Compatibilidade entre RAM x CPU

Boa madrugada, galera. Me tirem uma dúvida: Eu tenho uma CPU a6 9500, que suporta um máximo de 2400MHz na Ram. E aí eu tou para pegar um kit (placa mãe,ram,fonte,SSD-nvme 256g da gigabyte). Mas a RAM eu pensei em pegar uma de 3200MHz, mesmo sabendo da limitação, mas já pensando em um upgrade na CPU. A minha pergunta é, tem como fazer um OC na CPU para que ela aceite, pelo menos 3000MHz da Ram, ou compensa mais 2 pentes de 4GB 2666 ao invés de um de 8GB 3200MHz?

1 curtida

Overclock não aumenta a capacidade de suporte da RAM, só aumenta o clock do processador. Se você comprar uma memória com uma frequência maior que 2400MHz o processador vai limitar a velocidade em 2400MHz.

Sobre os pentes, prefira sempre Dual-Channel, 2x4 2666Mhz, ao invés de 1x8 3200Mhz. Até porquê, na prática, essa diferença de frequência é pouco perceptível, e as vezes nem tem diferença. Você vai sentir mais falta de ter dois pentes de memória RAM do que sentir falta de um pouco mais de frequência.

1 curtida

Como disse @Physis_19, overclock no processador não vai aumentar o clock da memoria RAM, a frequência da RAM é ajustada na placa mãe porem, aumentar o clock da RAM vão vai fazer nenhuma diferença nessa APU.

Precisa verificar também se a placa mãe suporta memorias de 3200MHz, a maioria das placas de baixo custo suporta essa frequência em overclock mais o problema é que nem todas conseguem estabilizá-las em 3000/3200MHz.

1 curtida

Agora, eu tou pensando em pegar um pente de 8GB 2666, pois já tenho um, aí ficaria dual channel de 16GB. Porém, minha placa mãe suporta até 4600(OC), mas essa IGPU só suporta Ram até 2400Mhz. No caso, o processador vai descer a frequência das “Rams” para 2400Mhz, certo? E funcionará de boa (vou mudar a CPU depois), certo?

Isso, o processador vai limitar a velocidade para trabalhar dentro dos 2400Mhz.