Esse post é exclusivamente um complemento ao video mais recente sobre dualboot
No video o @Dio está fazendo o processo de dualboot em uma bios mais recente uefi
.
Nesse caso quando você instala o grub na partição em que instalou o Ubuntu, quando reiniciar provavelmente vai ligar direto no Windows, e certeza que você vai ficar desesperado.
Print retirado do video
E agora o que eu faço?
Bom a solução para mim nesse caso (no meu ponto de vista ok). Vamos instalar no seu Windows o programa easybcd
Link: https://neosmart.net/Download/Register (não precisa se registar so clicar em download)
Instalei o programa e agora?
Quando executar o programa selecione o idioma de sua preferência (no meu caso português)
Você tera uma tela mais ou menos assim:
Vamos em Adiocnar Nova Entrada
Depois na opção Linux/BSD
, em Tipo deixe como GRUB (Legacy)
, Nome: de sua preferencia
e o mais importante Drive:a partição onde vc instalou o Ubuntu, no meu caso partição 4 de 365GB
.
Após isso clique em acrescentar
bolinha verde com o símbolo “+”.
Finalizado vá em Editar Menu de Boot e salve as configurações
Acabou?
Ainda não, vá ate o menu do Windows e clique com o botão direito sobre ele, vai aparecer varias opções, clique em Desligar ou sair
. Agora muita atenção mantenha a tecla shift pressionada e clique em reiniciar
mantenha a tecla pressionada até aparecer as opções ´Escolher outro sistema operacional
selecione a mesma e clique no nome em que você deu para o boot do linux .
Seu computador ira reiniciar e vai aparecer o grub, é so dar enter e “gg” rsrsrs
Observações
Sempre que inciar o computar primeiro vai aparecer o bootloader do Windows perguntando qual quer iniciar.
Vantagens de fazer esse procedimento
Você não precisa mais desligar a opção reinicialização rapida
do Windows, pois sempre que ele entrar no Linux ele reinicia e deixa as partições desmontadas pra usar no Linux.
Esse post foi baseado nos videos abaixo