Computador congelando durante uso do chrome

Fiz um dual boot em meu computador (Acer aspire ES1-411), sempre fui usuário do Windows, mas comecei a ter interesse por esse mundo Open Source, então fiz um dual boot para ver como era, fiz com Windows 10 e o Ubuntu 18.04, depois atualizei para o 19.04, estou gostando bastante, porém, durante o uso do Chrome, as vezes ele simplesmente congela o computador todo, a unica solução é reiniciar o computador, já vi posts aqui e em outros lugares, mas a maior parte é em Desktops. Alguém saberia o que pode ser e como resolver?

1 Curtida

Isso acontece no Linux ou no Windows?

Até então, só percebi no Linux

Tenta desativar a opção de aceleração de hardware (algo assim) do Chrome :thinking:
Dá uma olhada nesse post de um tópico do fórum:

:slight_smile:

2 Curtidas

Desativei essa opção, vou usar um tempo pra ver se realmente funcionou…

1 Curtida

Isso acontecia no meu note com Fedora 30, quando peguei o 31 ele parou… Talvez seja o GNOME 3.30./3.32

1 Curtida

Vários programas que trabalham com manipulação e cálculo 3d, renderização, muitos cálculos utilizam aceleração de vídeo para ter uma performance melhor. É o caso de:

• LibreOffice
  • Blender
  • Gimp
  • Chrome/Chromium
  • Firefox (apenas se habilitado)

e outros softwares (Da Vinci Resolv) etc… Quando há incompatibilidade de algumas funções ou ainda dependendo de bugs de versões específicas acontece esse tipo específico de travamento caracterizado pela falha do vídeo. Tela congelada (mas o computador ainda responde via ssh ou apertar o botão de desligar), tela serrilhada, alteração aleatória de cores ou formatos aleatórios na tela.

Geralmente a solução sintomática consiste em desativar a aceleração de hardware para o programa específico, aguardar alguns meses e depois tentar ativar novamente para ver se o bug já foi corrigido. Eu mesmo tive um problema semelhante com o GIMP algumas semanas atras. Desativei o OpenCL nas opções e voltou a funcionar normal.

1 Curtida

Já ocorreu isso comigo com o chromium e Vivaldi, a solução é simples: Firefox

1 Curtida

Comigo isso começou a acontecer depois que saiu atualização do Gnome.