Olá, estou com bastante dificuldade em compilar o kernel que já está instalado em minha máquina, recém instalei o arch e queria ajuda para compilar o kernel. Bastante dificuldade neste artigo:
https://wiki.archlinux.org/title/Kernel_(Português)/Arch_Build_System_(Português)
Não informou quais dificuldades, portanto segue Compilação tradicional do Kernel - ArchWiki
Se tiver duvidas sobre a configuração e tudo estiver funcionando poderá executar make localyesconfig
para selecionar somente os módulos as quais já estão carregados…
Dependendo do kernel, pode ser que tenha no repositório Chaotic.
Os que costumo usar tem: xanmod-lts e liquorix
No caso do Xanmod, só faz sentido compilar se vc o configurar para seu processador, e isso se ele for mais recente, pq a compilação demora. E dá pra fazer direto pelo AUR, editando o pkgbuild. Não precisa clonar o repo e compilar com makepkg -S
Então como editaria pro meu Intel Celeron n alguma coisa dois cores, 2gb de ram. Gostaria de deixar bem otimizado
Primeiro, precisa saber o modelo exato do processador (inxi -F --filter
te dirá); daí descobrir a família dele (por exemplo, meu i3 de terceira geração é um Ivy Bridge) e como ele se encaixa na lista de processadores:
Aí é colocar o número correto (se existir) no pkgbuild, esperar muitas horas ele compilar e instalar o kernel + os headers; fique de olho na temperatura, pq compilar pode fritar teu processador.
Minha opinião: não compile. Se vc usa Manjaro, adiciona o repositório Manjariando e instala um dos kernels de lá (Zen, Lqx ou Xanmod). Se usa Arch, faça o mesmo a partir do Chaotic-AUR. Teu processador é bem fraco, o tempo de compilação não compensa a melhora de desempenho a mais que o kernel compilado terá em relação a um genérico desses custom kernels
Não recomendo compilar o kernel.
- O processo levará várias horas (no mínimo), ainda que você remova dos drivers irrelevantes para seu hardware.
- Você não vai poder utilizar o computador nas etapas finais de compilação devido à pequena quantidade de RAM.
- Otimizações mais agressivas como LTO vão ser inviáveis, pelo mesmo motivo.
- Menos de um mês depois vai ter uma nova atualização do kernel, fazendo você ter que repetir o processo.
Os milissegundos a menos em algumas tarefas não compensam. Utilize kernels com algoritmos diferenciados para desktop (como os citados pelo @Rodrigo_Chile) ou, no mínimo, compile-os em uma máquina mais potente e depois “empacote” para a sua.
Compilar o Xanmod num i3 de 3ª com 8 GB de RAM DDR3 levava de 6 a 8 horas - eu começava a ia dormir, de manhã era comum ainda estar compilando. O ganho de velocidade comparado ao Xanmod “genérico” era irrelevante… mas foi um bom aprendizado
Isso com todos os drivers ativados (como vem por padrão nos PKGBUILDs do AUR) ou com “enxugadas” (localyesconfig
, etc.)?
Acho que tudo ativo, já que eu só editava o gcc pro processador, mais nada