Boa tarde a todos
Sou iniciante no mundo Linux e na intenção de aprender instalei o sistema Debian 10 (Buster) em um notebook Acer antigo que estava sem uso aqui em casa. Abaixo seguem informações do hardware:
Modelo: Acer Aspire E1-571-6824
Processador: i5 2450M 2,5 GHz
RAM: 4 GB DDR3
Armazenamento: 500 GB HDD
Tive problemas iniciais para instalar o Debian neste computador, pois sempre que chegava na parte de configurar a rede ele travava. Após testes alternando entre as redes de casa (tenho assinatura em dois provedores) e roteadores, vi que não importava em qual rede estava a instalação sempre travava no roteador que gera a rede para o meu quarto(apesar de conseguir conectar sem problemas os outros equipamentos sem fio neste roteador). Consegui instalar conectado no outro roteador e após instalar o debian, o computador funciona via wifi em ambos os roteadores (achei estranho o fato de não conseguir instalar o Debian em um dos roteadores, mas conseguir utilizá-lo normalmente em ambos os roteadores.
O problema é que sempre que inicio o Debian, ele apresenta uma mensagem de falha, justamente na parte de rede, embora após a inicialização ele funcione normal nas redes wifi. Segue abaixo a mensagem que aparece:
[FAILED] Failed to start Raise network interfaces.
See ‘sysremctl status networking.service’ for details.
Outro problema que enfrento é ao tentar instalar um programa no meu Debian, pois sempre que tento usar o comando sudo, o mesmo não funciona, aparecendo uma mensagem que diz que não estou na lista dos sudoers, apesar de só ter uma conta de usuário no meu sistema e esta conta ser de administrador.
Muito obrigado pela atenção e por qualquer ajuda que venham a me dar sobre esses dois problemas.