Computador Gamer!

Olá a todos!

Finalmente irei ter a chance de comprar um computador dos meus sonhos, com um processador potente, memoria e quem sabe até uma RTX, o problema é que eu estou com muitas dúvidas sobre o sistema operacional que irei instalar.
Usei o Windows por muito tempo, e na questão de jogos, ele sempre foi excelente, o problema veio depois que descobri o Linux Mint, foi amor a primeira vista, não conseguia mais viver sem ele, e para um computador modesto como este no qual estou usando para digitar esse tópico, Mint se saia muito bem, muito melhor que o Windows, só que obviamente não nos jogos, já que ele não é bom para isso (me refiro ao computador), enfim, quero muito usar o Mint nesse meu futuro computador, quero jogar bastante e ser produtivo da mesma forma que era no Windows, claro que eu sei das limitações que o Linux sofre na questão de jogos, não por parte dele, mas dos devs e por isso, queria a opinião sincera de vocês, sabendo que uso o computador para programar e jogar meus jogos favoritos, permaneço no Mint?

O que quebra minha cabeça é que, por exemplo, nesse meu computador modesto que uso atualmente, no Linux, executo o League of Legends nas configurações minimas, jogando a 30 FPS, no Windows consigo joga-lo nas configurações medias a 50~60 FPS.
No Windows jogava Skyrim (meu jogo favorito) nas configurações medias para alta com 40~50 FPS, no Linux, é injogável (Pra fala a verdade executei esse teste a um bom tempo, então não sei se ainda é válido)
Jogava GTA SA no Windows com configurações alta a 60 FPS, no Linux era horrivel (Foi tanto que pedi reembolso a Steam na época)
Sei que foram testes de baixa qualidade, mas foram os unicos que fiz.
Enfim, reforçando mais uma vez, queria muito ter a maquina dos meus sonhos executando o Linux, com meus programas favoritos de desenvolvimento e meus jogos ou futuros lançamentos!

PS: Peço perdão se me estendi demais, ou se aqui não era o lugar certo para isso!

Olá @swyknox tudo beleza?

Espero que após comprar sua máquina nova você tenha uma boa experiência.

Eu sou um usuário de Gnome, então testei diversas distribuições usando esse ambiente de desktop. Nos testes que eu fiz, levando em consideração apenas a qualidade jogando (FPS + fluidez) o Manjaro Gnome 18.1.x foi disparado a melhor experiência, seguido pelo Debian Testing Gnome e por ultimo o Pop!OS 19.10 (que estou usando agora).

Testei outras distros como o Elementary (não é Gnome) e Fedora mas em todas elas ou precisava mexer em muitas coisas para poder jogar e não é mais meu perfil ficar fuçando nas distribuições.

Eu não sou usuário de Mint então não consigo responder sua pergunta diretamente, minha consideração é que você faça testes. Ainda hoje, vemos um certo fetiche por “distros que ligam consumindo menos de 500mb de RAM” mas quando estamos falando de computadores novos com bom hardware, isso realmente faz pouca ou nenhuma diferença.

O Dio joga e faz live usando o Mint, então certamente você também deve conseguir um bom resultado.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Você é capaz de ter a mesma experiência com jogos em qualquer Distribuição, a grande diferença é o quanto de trabalho que você vai ter para preparar o ambiente em cada Distro. Para se ter o melhor desempenho da maneira mais fácil, a melhor opção é o Manjaro seguido do Pop! O Manjaro fica em primeiro simplesmente por receber atualizações com frequência, porque isso faz muita diferença em lançamentos recentes e eu posso dar um exemplo bem claro com o jogo The Outer Worlds.

Quando eu tentei jogar Outer Worlds no Manjaro, tudo funcionou perfeitamente, mas então eu decidi testar o Mint e como eu estava no meio de uma campanha, eu instalei Outer Worlds e o resultado foi desastroso, porque o jogo mal respondia, eu mexia o mouse e demorava quase um minuto para o jogo responder, ou seja, impossível de se jogar. O motivo disso é simples, Outer Worlds só era jogável com a versão mais recente do Wine, naquela época 4.19, acredito eu, enquanto o Mint oferecia a versão 4.0. Sabendo disso, eu decidi fazer um upgrade completo no Mint, instalando os Drivers mais atualizados assim como o repositório em Desenvolvimento do Wine para poder ter acesso a versão mais recente do mesmo.

Depois de um tempo de pesquisa eu consegui tudo que eu precisava, fiz basicamente uma coletânea de comandos de terminal para garantir que o sistema estivesse 100% para jogos e essa coletânea inicialmente tinha 20 comandos para mais, porém com os meus conhecimentos, eu consegui compactar tudo em apenas 13 comandos. Vale ressaltar que parte desses comandos são para os Drivers da AMD, já que eu possuo uma placa de vídeo da AMD.

Por outro lado, com o Manjaro eu só precisei instalar o lib32-vulkan-icd-loader para habilitar suporte ao vulkan em 32bits. Você consegue fazer isso procurando por ele na Central de Aplicativos do Manjaro (PAMAC) e instalando como qualquer outro programa. Sendo o Manjaro simples assim, você já tem um ambiente pronto para jogos em alguns segundos.

Tudo é uma questão do quão prática é cada Distro. “Mas e o Pop!_OS?”, você me pergunta. O Pop! é extremamente prático também, porque ele já disponibiliza os Drivers mais recentes da AMD e da NVIDIA, todos configurados corretamente para que você não precise configurar absolutamente nada, inclusiva placas híbridas, sendo a sua detecção de Hardware a melhor de todas as Distros Linux, sem contar que o suporte a Vulkan já é completamente habilitado por padrão. O Pop! é completamente out-of-the-box, ou seja, não é necessário nenhuma configuração adicional para você ser capaz de jogar.

