Compartilhe seus scripts de pós-instalação

Olá, pessoal.
Já tô de saco cheio de a cada instalação precisar ficar configurando as mesmas coisas. Meu computador tem vários bugs envolvendo touchpad, brilho da tela e etc. Então resolvi criar um script de pós instalação para executar sempre que eu precisar instalar novamente um sistema.

Criei esse tópico na esperança que outros usuários compartilhem seus scripts e assim possamos aprimorar e ter novas ideias sobre o que colocar nele.

O meu está aqui: https://gist.github.com/filipemosca/087ec1ac8b812cb3a557601f97081729. Ainda estou escrevendo e adicionando linhas ao script. E ainda não executei ele pra ver se tá rodando liso.

Você tem algum para compartilhar?

12 curtidas

Tenho 3 scripts:

  • 2 para os apps:
  • 1 para as DEs:
7 curtidas

Eu fiz um baseado em um tutorial do youtube, que é para limpeza do sistema, já que eu nunca decoro os comandos kkkk A parte mais legal é que corrige pacotes quebrados durante atualizações e isso já me salvou de perrengues.

https://drive.google.com/file/d/1TIwgW1NY1LB9USwnq7yW2igLhybvUEtl/view?usp=sharing

O conteúdo dele:

7 curtidas

No meu script, logo nas primeiras linhas, tem um procedimento que eu uso pra fazer limpeza de pacotes órfãos.

2 curtidas

Vou dar uma olhada :wink:

1 curtida

Queria agradecer ao pessoal que compartilhou os scripts, fez com que eu tirasse um tempo para tentar criar meu próprio utilizando o de vocês como base para aprendizado.
Script de pós instalação

6 curtidas

Galera, eu marquei alguns problemas que ainda não encontrei a solução lá no meu postinst, se alguém puder me ajudar, agradeço!

2 curtidas

Comecei a criar um script basicão depois de ver o post, apesar de ser “noobão” em shell script rs.

https://github.com/rafaodss/postinstall-script

4 curtidas

Mas o povo anda muito avançado! Sempre achei muito bacanas esses scripts mas nunca tive muita paciência para fazer o meu. Parabéns a todos os metódicos de plantão. :slight_smile:

:vulcan_salute:

1 curtida

Olha, eu diria que é uma questão de necessidade, não só de metodismo, porque sempre que você precisar reinstalar o sistema ou até instalar pra outra pessoa, vai ter o seu passo-a-passo à mão.

2 curtidas

Entendo. Eu meio que resolvi “meu problema” de duas formas: não formato o PC de trabalho a menos que realmente seja necessário (o que no meu caso quase nunca realmente é) e parei de testar distribuições compulsivamente.

Quando quero testar algo, uso uma live-distro ou uma VM, se eu realmente quero ver esse “teste” no meu hardware eu tenho um segundo SSD que é meu boi-de-piranha. Eu estava lendo o seu script e vi que você mexe em tanta coisa “profunda” no sistema que fiquei curioso em quanto de ganho real essas mudanças geram.

Recentemente eu acompanhei uma discussão no Phoronix sobre otimização do Kernel e naquele caso em específico, o ganho era tão baixo e variava tanto entre as amostras de hardware que não justificava o trabalho.

Mas de qualquer forma, eu realmente acho muito interessante ver como as pessoas customizam seus sistemas.

:vulcan_salute:

6 curtidas

@anon17586640 vi nas observações finais do seu script:

“Não encontrei uma extensão do GNOME que me permita fazer um ajuste fino nos ícones da área de notificação , gostaria de diminuir o tamanho e o espaçamento dos ícones, testei algumas, mas nenhuma funcionou.”

Eu uso a extensão “Status Area Horizontal Spacing” que resolve ao menos uma parte, não sei se foi uma das que testou, se não foi fica a dica.

2 curtidas

Off: na época que passei um tempo usando o Fedora (usava o ubunti antes) criei um que instalava codecs, softwares, desativava selinux, corrigia renderização das fontes, instalava as últimas atualizações e etc tudo de forma automátizada.

Olha, posso dizer que ganhei uns 35% à mais de desempenho com as modificações que fiz, já passei essas modificações pra outras pessoas e todos conseguiram resultados similares.

1 curtida

Cara, desculpa, mas eu tenho que dizer: Potaquelamérda!

Não resolve 100%, mas melhorou absurdamente…hehehe

Muito obrigado, vou atualizar o script!

EDIT: Acabei de atualizar o readme…

1 curtida

Já usei automação pra tudo, mas resolvi executar por partes, manualmente, é mais garantido, seguro e organizado.

35% é um ganho quase milagroso, parabéns. :vulcan_salute:

1 curtida

Em geral, a maioria das distribuições tem um comportamento conservador, o que eu faço é usar um comportamento agressivo, ainda dentro de limites aceitáveis de segurança.

As mitigações do kernel, por exemplo, são uma barreira de desempenho muito grande, caso você tenha consciência do que está fazendo, raramente vai ser afetado pelos problemas que essas mitigações supostamente estariam te protegendo.

Isso só pra citar um exemplo, tem muito mais coisa no meu script.

2 curtidas

Vou olhar com carinho essa parte do seu script e fazer alguns testes, mesmo eu contando com um hardware novo (Ryzen 5 2600x) - Ganhar 35% de performance é algo a se considerar.

:vulcan_salute:

1 curtida

Pra você ter ideia, meu boot é de mais ou menos 7s até aparecer a tela de login, depois que eu coloco a senha, mais uns 3s pra aparecer o desktop.

Tenho um IdeaPad-320, com i7 7500U, NVIDIA 940MX, 8gb de RAM e SSD(120GB)+HD(1TB).

Atualmente, conforme consta no meu script, tô usando o kernel lowlatency 5.2, driver NVIDIA 435 e rodo o Ubuntu com Xorg.

Consigo rodar vários jogos com desempenho bacana, tanto nativos quanto jogos do Windows pelo Lutris, tipo Warframe, The Witcher 3, GTA 4, GRID, Dirty, Hitman, etc…etc…

Além disso, uso o notebook diariamente pra trabalhos de produção musical, com programas como REAPER, rodando plugins VST pesados, além de também usar o notebook pra tocar guitarra ao vivo nas gigs em que eu participo.

Tudo isso roda, sem tretas, com base nesse script de pós instalação que eu compartilhei aqui.

2 curtidas