Compatibilidade Hardware para SSD

Meu note é bem simples e eu gostaria de instalar um SSD nele para poder tirar um proveito melhor, já que não posso investir em um mais novo e etc.

Estou em dúvida entre um WD Blue e Kingston A400. Na real o que estiver mais barato na hora eu irei comprar haha. Ambos são bem parecidos, bons em qualidade.

A dúvida é: como posso verificar a compatibilidade de hardware? se vou ter que comprar cabo e afins. Eis na imagem uma descrição do sistema. Não sei se é informação suficiente.

Meu objetivo é usar o SSD como armazenamento principal, ou seja, remover meu HD e por o SSD.

Eu ia recomendar o Samsung Evo 860 240GB que eu tenho no meu computador, mas como preferes o mais barato, indico o Sandisk Ultra II 240GB.

2 Curtidas

Coloca um SSD como armazenamento principal não é muito recomendavel eles tem uma vida útil bem baixa comparado ao HD, eu recomendaria colocar o OS no SSD e no HD o armazenamento dos seus arquivos. SSD são 10X mais rápido q o HD mais a vida útil e baixa para fica colocando arquivos e excluindo

1 Curtida

Fala Willian!

Recomendo fortemente que você substitua sim o disco convencional por um SSD. Eu coloquei um no meu notebook que é um core 2 duo 1.3Ghz com 4GB de memória e nem parece um notebook de quase 10 anos.

De fato a durabilidade de um SSD é menor que um disco convencional, mas se você não faz uso intenso da máquina (como um servidor de arquivos por exemplo), muito provavelmente seu notebook irá acabar antes do SSD. Caso tenha curiosidade em saber a durabilidade média do SSD que vc está buscando, procure pelo indice “TBW” (Terabytes written), que é a quantidade de dados que um SSD GARANTE que irá escrever no período de vida útil.

A principal recomendação que eu faço (por experiência própria), é que mantenha seus backups em dia. O SSD, caso dê problema, ele não costuma avisar que vai parar como um HD convencional (que faz barulho, fica lento e etc). Ele simplesmente desliga (como aconteceu comigo uma vez).

Em resumo: Recomendo fortemente o SSD sim, uso em todos os meus equipamentos, e mantenha os bkps em dia :slight_smile:

2 Curtidas

Ha, respondendo a sua pergunta, vi aqui a especificação do seu note, o disco dele é interface SATA, então pode botar o SSD e ser feliz.

Aqui eu uso geralmente os SSD Plus da Sandisk. O tamanho aí fica da sua preferencia :slight_smile:

Ps. Se o seu notebook tem drive de CD, pode cogitar substituir o drive de CD-ROM por uma gaveta de disco, e colocar o HD antigo lá e usar para armazenar seus dados :slight_smile:

1 Curtida

Opte por um SSD que tenha a leitura e a escrita acima de 500mb/s (isso garante uma excelente velocidade). E veja qual oferece o maior prazo de garantia (a maioria é no mínimo 3 anos).

Dê uma conferida no Pelando e Promobit (além daquela pesquisada básica no Zoom); sempre vai encontrar ofertas tentadoras.

Meu notebook é de 2014 - por coincidência um Dell, foi só abrir a tampa e trocar (qualquer SSD de 2.5" vai encaixar).

1 Curtida

Na verdade os SSDs mais básicos tem uma média de duração de 10 anos de escrita, tenho aqui um SSD que já faz 6 meses sem nenhum problema é só ele habilitar o trim que não terá problema algum e o SSD vai durar no minimo uns 20 anos (se ele não for usar para algo como servidor de arquivos)

1 Curtida

Como usarei como armazenamento principal, será de 480GB. E meu uso se resume: jogar um dotinha raramente. YouTube, Netflix, programação em Flutter (e outras linguagens mais). Bom… acredito que vocês entenderam.

1 Curtida

William, indico-te o SSD Adata 480GB que tem 520MB/s de leitura e custa 320 reais. Tenho-o no meu novo super-computador.

2 Curtidas

No SSD vc coloca o OS, vc raramente vai altera ele e no HD coloca seus arquivos(/home), que vai durar bastante. Fiz isso no meu pc.

2 Curtidas