Olá, galera! Sou o responsável pelo setor de TI onde trabalho e venho testando a possibilidade de adotarmos o Linux Mint na empresa (versão 21.1). Como é uma loja de varejo, são vários computadores PDV constantemente imprimindo orçamentos de clientes em impressoras Bematech modelo MP-2500 TH, estas que são instaladas em alguns dos computadores e disponibilizadas via rede para todos os outros.
Instalar a impressora é surpreendentemente mais tranquilo que no Windows, e no computador onde está instalada, funciona que é uma beleza. O problema mesmo é quando compartilho a impressora via CUPS e tento adicioná-la em outro PC também Linux Mint. O CUPS do outro PC até reconhece a impressora e rede e a instala no sistema, mas tentativas de impressão resultam em “Não foi possível localizar a impressora LNXTESTE.local”, sendo LNXTESTE o nome do PC onde a impressora está fisicamente instalada e compartilhada (aliás, via dnssd).
Alguém teria alguma ideia do porque dessa falha de comunicação estar acontecendo? Confesso que não sei mais o que olhar, mas devo estar deixando passar alguma coisa.
Olá @LeoMeira, tudo bem contigo? Bem vindo!
- Verifique se o CUPS está configurado para compartilhar as impressoras. Abra a janela de configuração de impressoras, na barra de menu clique em Servidor > Configurações. Depois marque, pelo menos, a opção “Publicar impressoras compartilhadas conectadas a este sistema”
-
Certifique-se também de ativar o compartilhamento da própria impressora, clicando com o botão direito nela e marcando a opção “Compartilhada”.

-
Se você tiver ativado o firewall (no Linux Mint ele vem instalado, mas desabilitado por padrão), será necessário permitir algumas portas. Como o firewall padrão do Linux Mint/Ubuntu é o UFW, os comandos são estes:
sudo ufw allow 53/tcp
sudo ufw allow 53/udp
sudo ufw allow 631/tcp
sudo ufw allow 5353/udp
sudo ufw reload
- Caso queira ou precise compartilhar as impressoras com o Windows, siga as instruções deste link, da documentação do Ubuntu:
https://help.ubuntu.com/community/NetworkPrintingWithUbuntu#Ubuntu_print_server_compatible_with_Windows_.28Samba.29
A propósito, na empresa que eu trabalho também temos migrado vários desktops Windows 7 para o Mint, e está sendo ótimo. Cada dia tenho aprendido a configurar e fazer as coisas funcionarem no sistema do pinguim haha
Boa tarde Thiago, tudo bem? Primeiramente agradeço pela resposta, e digo que é muito bom ver um colega da área realizando esse projeto com sucesso! O cenário aqui é parecido: a maioria das máquinas também são Windows 7 e o Linux Mint, além de ser uma alternativa mais moderna e segura, performou muito bem nessas máquinas mais antigas (diferentemente dos Windows 10/11).
No entanto, infelizmente, os passos que você indicou já estavam realizados e não solucionaram o problema. Fiz alguns testes inclusive com outro modelo da Bematech, o MP 4200-TH, mas o comportamento é exatamente o mesmo.
Pesquisei mais a fundo e encontrei uma possível solução relacionada ao Avahi, neste link aqui.
Ao seguir essas instruções do link, modificando o arquivo nsswitch.conf e readicionando a impressora compartilhada no PC destino, algo chegou a sair nela, mas foi a mensagem de erro abaixo:
Quando reverto o arquivo nsswitch.conf à sua condição original, o problema de localização persiste assim que envio qualquer trabalho de impressão, como no print a seguir - seja com a MP 2500-TH ou com a MP 4200-TH:
Ah, e estou utilizando os últimos drivers na Bematech, disponíveis no repositório oficial da Elgin no GitHub.
Você teria algum outro palpite do que poderia estar acontecendo? Quero muito levar este projeto à frente, visto que o Mint está se provando uma excelente alternativa ao Windows e que, para as nossas necessidades, é um sistema que nos atende muito bem! Só nos falta realmente matar essa charada
(Off)
Por curiosidade o programador não torceu o nariz pra fazer esse PDV não? Ou não chegou a cobrar um valor meio salgado pra manter suporte?(fim da LTS no caso)
Tente usar isto no lugar da URI de dispositivo que você colocou:
ipp://ip-do-servidor:631/printers/nome-da-impressora
Verifique também os drivers novamente, há casos em que apenas o driver genérico funciona. Visto que na máquina “servidor” a impressora funciona normalmente, certifique-se que na máquina “cliente” esteja utilizando o mesmo driver.