Eu estava procurando uma maneira de compartilhar uma pasta entre o Windows e linux (Elementary OS) com dual boot. Encontrei uma maneira simples que foi criar uma partição NTFS, assim os dois SOs conseguem acessar a partição. Eu fiz isso, criei pelo Gparted no Linux , e realmente os dois conseguem acessar, porém, um sistema não consegue visualizar os arquivos feitos pelo outro.
Exemplo:
Criei pelo linux uma pasta nessa partição com uns arquivos da faculdade. Quando entrei no Windows não consegui visualiza-la.
Então pelo Windows mesmo criei outra pasta nessa partição, porém quando entrei no linux consegui visualizar apenas a pasta da faculdade que eu havia criado pelo próprio Linux.
Quando criei a partição pelo Windows, eu não conseguia fazer alterações na partição, como criar uma nova pasta.
Antes de eu tentar fazer o que você recomendou eu tentei refazer o processo de criar a partição. Acontece que agora a partição não fica mais visível para o Windows quando criada pelo Linux. E quando criada pelo Windows fica vísivel porém não pode ser alterada.
Após isso tentei fazer o que você disse (segue print), mas ela ainda esta bloqueada.
O sistema de arquivos NTFS tem um “esquema de permissões de acesso”.
Já o sistema de arquivos Fat32, ignora tudo isso, e nunca me deu problemas para ler e gravar, ─ tanto pelo velho Windows XP quanto pelos Linux da época, ─ enquanto não deletei de vez o Windows, em 2016.
Acho que cheguei a usar NTFS em uma partição (ou foi exFAT? dúvida cruel) ─ e não lembro de ter tido problemas ─ mas foi por pouco tempo.
O que usei mais, foi Fat32 ─ pelo menos desde 2009 até 2016 ─ e conseguia ler e gravar, pelo janelas e pelo Kubuntu e pelo Mint.