Compatibilidade do Debian com notebook da Acer

Boa tarde a todos

Sou iniciante no mundo Linux e na intenção de aprender instalei o sistema Debian 10 (Buster) em um notebook Acer antigo que estava sem uso aqui em casa. Abaixo seguem informações do hardware:

Modelo: Acer Aspire E1-571-6824
Processador: i5 2450M 2,5 GHz
RAM: 4 GB DDR3
Armazenamento: 500 GB HDD

Tive problemas iniciais para instalar o Debian neste computador, pois sempre que chegava na parte de configurar a rede ele travava. Após testes alternando entre as redes de casa (tenho assinatura em dois provedores) e roteadores, vi que não importava em qual rede estava a instalação sempre travava no roteador que gera a rede para o meu quarto(apesar de conseguir conectar sem problemas os outros equipamentos sem fio neste roteador). Consegui instalar conectado no outro roteador e após instalar o debian, o computador funciona via wifi em ambos os roteadores (achei estranho o fato de não conseguir instalar o Debian em um dos roteadores, mas conseguir utilizá-lo normalmente em ambos os roteadores.

O problema é que sempre que inicio o Debian, ele apresenta uma mensagem de falha, justamente na parte de rede, embora após a inicialização ele funcione normal nas redes wifi. Segue abaixo a mensagem que aparece:

[FAILED] Failed to start Raise network interfaces.
See ‘sysremctl status networking.service’ for details.

Outro problema que enfrento é ao tentar instalar um programa no meu Debian, pois sempre que tento usar o comando sudo, o mesmo não funciona, aparecendo uma mensagem que diz que não estou na lista dos sudoers, apesar de só ter uma conta de usuário no meu sistema e esta conta ser de administrador.

Muito obrigado pela atenção e por qualquer ajuda que venham a me dar sobre esses dois problemas.

Sobre adicionar ao sudoers, veja se ajuda:
https://kinglinux.xyz/2019/07/como-criar-um-usuario-no-debian-e-dar-permissoes-de-sudo.html

Obrigado. Vou testar.

Mas seria possível eu ter só um conta ou eu preciso ter necessariamente duas para resolver este meu problema?

1 curtida

Quando vc instalou, ele deve ter te pedido para criar um usuário administrativo e uma senha (que é possível que seja o teu mesmo). Entra no terminal e digita su (ou sudo su) e entra com tua senha. Se deu certo, é pq as senhas são as mesmas

Sim. Quando instalei ele pediu para eu criar duas senhas.Uma de administrador e outra de usuário. Eu lembro disso sim.

Consegui instalar o google chrome via terminal, só não consegui baixar o chrome via wget, pois deu erro, então baixei manualmente do site do google. O resto consegui fazer usando o comando su pelo terminal. Muito obrigado.

Agora só falta descobrir por que aparece aquele FAILED na inicialização do meu Debian se, aparentemente, não estou tendo problema para me conectar à rede.

Esse problema eu nem imagino, nunca usei Debian. O @Vanderlei_Ventura1 usa, quem sabe pode te ajudar

No mundo unix/linux, diferente do Windows, só o root pode administrar (é um pouco mais detalhado que isso, mas genericamente dizendo isso funciona), um usuário administrador no mundo linux/unix igual ao Windows seria “usuários que participam do grupo do sudo”, pra isso ou vc adiciona seu usuário ao grupo sudo e se certifica de que o grupo sudo está no arquivo de configuração /etc/sudoers, ou vc adiciona seu usuário diretamente no mesmo arquivo.

Quanto ao problema de rede, como o erro diz, vc pode digitar systemctl status networking.service pra ver qual o problema. Se puder postar aqui o que o comando retorna, seria bom!

Prezado

Desculpe pela demora. As últimas semanas foram bem agitadas. Além disso, não estava conseguindo colar o print que fiz do terminal do linux aqui. Dei o print com a tecla print screen no linux, mas na hora de dar o ctrlv não colava aqui. Tirei uma foto e me enviei por email e tentei colocar aqui, mas a foto ficou grande. Tiver que abrir a foto no windows, editar, e aí sim consegui colocar aqui.

Segue o resultado do comando. Obrigado pelo seu tempo e ajuda.

o que ifquery --state mostra? (no terminal)

quanto ao print, vc pode simplesmente apertar ctrl shift prntscr no teu teclado, selecionar uma área de dar um ctrl v aqui que funciona, só o prntscr sozinho vai salvar os prints na sua pasta Imagens

btw vc fez as atualizações do sistema? talvez isso resolva se vc o fizer, isso pode ser feito com sudo apt update && sudo apt full-upgrade -y

Atualizei o sistema.

Abaixo segue o resultado do comando:

image

Tu consegue conectar só pelo cabo de rede?
Talvez talvez algum pacote proprietário pra o Wi-Fi funcionar.

Ainda não tentei. Mas o engraçado é justamente isso. Mesmo dando esse erro na inicialização, eu consigo conectar no Wi-Fi normalmente. Às vezes, quando vou lá em prgramas, para atualizar uns programas manualmente, ele dá um erro e não deixa baixar. Mas quando é uma atualização automática (a do sistema, por exemplo) ele baixa de boa.
Fora isso, consigo navegar normalmente na internet e tudo o mais através do Wi-Fi.

Qual erro?