Compartilhamento de documentos via rede pop-os <-> windows

Olá! Sou novo no mundo linux e recentemente andei experimentando algumas distros e gostei muito do pop-os, porém uma coisa importante pra mim é conseguir compartilhar arquivos via rede entre o linux e o meu windows, e no pop-os não consegui achar uma opção viável como existe no ubuntu(que é simples, eficiente e tenho acesso total a ele no meu windows).
Alguém tem alguma sugestão de como fazer esse compartilhamento via rede de maneira prática e boa?
Um abraço a todos!

A muito tempo atrás vivia tendo problemas com o compartilhamento de pastas e arquivos, então comecei a fazer manualmente e nunca mais tive dor de cabeça, usando o samba é tudo bem tranquilo, se for do seu interesse me avise que posto um passo a passo rápido aqui para você.

Olá, @alovictor! Bem vindo ao clube! hahah

Como o Michell disse, a forma mais simples é usar o Samba, que é uma biblioteca de compartilhamento compatível com os protocolos do Windows, o que permite acessar os arquivos de um PC com Linux a partir de um PC com Windows como se fosse um PC Windows. A maioria das distribuições já trazem essa biblioteca pré-instalada e configurado, restando compartilhar as pastas que desejar. Porém, eu criei uma VM com o PopOS para testar e aparentemente essa distro não faz isso.

@MichellHenrique, ajudaria bastante esse tutorial que você falou! Ainda mais agora com tanta gente migrando para o Linux / Pop_OS.

@Dio, seria uma boa atualizar esse tutorial para incluir essas novas explicações:

Ainda não tive contato com o POP!OS, mas estranho mesmo não possuir o compartilhamento implementado @brunonzanette. Enfim, eu simplesmente faço funcionar para quebrar um galho aqui pra mim, um tutorial seria melhor mais detalhado e com mais explicações.

De qualquer forma, eu sempre faço assim nos derivados do debian / ubuntu:

1- Geralmente o samba ja vem instalado nas distribuições linux, se não vier (como meu caso que estou usando o Zorin, e se me lembro bem o Xubuntu também não vem com ele instalado):
$sudo apt install samba

2- Crio uma pasta geralmente na raíz para o compartilhamento:
$sudo mkdir /Compartilhamento

3- Permissão de leitura e escrita recursiva para todos os usuários: :grimacing:
(faz de conta que resolvo de uma forma melhor, kkkkkkk)
$sudo chmod -R 777 /Compartilhamento

4- Edite o arquivo /etc/samba/smb.conf
$sudo nano /etc/samba/smb.conf

5- Adicione as linhas no final:
[Compartilhamento]
path = /Compartilhamento
browseable = yes
public = yes
read only = no
guest ok = yes

6- Reinicie o samba:
$sudo /etc/init.d/smbd restart

Obs: Sei que não é a melhor maneira ou a forma ideal, porém, sempre funciona.

Edit: Esqueci do print, simples assim…

1 curtida