Compartilhamento de pasta em Dual Boot com Windows

Eu estava procurando uma maneira de compartilhar uma pasta entre o Windows e linux (Elementary OS) com dual boot. Encontrei uma maneira simples que foi criar uma partição NTFS, assim os dois SOs conseguem acessar a partição. Eu fiz isso, criei pelo Gparted no Linux , e realmente os dois conseguem acessar, porém, um sistema não consegue visualizar os arquivos feitos pelo outro.

Exemplo:
Criei pelo linux uma pasta nessa partição com uns arquivos da faculdade. Quando entrei no Windows não consegui visualiza-la.
Então pelo Windows mesmo criei outra pasta nessa partição, porém quando entrei no linux consegui visualizar apenas a pasta da faculdade que eu havia criado pelo próprio Linux.

Quando criei a partição pelo Windows, eu não conseguia fazer alterações na partição, como criar uma nova pasta.

Obrigado desde já

Muito estranho… até para o Elementary.

Já tentou mexer nos donos e nas permissões?

Para atribuir o dono da pasta a você digite no terminal:
sudo chown seu-nome-de-usuario caminho-da-pasta

Ex.: sudo chown marcos /mnt/Documentos

Para mudar as permissões de leitura, escrita e execução digite no terminal:
sudo chmod 777 caminho-da-pasta

Ex.: sudo chmod /mnt/Documentos

Nota: Isso deixa a sua pasta e o conteúdo dentro dela aberto para qualquer usuário acessar e modificar.

Antes de eu tentar fazer o que você recomendou eu tentei refazer o processo de criar a partição. Acontece que agora a partição não fica mais visível para o Windows quando criada pelo Linux. E quando criada pelo Windows fica vísivel porém não pode ser alterada.
Após isso tentei fazer o que você disse (segue print), mas ela ainda esta bloqueada.
Captura de tela de 2020-10-02 15-30-36

Captura de tela de 2020-10-02 15-31-19

Tá meio estranho isso!

Porque você não usa uma pasta dentro da partição onde o Windows está instalado?

A pasta Documentos do Windows, por exemplo.

Caso queira a partição separada mesmo, tente fazer o seguinte:

Entre no Gparted, exclua a partição e crie uma nova em “NTFS”.

Se quiser use o Gnome Disks para montar a partição automaticamente ao iniciar o sistema.

Crie uma pasta dentro da partição que acabou de criar com o comando: sudo mkdir /caminho/nome-da-pasta.

Repita os comandos que eu passei anteriormente, chown e chmod.

No Windows desabilite essas 3 opções caso estejam marcadas:

Veja se dá certo.

O sistema de arquivos NTFS tem um “esquema de permissões de acesso”.

Já o sistema de arquivos Fat32, ignora tudo isso, e nunca me deu problemas para ler e gravar, ─ tanto pelo velho Windows XP quanto pelos Linux da época, ─ enquanto não deletei de vez o Windows, em 2016.

Acho que cheguei a usar NTFS em uma partição (ou foi exFAT? dúvida cruel) ─ e não lembro de ter tido problemas ─ mas foi por pouco tempo.

O que usei mais, foi Fat32 ─ pelo menos desde 2009 até 2016 ─ e conseguia ler e gravar, pelo janelas e pelo Kubuntu e pelo Mint.

Formata com exfat e fica de boa na lagoa!

1 curtida

Consegui resolver o problema com a ajuda desse link:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Direito-Digital/Nao-consigo-editarmanipular-arquivos-e-pastas-em-um-HD-secundario-Xubuntu

Muito obrigado a todos pela ajuda.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.