Complemento ao vídeo de como fazer dualboot entre windows e linux

Esse post é exclusivamente um complemento ao video mais recente sobre dualboot

No video o @Dio está fazendo o processo de dualboot em uma bios mais recente uefi.

Nesse caso quando você instala o grub na partição em que instalou o Ubuntu, quando reiniciar provavelmente vai ligar direto no Windows, e certeza que você vai ficar desesperado.

Print retirado do video

E agora o que eu faço?

Bom a solução para mim nesse caso (no meu ponto de vista ok). Vamos instalar no seu Windows o programa easybcd Link: https://neosmart.net/Download/Register (não precisa se registar so clicar em download)

Instalei o programa e agora?

Quando executar o programa selecione o idioma de sua preferência (no meu caso português)

Você tera uma tela mais ou menos assim:

image

Vamos em Adiocnar Nova Entrada

image

Depois na opção Linux/BSD, em Tipo deixe como GRUB (Legacy), Nome: de sua preferencia e o mais importante Drive:a partição onde vc instalou o Ubuntu, no meu caso partição 4 de 365GB.
Após isso clique em acrescentar bolinha verde com o símbolo “+”.

image

Finalizado vá em Editar Menu de Boot e salve as configurações
image

Acabou?

Ainda não, vá ate o menu do Windows e clique com o botão direito sobre ele, vai aparecer varias opções, clique em Desligar ou sair. Agora muita atenção mantenha a tecla shift pressionada e clique em reiniciar mantenha a tecla pressionada até aparecer as opções ´Escolher outro sistema operacional selecione a mesma e clique no nome em que você deu para o boot do linux .

Seu computador ira reiniciar e vai aparecer o grub, é so dar enter e “gg” rsrsrs

Observações
Sempre que inciar o computar primeiro vai aparecer o bootloader do Windows perguntando qual quer iniciar.

Vantagens de fazer esse procedimento
Você não precisa mais desligar a opção reinicialização rapida do Windows, pois sempre que ele entrar no Linux ele reinicia e deixa as partições desmontadas pra usar no Linux.

Esse post foi baseado nos videos abaixo

4 curtidas