da empresa não preciso armazenar dados offline , o que deixa o computador menos vulnerável a roubo de dados.
Com um dongle Wi-Fi USB consigo conectar o computador ao celular em tethering caso o vivo fibra saia do ar , o que é muito raro.
E tenho uma impressora Hp Ink advantage 2136 barata, de reserva, caso a principal falhe , como já aconteceu uma vez com uma Hp Ink tank 116 , que queimou a cabeça de impressão.
Este sistema se mostrou muito sólido , seguro e eficiente e de baixo custo de aquisição e manutenção.
Tem baixo consumo de energia e o nobreak SMS de 800 va segura cerca de 1 hora de falta de luz nos testes. Mas na prática a luz falta pouco e por menos de 30 minutos.

6 curtidas

Muito bom! O Bird ID tem um aplicativo de computador pra Linux, vc já chegou a usar ?

Eu instalei uma vez este aplicativo mas achei mais simples usar o app para Android com a extensão Web PKI. Vou acessar o site para me informar melhor. Acho que não entendi bem o funcionamento deste aplicativo, que tem versões para Windows, Mac os e Linux. No caso do Linux é um pacote .deb.

Ele server pra vc poder usar o seu certificado em nuvem Bird ID, com sistemas ou sites que não tenham integração com certificados em nuvem. Tem duas versões no site Linux x64 e Linux x64 18. A Linux X64 fala que não consegue acessar o servidor deles, já a Linux X64 18 parece funcionar. Gostaria de adquirir, mas tenho dúvidas sobre como está o suporte pra Linux.

Muito legal esse seu relato. Obrigado por compartilhar.

Acabei de instalar o assistente na versão linux X64-18 e ele fez login. Mas a assinatura continuou sendo feita pelo Web PKI. Tentei assinar no libre office mas o certificado não aparecia. Os certificados digitais são um problema no Linux . Mas o bom da certificadora Soluti é que pelo menos ela dá suporte e disponibiliza os programas para Linux. O Foxit Reader não assina pdf no Linux e o Adobe Reader não tem versão nativa no linux , só um snap do Ubuntu que funciona no Wine , mas não sei como seria a questão do certificado. A Soluti disponibiliza um site parceiro com um nome www.assine.online que permite assinar online documentos em pdf