Compatibilidade monitor

Boa dia, pessoal. Vejam bem, eu tenho um setup simples: celeron g1820 + 8 ram(4x4) + fonte 200w (posso mudar). Eu comprei um i3 4170, mas estou esperando chegar. O que eu quero saber é se a configuração inicial dele da conta de um monitor ultrawide 25 polegadas.
E se não der, trocando apenas o processador da pra segurar ou precisarei trocar algo mais?
Obs: não é para jogos, é mais para programação, office, etudos… Ou melhor optar por um de 24 polegadas full hd (esse funcionaria?).

1 curtida

Monitor LG 24'' LED IPS Full HD | LG Brasil esse é o melhor para essas configs. Eu usava um similar nessa mesma configuração.

Mesmo trocando o processador pelo i3 não ficaria bom né?

De acordo com a documentação oficial da Intel, esse i3 suporta até 4096x2304@24Hz via HDMI, 3840x2160@60Hz via Display Port e 1920x1200@60Hz usando VGA. Na teoria, um monitor ultra wide de 25 polegadas tem uma resolução de 2560x1080, então… Se você não for usar direto via HDMI (sem adaptador) ou Display Port, pegue um full hd, ademais, ultra wide funciona sem problemas

Vlw,irmão, muito obrigado.

Só pra ficar claro; A minha placa tem saída HDMI, DISPLAYPORT, VGA e uma DVI. O monitor, por sua vez, tem duas entradas HDMI. Se eu usar um adaptador HDMI para qualquer uma dessas saídas funcionária de boa, certo? Entendi direito?

Se você pretende usar o monitor ultra wide, o correto é você usar Display Port ou HDMI, nada de adaptadores. O adaptador não é capaz de fazer com que um VGA vire um HDMI (em termos de largura de banda).

1 curtida

Mas fica tranquilo quanto a necessidade comprar um cabo novo. Na maioria dos casos o monitor já acompanha um cabo HDMI na caixa.

1 curtida

Entendi. É porquê esse monitor só tem duas saídas HDMI. E até o outro processador chegar, o Celeron não daria conta,pelo que entendi, por causa da resolução Máxima dele. Por isso pensei nos adaptadores, para não ficar com a tela cortada dos lados, entendeu?

Tenho um notebook que tem um i3-3217U + 4GB RAM e segura 2560x1080, então creio que este CPU de 4gen deve segurar também.

1 curtida

A documentação oficial da Intel, para o Celeron desta vez, diz que o máximo que a igpu segura via VGA é 1920x1200 e 1920x1080 via HDMI. Vai ficar cortado mesmo assim.

1 curtida

Entendi. E no caso do i3 4170, que diz que suporta 4096x2304 via HDMI, mas em 24Hz. O monitor tem o máximo de 2560x1080(HDMI). Se eu colocasse a resolução com o i3 em 2560x1080 a 60Hz funcionária?

Mas a tela não corta não, dos lados?

Se ele estiver usando HDMI ou Display Port, não

4096x2304 > 2560x1080. Se ele suporta uma resolução maior que a nativa do seu monitor, lógico que vai funcionar :upside_down_face:

1 curtida

Mas na documentação diz que o i3 suporta tudo isso, mas em 24Hz. Como o monitor roda 60 e 75Hz, daí minha dúvida, entende?

60Hz é garantido de pegar, 75 creio eu também que.
HDMI, DP e VGA possuem largura de banda e pinagem distintas, o que resulta em cada um sendo capaz de dar um output de imagem e X resolução. Recomendo o vídeo do Techquickie → HDMI, DisplayPort, VGA, and DVI as Fast As Possible - YouTube

1 curtida

Entendi. Vou ver esse vídeo, vlw. É que o monitor tá barato, e eu quero garanti logo, para meu upgrade futuro :grin: Obrigado a todos pelas informações.

não, uso HDMI