Computador com boas configs travando

Olá, recentemente eu estava fazendo varios testes usando varias distros diferente (ubuntu, POP_OS!, mint, kubuntu, manjaro),

e em todas elas, eu tive um grande problema, quando eu estava executando um projeto em flutter usando o vscode, juntamente com o firefox e o emulador do android studio (tbm fiz teste com o emulador do genymotion e tive o msm resultado), o linux simplesmente morreu, sendo forçado a desligar o computador pela tomada.

fiz o mesmo teste também com o windows 10 home, e nele eu não tive o menor problema.
é possível resolver esse isso ? pois gosto muito do mundo linux e não quero deixar de usar o sistema do pinguim.

alguém sabe alguma solução sobre ?

Defina essas “boas configs”, por favor (ram e cpu principalmente) e, quando você estiver com os programas citados abertos, abra por gentileza um monitor de sistemas da distro escolhida e nos mande um print do uso de processador e memória também.

Você instalou o SDK do flutter via snap?

sim, instalei o sdk do flutter via snap

Bingo… Instala o Flutter da forma “tradicional”, vulgo com o arquivo .tar.xz. Snaps tendem a serem dor de cabeça, ainda mais que tu tá usando o Android studio que já pesa bem

Uma coisa que talvez esteja acontecendo e que o CPU esta sendo utilizado somente pelo software que demanda bastante do CPU, nao deixando poder de processamento para o resto do sistema (em principal a interface grafica/xorg). Uma solucao que pode funcionar e reservar um nucleo do CPU para o resto do sistema/xorg.

Achei que instalar via snap ou usar .tar.gz/xz não tivesse diferença, talvez seja ignorancia minha, agradeço a dica e já estou instalando o flutter via .tar.xz

interessante essa sua linha de pensamento, porem não sei como dedicar um unico nucleo para o xorg, poderia me dizer como faz isso ? ou talvez me recomendar um tutorial.

Eu nunca fiz isso e nao tenho garantia se va funcionar, mas se quiser tentar tem varios tutorias na internet (e s[o colocar no famoso Google).

Deixando alguns aqui

bem, não custa tentar kkkk, afinal, caso de merd* é só refazer o processo ou até mesmo reinstalar a distro caso a situação fique critica kkkk

1 curtida

infelizmente instalar o flutter sdk via .tar teve o mesmo problema, computador travou e tive q desligar da tomada, ainda n tentei a dica do @dev_null

isto tambem não solucionou meu problema, porem agradeço as dicas que vocês me deram :slight_smile:

quando vc instalou o android studio, no assistente, foi lhe apresentado uma opção pra emular o android por aceleração de hardware? e caso sim vc marcou essa opção?

1 curtida

Já tentou adicionar a flag intel_idle.max_cstate=1 no arquivo /etc/default/grub?

Sim, ativei antes de fzr esse post.

Aparentemente, caso vc tenha cpu da intel e nao ativar esta opcao, o emulador simplesmente nao funciona, sendo tanto windows ou linux

talvez o journalctl te ajude
de alguma das vezes que isso aconteceu, você lembra que hora foi? se sim vc pode digitar sudo journalctl no terminal, procurar pela hora que isso aconteceu e olhar qual seria o problema

ou

vc pode usar o gnome system monitor, por exemplo, e monitorar enquanto a coisa rola, e dali vc conseguiria encontrar o culpado

de qualquer forma, vc já esperou algum tempinho depois que o sistema travou? o kernel pelo menos comigo costuma travar por um tempo e quando o kernel nota que tem algo de errado ele fecha o processo que tá consumindo recursos demais e tudo volta ao normal (exceto, claro, o processo que tava usando muito recurso, ele vai ser morto)

Qual o tamanho da partição de swap?

Olá a todos, consegui resolver meu problema, basicamente tive que baixar alguns pacotes do kvm
usando o seguinte comando:

sudo apt install kvm qemu-kvm bridge-utils ia32-libs-multiarch

O computador ainda dá umas pequenas gargaladas, porem ainda fica aceitavel o desempenho e não preciso mais tirar o pc da toma rsrs, agradeço a todos que dedicaram seu tempo em me ajudar. :slight_smile:, voces são incriveis.

edit: retirei essa informação da propria docs do android studio

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.