Fala pessoal brabo do Linux, cêis tão bão?
Seguinte, à algum tempo migrei do Ubuntu pro Manjaro KDE e tava tudo uma maravilha até que, essa semana, troquei de monitor por um AOC Agon 32" que é um baita monitor mas que, pelo que pude entender, não está se dando bem com o driver da Nvidia. Tenho uma GTX1060 mobile que rodava de boa meu monitor antigo, mas o novo está com um problema onde, sempre que ele desliga ou hiberna, para de reconhecer o sinal de entrada e só volta a reconhecer depois que desconecto e reconecto o cabo na entrada do monitor. Isso não ocorre com o Windows.
Minha dúvida, seria alguma questão de problema com o driver, alguém já teve algum problema semelhante antes? Tentei reinstalar o driver mas o problema persiste.
I7 7700hq
Gtx 1060 6Gb - Driver versão 515.
32Gb RAM
NVME 500Gb
sim e muitos aqui no forum e por outros foruns pela internet, são problemas que variam de acordo com versão do driver/ placa / hibrida etc…
obs: não é problema exclusivo do Manjaro.
https://plus.diolinux.com.br/search?q=nvidia%20monitor
1 curtida
@fastos2016 agradeço imensamente a ajuda porém, nada resolveu o problema
Conversei com alguns técnicos, inclusive levei o note e o monitor pra a assistência de um amigo e acompanhamos alguns detalhes onde, o que pareceu, foi que o kernel desativa a GPU quando o note hiberna e quando ele reinicia o HDMI não é mais reconhecido pelo monitor (embora o monitor siga sendo reconhecido pelo sistema) e por isso esse comportamento esquisito, outro detalhe foi que o HDMI é controlado exclusivamente pela GPU enquanto a tela do note é a chipset da Intel. Estou testando outras distros com outros drivers e algumas alternativas, mas todas são afetadas, em algum grau, por esse problema, para poder seguir trabalhando não vejo outra alternativa que não migrar de volta para o Windows (mesmo odiando aquele sistema). Se descobrir algo que resolva isso comento aqui pra outros que tenham o mesmo problema.
No AUR tem um app chamado Optimus-Manager-Qt, ele controla os modos de uso das placas, tendo as opções integrada, dedicada e híbrida. Talvez essa seja a solução: