Comprar novo PC - Intel/Nvidia ou AMD?

Pessoal, tô pensando em comprar uma placa mãe, processador e placa de vídeo novos e gostaria de saber se devo comprar um i7 ou um Ryzen 7 ou Ryzen 5. A AMD não tem esses erros nos processadores tipo o Spectre e o Meltdown. Mas não sei se os atuais estão esquentando mais do que os da Intel e não conheço o desempenho deles. Também quero sugestões de placas de vídeo boas até 1000 reais.

No mais, agradeço qualquer comentário ou experiência que puderem relatar. Usarei Kubuntu em dual boot com Windows 10 instalados em um SSD.

Que eu saiba os Ryzen esquentam bem menos que os Intel novos. Em questão de performance tá equilibrado, depende da sua finalidade, mas a AMD tem o preço bem mais atraente. Sugiro que pesquise por testes comparativos entre os processadores que cabem no seu orçamento.

A RX 580 de 8GB tá menos de R$ 1.000,00 e é uma excelente opção.

2 Curtidas

ta todo mundo recomendando mesmo o RX580 como custo beneficio, mas vale apena pesquisar preços, GTX1660 ainda é melhor mas perde no preço mas vai que sai uma promoção.

1 Curtida

Eu monto micros AMD já faz algum tempo e normalmente nas empresas que eu trabalhei a preferência era Intel, então tenho um parâmetro de comparação dessas soluções.

Prefiro montar máquinas AMD para meu uso pessoal por causa do custo benefício, de forma geral com a AMD eu consigo montar uma máquina equivalente a um setup top Intel gastando em torno de 30% à menos.

Mas, também existe o critério preferência a ser levado em consideração: meu setup atual é um Ryzen 5 2600x, Nvidia GTX 1650 Galax, 8Gb 3000Mhz, placa-mãe Asus B450M Prime, fonte de 600w e um gabinete thermalthe V200TG e essa máquina me custou na época R$ 3.259,44

Estou fantasticamente satisfeito com esse setup e depois dos problemas que tive para usar GPU’s AMD em situações de trabalho (problemas com o driver proprietário/OPENCL) resolvi deixá-las de lado por enquanto.

Em minha opinião um setup AMD + NVIDIA é praticamente imbatível se você tiver que levar em conta o fator preço.

Nesse preço provavelmente você conseguirá RX 580 em promoções ou uma GTX1650.

:vulcan_salute:

1 Curtida

eu acho que é melhor amd + nvidia pelo custo beneficio, mas depende do seu bolso amigo.

1 Curtida

Com uns 800 reais vc compra uma rx580 que é muito melhor que qualquer NVidia abaixo de 900 reais. Melhor que a rx580 do lado da NVidia só GTX 1660 em diante que custam mais de 1000 reais. O detalhe é que o suporte AMD no Linux é básico, da pra jogar relativamente bem mas não se tem um bom suporte.

1 Curtida

Você fala das placas de vídeo ou dos processadores?

Eu tinha uma visão diferente. Sempre li que a AMD era totalmente atualizada no Linux. Não restringia os códigos de drivers como a Nvidia fazia.

É justamente o contrário. Tanto que pros sistemas recentes não compensa usar o driver proprietário da AMD. Neste ultimos 2 meses usei debian 10, manjaro e opensuse tumbleweed e de proprietário só instalei o OpenCL, que funcionou bem coexistindo com o mesa 18 ou 19. O único detalhe é que tem que habilitar o firmware-nonfree pro driver amdgpu poder funcionar.

Já sobre o comparativo entre placas de vídeo, se não for muito gamer vale a pena ver o consumo em stand-by das placas. Eu tenho uma RX570 (30W) e uma RX550 (4W). Achei muito alto o consumo da RX570 quando está rodando em vazio. Já a GTX1650 vi agora em benchmark que é 8W apenas.

1 Curtida

linux : intel/nvidia

windows:amd/nvidia

minha sugestão custo beneficio. a linha ryzen da amd é muito boa e esta surpreendendo a maioria das pessoas.

