Compensa comprar placa de vídeo G210 para ligar dois monitores em HDMI?

Aproveitando o tópico… Eu tenho o Pop!_OS instalado na minha máquina, que tem uma placa Intel UHD integrada. Agora eu quero comprar uma GeForce G 210 somente pra poder ligar meus dois monitores em HDMI. Será que rola?

O pessoal fala que nvidia não funciona bem no linux.

Olá @Marcio_Monks tudo beleza contigo?

Se vai comprar algo básico sugiro ir de AMD porque os drivers já serão embutidos no kernel, tornando tudo muito mais simples.

Eu tenho Nvidia há alguns anos e funciona muito bem nas distros principais, somente em distros exóticas (Solus, Nitrux) que tive problemas. Mas, é importante dizer que GPUs antigas da Nvidia são suportadas de duas formas: pelo driver “Legacy” e pelo driver Noveau, em ambos os casos alguns recursos da placa podem não estar disponíveis.

Sugiro que procure um modelo equivalente Radeon para manter as coisas simples.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Opa! Boa! O que me diz da Radeon HD 5450? É só pra poder ligar meu segundo monitor no HDMI.

Sugiro fazer o caminho contrário:

• Qual é a resolução dos monitores que você vai usar?
  • Vai precisar de suporte à aceleração de hardware em algo? No navegador por exemplo?
  • Quais conexões você precisa que estejam disponíveis?

Se você considerou estes pontos e aparentemente esse modelo te atende, não vejo porque não tentar.
Essa placa por exemplo, não suporta Vulkan.

Comece pelas necessidades e aí vai filtrando os modelos.

:vulcan_salute:

1 curtida

Se for apenas para ligar os dois monitores tanto a G 210 quanto a HD 5450 funcionam tranquilamente, o problema vai ser achar placas baratas com duas saídas HDMI.

1 curtida

Eu já tenho outra saída HDMI na placa integrada da motherboard. :wink:

Valeu pela ajuda!

1 curtida

Todas as placas mencionadas são, provavelmente, muito mais fracas que o vídeo integrado UHD do seu processador.

Que tende a ser desligada assim que a placa dedicada for inserida… Não sei se sua máquina teria suporte ao recurso de manter as duas placas funcionando simultaneamente. Provavelmente não.

Qual a configuração completa?

1 curtida

O processador é um i5 8400 @ 2.80GHz × 6. 8GB de RAM.
Não sei o modelo da placa-mãe. Muito provável que seja da própria Dell.

Nem me fala uma coisa dessas. Até encomendei uma placa :rofl: :rofl:

Com placa dedicada, vc liga vídeo só nela. É diferente de notebook que pode usar GPU integrada e dedicada ao mesmo tempo.

Qual placa vc pegou? As vezes é só usar adaptador que dá pra usar junto tranquilo.

OBS: O rapaz acima recomendou uma Afox, eu recomendo que não compre desta marca. Recentemente descobriram q eles usaram chips usados e vendiam como placas novas. Não acho confiável mesmo em placa de entrada.

1 curtida

Andei pesquisando em uns fóruns de hardware e o pessoal diz que é possível. Só tem que habilitar as duas placas na BIOS Eu peguei uma AMD Radeon HD 5450. Assim, eu já uso dois monitores no meu PC. Um na saída HDMI e outro na VGA. Só que a qualidade do que fica na VGA é horrível. A imagem fica ondulando e chega a doer os olhos.

Se der certo vai ser bom. Mas só não vai usar a GPU na saída da placa-mãe.

VGA infelizmente não dá quando a gnt acostuma com HDMI kkkkkkkk

1 curtida

Para você poder habilitar isso na BIOS e funcionar, a placa-mãe tem que possibilitar isso. Então essa seria a primeira questão.

Nas situações que vi o pessoal fazendo isso, era necessário um procedimento de configuração e eram usadas apenas as saídas da placa-mãe, e não as da placa dedicada. Ou seja, você permaneceria com o mesmo problema.

Além disso, vale notar que a HD 5450 é uma placa de 12 anos atrás. Além do desempenho baixo (bem inferior a qualquer vídeo integrado de processador atual), você poderá ter dores de cabeça com os drivers antigos (essa placa só suporta o driver Radeon, não o AMDGPU).

Por fim, o problema que você descreveu - poderia exemplificá-lo? - parece ser causado por um conversor defeituoso. A solução mais fácil seria testar com outro conversor.

Eu recomendaria o cancelamento da compra e a devolução da placa com base no Direito de Arrependimento.

Qual a sua placa-mãe?

1 curtida

Algumas placas antigas da ECS e MSI de 2005 /07 tinha isso mais fazer funcionar é o problema, sei pois tentei fazer isso em sistemas de monitoramento tentado ligar vários monitores. Placa mãe atuais eu nunca vi esse recurso.

O certo seria usar adaptador mais isso vai ser outro problema mais cabeludo, adaptadores VGA>HDMI (vice-versa) não existe a não ser que você compre um conversor de sinal, o mesmo vale para as versões do DVI mais antiga, infelizmente é o que a seria ATi Radeon HD 5000 utiliza.

Se seu monitor tiver outras saída além do HDMI pode ser mais fácil, mas a qualidade de imagem pode ser um pouco inferior.

Ainda mais usando um em HDMI e outro na VGA, ao mesmo tempo.

Um Conselho, se sua placa de vídeo possui o HDMI e DVI, eu desativaria o vídeo onboard, ligaria o primeiro monitor no HDMI e o Segundo no DVI (ou usaria um adaptador DVI/HDMI) e os 2 monitores ficariam ligados usando uma ótima resolução

1 curtida

Pois é… Eu pensei nessa hipótese, também.

Mas será que vai fazer diferença, considerando que não uso o PC pra jogar?
O máximo que vai exigir da placa, vai ser pra reproduzir vídeos no YouTube.