Compilaçao do kernel pede o LILO

boa noite a todos eu fui compilar o kernel no arch a fim de conhecimento. e tudo ocorre normalmente ate chegar na parte do make install ele da erro Cannot find LILO mais eu uso o grub e nao entendo pq isso acontece. alguem sabe como contornar isso ? agradeço desde ja

Qual kernel vc está tentando compilar? Está seguindo algum tutorial?

Não há opção nenhuma do kernel (ao menos do 5.4) que seja especifico pro LILO.

a ultima no site do linux kernel

no site ta o 5.10

Pelo que vi na wiki do Arch eles não usam o make install, mas sim copiam na mão o kernel compilado pro /boot…

2 Curtidas

entendi mais todas as distros que testei pede o lilo isso que nao entendo sendo que sigo os tutoriais certinho

Não tenho ideia do que possa ser. Só sei que o LILO era um bootloader usado nos anos 90 e 2000. De uns 10 ou 15 anos pra cá nem é usado mais pelas distribuições linux.

sim acho que so no freebsd ainda e usado se nao me engano

Intão instala o LILO ué

como amigo em cima disse nao e usado a varios anos pq eu instalaria algo defasado ?

Para instalar ué dps da um sudo apt-get remove lilo
Mais vc deve ter feito alguma coisa incomum

uso archlinux ate pensei em instalar mesmo mais ate no arch da erro ao instalar o lilo mais obrigado mesmo assim

Ele pede por padrão o lilo, mas não tem problema depois de compilado o kernel e instalar, basta rodar grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg que ele reconhece as versões

mais acho que ele da esse erro logo no inicio da instalaçao quando digito o make install passa alguns segundos ele ja da o erro entao e normal ?

Se você entrar na pasta /boot/ e o seu kernel estiver e initram estiver lá, pode rodar o comando acima que ele acha

ok obrigado vou tentar recompilar novamente depois

Correção: ainda é usado, pelo Slackware.

(desculpa, não aguentei)

1 Curtida

kkkkkk sem problemas quanto mais informaçao melhor haha