Compilar kernel

Olá, estou com bastante dificuldade em compilar o kernel que já está instalado em minha máquina, recém instalei o arch e queria ajuda para compilar o kernel. Bastante dificuldade neste artigo:
https://wiki.archlinux.org/title/Kernel_(Português)/Arch_Build_System_(Português)

Não informou quais dificuldades, portanto segue Compilação tradicional do Kernel - ArchWiki

Se tiver duvidas sobre a configuração e tudo estiver funcionando poderá executar make localyesconfig para selecionar somente os módulos as quais já estão carregados…

2 curtidas

Dependendo do kernel, pode ser que tenha no repositório Chaotic.

1 curtida

Os que costumo usar tem: xanmod-lts e liquorix

No caso do Xanmod, só faz sentido compilar se vc o configurar para seu processador, e isso se ele for mais recente, pq a compilação demora. E dá pra fazer direto pelo AUR, editando o pkgbuild. Não precisa clonar o repo e compilar com makepkg -S

Então como editaria pro meu Intel Celeron n alguma coisa dois cores, 2gb de ram. Gostaria de deixar bem otimizado :smiley::smiley:

Primeiro, precisa saber o modelo exato do processador (inxi -F --filter te dirá); daí descobrir a família dele (por exemplo, meu i3 de terceira geração é um Ivy Bridge) e como ele se encaixa na lista de processadores:

Aí é colocar o número correto (se existir) no pkgbuild, esperar muitas horas ele compilar e instalar o kernel + os headers; fique de olho na temperatura, pq compilar pode fritar teu processador.

Minha opinião: não compile. Se vc usa Manjaro, adiciona o repositório Manjariando e instala um dos kernels de lá (Zen, Lqx ou Xanmod). Se usa Arch, faça o mesmo a partir do Chaotic-AUR. Teu processador é bem fraco, o tempo de compilação não compensa a melhora de desempenho a mais que o kernel compilado terá em relação a um genérico desses custom kernels

Não recomendo compilar o kernel.

• O processo levará várias horas (no mínimo), ainda que você remova dos drivers irrelevantes para seu hardware.
  • Você não vai poder utilizar o computador nas etapas finais de compilação devido à pequena quantidade de RAM.
  • Otimizações mais agressivas como LTO vão ser inviáveis, pelo mesmo motivo.
  • Menos de um mês depois vai ter uma nova atualização do kernel, fazendo você ter que repetir o processo.

Os milissegundos a menos em algumas tarefas não compensam. Utilize kernels com algoritmos diferenciados para desktop (como os citados pelo @Rodrigo_Chile) ou, no mínimo, compile-os em uma máquina mais potente e depois “empacote” para a sua.

2 curtidas

Compilar o Xanmod num i3 de 3ª com 8 GB de RAM DDR3 levava de 6 a 8 horas - eu começava a ia dormir, de manhã era comum ainda estar compilando. O ganho de velocidade comparado ao Xanmod “genérico” era irrelevante… mas foi um bom aprendizado

1 curtida

Isso com todos os drivers ativados (como vem por padrão nos PKGBUILDs do AUR) ou com “enxugadas” (localyesconfig, etc.)?

1 curtida

Acho que tudo ativo, já que eu só editava o gcc pro processador, mais nada

1 curtida