Preciso compartilhar a impressora com o Windows, tanto o Windows quanto o Ubuntu são ligados ao cabo de rede do roteador humax da claro
Já criei o servidor Samba para facilitar, porém sem sucesso.
Preciso compartilhar a impressora com o Windows, tanto o Windows quanto o Ubuntu são ligados ao cabo de rede do roteador humax da claro
Já criei o servidor Samba para facilitar, porém sem sucesso.
Olá.
Se você passar mais informações, será mais fácil chegar numa solução.
Essas são as que você passou (por favor, corrija se alguma estiver incorreta):
Informações que possivelmente ajudarão a solucionar a questão:
Qual é a impressora (marca e modelo)?
Atualmente essa impressora já está em uso conectada por cabo USB no computador com Windows ou no computador com Linux?
No computador com Windows, você tem o aplicativo dessa impressora que instala o driver e os programas dela (baixado do site oficial da marca da impressora)?
Como instalar uma impressora no Linux (Diolinux)
Como compartilhar impressora na rede Windows 7-8-10) (Evandro Batista)
Vale a pena também consultar a documentação da impressora no site oficial da marca (possivelmente, se essa impressora tem conexão pra rede - cabo ou wi-fi, tem alguma coisa na seção de FAQ como “como faço para compartilhar a impressora xyz na minha rede local”).
Boa sorte! ![]()
[Edit]
Em tempo:
Lembrei que removi o Windows 10 e coloquei Linux Mint num computador (devido ao fim do suporte desse sistema e não instalei a impressora-multifuncional…
Fui instalar agorinha e… “Ué!? Por que a impressora não tá aparecendo?” Aí lembrei que poderia ser o recurso Isolamento de AP do roteador que costumo deixar ativado.
Dito e feito. Acessei as configurações do roteador, desmarquei a opção e o reiniciei. Pronto. Depois disso a impressora-multifuncional (que já estava devidamente configurada na rede - via wi-fi da mesma -, inclusive com ip reservado no DHCP do roteador) passou a aparecer. Inclusive testei escaneando um desenho no papel. Tudo certo.
Estou falando sobre isso para que você verifique se não tem uma opção equivalente a essa de isolamento de AP ativada nesse roteador da Claro.
Vai que… né? Mas se você consegue trocar arquivos entre os dois computadores, o com Windows e o com Ubuntu, então possivelmente esse não é o problema. ![]()
[/Edit]