Comportamento estranho no ubuntu

Ola pessoal do Diolinux, gostaria de tirar uma duvida aqui, sou novato no mundo Linux, pois bem eu encontrei no meu ubuntu o VLC instalado no meu PC, porem eu não me lembro de ter instalado, o que sei é que eu tinha visto ele na loja, e considerei baixar, porem não me recordo de ter baixado ele, sou meio paranoico com vírus e segurança no PC, queria saber isso poderia ser um vírus? como eu já disse , não me lembro de ter baixado ele, quando ele estava instalado me parece que ele tinha outro nome, acho que era a descrição do que ele era, em vez do nome VLC, sei que no Linux tudo exige a senha e que Linux não pega virus e tal.

2 Curtidas

Ele talvez já venha pré-instalado como player de vídeo padrão, mas sinceramente não gosto do VLC, se quiser uma dica desinstala ele (desde que isso não afete o sistema) e instala o Gnome MPV (ou se tiver paciência o MPV puro e vai instalando os scripts dele).

1 Curtida

então, ele não veio instalado, só se ele entrou em alguma atualização ou por plugins de codec que instalei.

Normalmente ele não vem por padrão. Normalmente vem o Rhythmbox.

Eu sugiro, caso não goste dele, desinstala-lo e instalar outro, tipo Kodi.

2 Curtidas

Tente ver as dependencias dele e/ou se ele é a dependencia de algo.

como posso fazer isso? a proposito eu ja desinstalei ele

2 Curtidas

Eu não sei na loja de apps do ubuntu, mas no pamac (loja gráfica do arch) quando você vai desinstalar algo já aparece uma mensagem dizendo que aquele pacote é essencial para outras coisas.

2 Curtidas

Vinicius, provavelmente você acabou instalando ele em algum comando copiado da internet ou sem perceber, pois pelo o que eu sei o VLC não é dependência para nada. As libs disponibilizadas pelo VLC, sim. Por exemplo, as vezes você pode ter tentado assistir um vídeo que o player de vídeo padrão não era capaz de reproduzir, e nesses casos aparece uma janela com algumas opções (instalar plugins, ou outros programas). Mas fique tranquilo que o VLC não é vírus. Pelo contrário, é um ótimo programa.

Falando em vírus, infelizmente o Linux não é completamente imune à essas ameaças, mas é muito mais complicado de ser infectado do que em outros sistemas. Por isso, sempre tome cuidando em copiar e executar linhas de comando contidas em sites, ou instalar extensões que não sejam da loja oficial.

3 Curtidas

Você também pode achar o site do VLC no google e lá há como fazer a instalação do vlc via snap, que resolveria a questão das dependências

1 Curtida