Compositor (picom) - Remover sombras/transparência

Olá. Configurei um computador antigo com Debian + JWM e tem fluído bem. Como o JWM tem tearing, estou usando o picom (antigo compton) como compositor para resolver isso. O problema é que ele aplica sombra/transparência em tudo e queria remover isso, já que o consumo é aumentado pelos efeitos.

Alguém aqui usa ele e sabe como fazer isso? Procurei pelo manual, na Wiki do Arch e nada tem funcionado, a bendita transparência/sombras ainda estão presentes e gastando recursos. Meu .xinitc está com os parâmetros “picom --backend=glx --vsync”.

1 curtida

@thespation e @Capezotte, tá com vcs

1 curtida

Altere no arquivo de configurações do picom localizado em ~/.config/picom.conf, a flag shadow = true; para shadow = false; ou no array shadow-exclude adicione as aplicações à qual não quer as sombras. Caso não tenha esse arquivo em sua config pessoal, copie com o seguinte comando.

cp /usr/share/doc/picom/picom.conf.example ~/.config/picom.conf

Esse arquivo no geral é bem comentado, facilitando a compreensão para alterar o que desejar, o mesmo também pode ser encontrado nesse link.

1 curtida

O problema é exatamente esse! Queria desabilitar sombras/transparência em tudo, manter apenas a correção para o tearing ativa. O xfwm4, como exemplo, permite que eu faça isso, mas o seu consumo é 3x maior que comparado ao picom. São várias aplicações para desativar, levaria horas para “setar” cada uma na configuração. Não existe uma maneira “geral” de fazer isso? Ou outro compositor no mesmo nível do picom que seja mais fácil?

Depois de alguns dias tentando resolver o problema, consegui.

Criei um novo arquivo com o nano (como root):

nano /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf

No arquivo, adicionei:

Section “Device”
Identifier “Intel Graphics”
Driver “Intel”
Option “AccelMethod” “sna”
Option “TearFree” “true”
Option “DRI” “3”
EndSection

Salvei e reiniciei, tudo funcionou perfeitamente e o tearing sumiu.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.