A única ressalva que eu faço é que o Pop! mesmo focando em sempre estar atualizando os seus aplicativos e sempre estar oferecendo as novas versões da Distro como as recomendadas, não é tão atualizado quanto o Manjaro, mas não é nada gritante, você pode simplesmente instalar a versão em Desenvolvimento do Wine disponível na Central de Aplicativos do Pop! e ser feliz. Pop! é definitivamente a Distro mais prática, mas caso você queira ter certeza que o seu sistema sempre seja capaz de rodar os jogos mais recentes sem problemas, vá de Manjaro.

2 curtidas

usa o ProtonDB pra pesquisa e segue comunidades de Linux Game pra duvidas, comece a usar Linux casualmente e vai se acostumando, já adiantando alguma coisa que você não vai rodar no Linux.
Fortnite, rainbow six siege, PUBG, por causa do ant-cheat, mas dualbot não é pecado, só reservar uma coisa pequena pra um jogo ou outro.

outra dica, sobre o Linux as coisas mudam muito rápido, opiniões sobre isso e aquilo no linux tem que ser atualizador praticamente a cada 6 meses.

eu optaria por Hardwares da AMD por causa dos Drivers Open, geram menos problemas, mas se precisar da Nvidia não é problema também mas dependendo da Distro tem relatos de dores de cabeça.

procure testes de desempenhos atuais, coisas do ano passado não servem mais. cuidado que já vi videos de ubuntu 14 e testes com DX9 rodando melhor que vulkan.

se tiver um hardware ai o menos compativel com Vulkan vc já consegue montar e ver como fica.

mesma performance do jogo windows no Linux não vai ter, mas se configurar bem vai ter o bem próximo e se o jogo já for em Vulkan provavelmente não vai ter perda de desempenho, sendo a perda de desempenho minima e problema apenas se essa diferença for crucial pra você.

1 curtida

aqui ta um bom canal pra você ter uma base. ele realiza diversos testes e comparações dos jogos rodando entre windows e Linux.

1 curtida

Muito obrigado pela sua resposta, irei dá uma olhada nessas distribuições!
:grinning: :slightly_smiling_face:

Muito obrigado pela sua resposta, irei agora mesmo olhar essas distribuições, não consigo me ver saindo o Mint mas vamos ver no que vai dá…!
Uma pergunta, já vi muitas pessoas falando bem do Manjaro no quesito jogos, eu queria saber se, como o Manjaro meio que é um Arch, teria algum problema eu instalar o Arch ao invés do Manjaro?

Obrigado, irei ver agora mesmo!

Convoco o @Dio, que usa o Mint para fazer lives jogando toda sexta

Não teria problemas…apenas teria mais trabalho. Eu uso o Manjaro Cinnamon e cara, para o meu uso, não tenho do que reclamar. Sistema limpo, liso, atualizado, sem dores de cabeça.

Migrei do Linux Mint para o Manjaro deve ter quase 1 ano…e não me arrependo em nada, também não perdi nenhum aplicativo por falta de compatibilidade.

Minha recomendação é que você use o Arch apenas caso você queira realmente aprender mais sobre Linux, caso contrário, não perca o seu tempo, principalmente levando em conta o tipo de uso que você faz do sistema, porque para você finalmente poder jogar no Arch vai demorar bastante, porque você vai ter que configurar tudo na unha. O Arch é uma Distro para um público muito especifico. O Manjaro, como eu disse no comentário anterior, é prático, é só instalar e jogar basicamente. Como você é usuário de Mint, eu recomendo fortemente o Pop!, porque além de ser base Ubuntu, é 100% pronto, você não precisa configurar absolutamente nada.

Um modelo rolling-release (tipo Arch ou Manjaro) é muito bom para jogos, por ter driver mesa, kernel e tudo mais sempre na última versão. Caso ache a instalação do Arch muito difícil tem o ZenInstaller, um instalador gráfico.

Se você vai investir uma boa grana num computador vale a pena se planejar. Recomendo que você opte por hardware da AMD por ter maior compatibilidade com Linux. Já que você tá gastando mesmo compre uma licença do Windows 10 e use dual boot. Você não precisa abrir mão do Linux Mint e pode usar o jogos que funciona nele, mas é sempre bom ter um dual boot para usar oque não funciona e muitas vezes agilizar a coisa. Com o dual boot você pode usar os seus programas favoritos do Linux e ainda ter acesso ao windows quando não tiver alternativa. Eu também comprei um computador gamer e passo 99.9% do tempo no Ubuntu, mas quando a coisa complica de mais sempre posso recorrer ao windows. Por exemplo, como meu hardware é híbrido NVidia intel, eu não consigo usar a saída HDMI no Linux porque o driver do Linux não suporta. Como é a única saída de vídeo quando quero fazer uma apresentação num projetor mult-mídia eu tenho que recorrer ao windows.

Quando você fez os seus testes? versão Wine usada?

League of Legends
Teste realizado em Jan 27 2020 pelo usuário “Mátyás Márk Kovács” qualifico como “Platinum” (Roda equivalente ou melhor que no Windows).

Skyrim Steam version
Teste realizado em Jan 01 2020 pelo usuário " Doug T" qualifico como “Gold” (Roda equivalente ou melhor que no Windows usando alternativas).

GTA SA Steam version
Teste realizado em Oct 28 2017 pelo usuário “cdoublejj” qualifico como “Platinum” (Roda equivalente ou melhor que no Windows).