Olá, recentemente eu estava fazendo varios testes usando varias distros diferente (ubuntu, POP_OS!, mint, kubuntu, manjaro),
e em todas elas, eu tive um grande problema, quando eu estava executando um projeto em flutter usando o vscode, juntamente com o firefox e o emulador do android studio (tbm fiz teste com o emulador do genymotion e tive o msm resultado), o linux simplesmente morreu, sendo forçado a desligar o computador pela tomada.
fiz o mesmo teste também com o windows 10 home, e nele eu não tive o menor problema.
é possível resolver esse isso ? pois gosto muito do mundo linux e não quero deixar de usar o sistema do pinguim.
Defina essas “boas configs”, por favor (ram e cpu principalmente) e, quando você estiver com os programas citados abertos, abra por gentileza um monitor de sistemas da distro escolhida e nos mande um print do uso de processador e memória também.
Bingo… Instala o Flutter da forma “tradicional”, vulgo com o arquivo .tar.xz. Snaps tendem a serem dor de cabeça, ainda mais que tu tá usando o Android studio que já pesa bem
Uma coisa que talvez esteja acontecendo e que o CPU esta sendo utilizado somente pelo software que demanda bastante do CPU, nao deixando poder de processamento para o resto do sistema (em principal a interface grafica/xorg). Uma solucao que pode funcionar e reservar um nucleo do CPU para o resto do sistema/xorg.
Achei que instalar via snap ou usar .tar.gz/xz não tivesse diferença, talvez seja ignorancia minha, agradeço a dica e já estou instalando o flutter via .tar.xz
interessante essa sua linha de pensamento, porem não sei como dedicar um unico nucleo para o xorg, poderia me dizer como faz isso ? ou talvez me recomendar um tutorial.
quando vc instalou o android studio, no assistente, foi lhe apresentado uma opção pra emular o android por aceleração de hardware? e caso sim vc marcou essa opção?
talvez o journalctl te ajude
de alguma das vezes que isso aconteceu, você lembra que hora foi? se sim vc pode digitar sudo journalctl no terminal, procurar pela hora que isso aconteceu e olhar qual seria o problema
ou
vc pode usar o gnome system monitor, por exemplo, e monitorar enquanto a coisa rola, e dali vc conseguiria encontrar o culpado
de qualquer forma, vc já esperou algum tempinho depois que o sistema travou? o kernel pelo menos comigo costuma travar por um tempo e quando o kernel nota que tem algo de errado ele fecha o processo que tá consumindo recursos demais e tudo volta ao normal (exceto, claro, o processo que tava usando muito recurso, ele vai ser morto)
O computador ainda dá umas pequenas gargaladas, porem ainda fica aceitavel o desempenho e não preciso mais tirar o pc da toma rsrs, agradeço a todos que dedicaram seu tempo em me ajudar. , voces são incriveis.
edit: retirei essa informação da propria docs do android studio