Geralmente tento arrumar meu PC em casa mesmo, mas em alguns casos não sei como resolver ou não tenho peças para testar.
É a segunda vez que preciso levar um computador pra assistência. Ele simplesmente parou de ligar do nada (pelo que vi na internet, pode ser a fonte ou a placa-mãe).
Apesar de ser uma loja de confiança, conheço-a há anos, sempre fico receoso de passar a minha senha de login. Eles dizem ser essencial para fazer os testes.
Fiquei pensando se vocês também têm esse problema e/ou se fazem algo para se “protegerem”. Qual seria a saída?
Já uso gerenciador de senhas e não as deixo salvas nos navegadores. Mas alguns sites já ficam logados.
Se o reparo não depende dos dados do SSD/HDD eu enviaria para a autorizada sem o armazenamento ou colocaria algum limpo sem nenhuma informação importante.
É totalmente viável o técnico validar o hardware sem o “HD”.
Se a HOME do usuário não for criptografada, um simples live pendrive consegue acessar qualquer conteúdo sem maiores problemas.
Quem dera fosse assim. O que acontece na maiorias dos casos ao meu ver é que o técnico por saber que a pessoa é leiga em tecnologia pede o acesso, ou até senha de acesso na cara lisa msm. Fazendo um paralelo, aqui na minha cidade é extremamente comum relatos de pessoas que vão trocar a tela ou bateria do celular e o técnico solicitar a senha de acesso ao dispositivo.
Voltando ao foco de que o problema provavelmente é o hardware @rxtheodoro, uma sugestão simples e viável caso você tenha acesso a um segundo computador é gerar um live pendrive do mesmo sistema que você usa e enviar o equipamento para a manutenção com esse pendrive.
Se quiser se preciosista, até dá para gerar um pendrive com persistência.
Assim, não há nenhuma exposição dos seus dados e o técnico pode testar o equipamento no exato mesmo sistema que você usaria normalmente.
P.s.: só reforçando que neste caso, o armazenamento padrão ficaria em casa.
Salve. Cara, não tem absolutamente nenhuma necessidade do técnico acessar teus dados. Eu faço esse trampo sempre com um USB live usando Linux Mint (ou algum SSD externo com Mint instalado, pra salvar os logs) e realizo todos os testes que preciso por lá, teste de estresse, estabilidade, fazer troubleshooting etc. Não faz o menor sentido dizer que precisa acessar o conteúdo do teu disco pra saber se o hardware está íntegro ou não. Inclusive, o mais recomendado é que se tire qualquer dispositivo de armazenamento antes de enviar pra qualquer assistência, já vi muito “micreiro” fuçando nos arquivos.