1 Curtida

Placas de vídeo, como falei, seus jogos funcionarão no linux. Só falei que o suporte existente a placas de vídeo amd no linux não é tão bom quanto o suporte da nvidia, uso rx580 com Debian 10. No linux temos opção de driver funcional opensource para amd mas não funciona tão bem quanto o driver proprietário nvidia para Linux.

O melhor custo benefcio do momento para PC Gamer barato seria processador ryzen 5 1600 com gpu rx 570. Não existe nada dos lados intel/amd para rivalizar com esse combo com preço igual ou muito menos, com menor preço.

1 Curtida

Eu não falei para usar o driver proprietário AMD, só estou falando que o driver open source AMD não é bom, na verdade não é completo mas funciona e dá pra jogar normalmente mas com recursos limitados para usuários avançados. Não tem painel de configuração, praticamente não tem suporte a freesync, zero db em idle e outras coisas… MAS FUNCIONAR, FUNCIONA COM DESEMPENHO RELATIVAMENTE BOM.

1 Curtida

Quem está ligado em consumo de energia precisa fazer os cálculos baseado na quantidade de horas que o PC fica ligado por mês para descobrir o quanto gastaria a mais por usar AMD e descobrir o ganho mensal/anual. No meu caso, a economia com energia não compensa o desempenho inferior das gtx 1650 em relação as rx570/580, sem contar o tempo para o retorno do valor pago a mais nas gtx 1650xxx em relação as rx 570 por exemplo.

1 Curtida

Realmente não tem painel de configuração…

Mas o suporte é completo no kernel. Quem quiser pode se aventurar e mexer nos parâmetros da placa sim. Tudo disponível no /sys. Claro que é mais dificil mexer, tem que criar scripts. Fazendo tweak dos parâmetros dá pra fazer overclock, desligar o fan, monitorar a temperatura, fan, até overvoltagem pode fazer habilitando opção na inicialização. Zero db fica dificil quando a placa consome 30W em vazio, por isso eu nem deixo desligar. SUPORTE COMPLETO ÀS FUNCIONALIDADES TEM, MAS NÃO TEM PAINEL DE CONTROLE.

1 Curtida

Na Arch Wiki eles mostram algumas opções para configurar as placas AMD, inclusive alguns programas com modo gráfico: ATI - ArchWiki

1 Curtida

Zero DB funciona perfeitamente no windows, prolonga a vida útil dos ventiladores e a configuração original da bios da gpu fica responsável por detectar as temperaturas e acionar os ventiladores, dependendo do modelo da GPU raramente se observa o funcionamento dos ventiladores.

Quando falo em suporte, me refiro a algo prático para usuário final, inclusive parece ser o perfil do criador do tópico.

Por falta de tempo, eu terminei mantendo um dual boot onde uso Linux para tudo e windows 10 apenas para jogos.

1 Curtida

Gostei, excelente contribuição, vou dar uma olhada quando tiver tempo. Será que seria complicado implementar fora da base Arch linux ?

1 Curtida

Acredito que não. As ferramentas de modo gráfico possuem instruções de instalação em suas respectivas páginas no GitHub e as outras configurações no Xorg ou kernel independem da distro. Caso tenha algo específico do Arch, não deve ser difícil adaptar para outra distro, nada que uma pesquisa no Google não resolva.

1 Curtida

Esse é exatamente o meu caso! Hehehe Estou gostando da discussão, obrigado pela contribuição!

Além do que todo mundo disse aqui, fiquei sabendo que os novos processadores da AMD estão vindo com um Cooler bom o bastante para uso.

Eu procurei estes dias no YouTube Benchmark comparando processadores AMD e Intel e o Rayzen a partir do 5 tá tão bom quanto e em alguns Benchmark foi até melhor.

Eu pretendo dar um upgrade de computador em casa e estou pensando em montar um AMD mesmo, pois fica mais barato e se consegue a potência equivalente ou melhor.

1 Curtida