Compartilhamento de arquivos com NFS em rede IPv6

Olá pessoal, tudo bem?
Seguinte… utilizando o nmcli do NetworkManager setei um ipv6 estático pra minha máquina desktop (Debian 10, KDE). Realmente funcionou, pois consigo dar ping6 nele de outra máquina e pacotes são retornados normalmente. Mas quando tento montar um diretório que estou compartilhando dele (Debian) via NFS em uma segunda máquina (Debian), não consigo.
O comando na segunda máquina sudo mount -t nfs IPv6:diretório diretório-de-montagem retorna mount.nfs: mount system call failed
Porém, consigo montar utilizando ipv4. Logo concluo que devo ter estragado alguma coisa do IPv6 ou falta alguma configuração no NFS.
Alguém ai pode me ajudar por favor?
Valeuuu

No wiki do arch, mostra algumas configurações, talvez ajude

https://wiki.archlinux.org/index.php/NFS

1 curtida

Está usando o ipv6 dentro de colchetes?

sudo mount -t nfs [IPv6]:/diretório diretório-de-montagem

Pode também adicionar o nome do servidor no arquivo /etc/hosts, pra não precisar ficar “feio” o comando e cheio de números. Daí usa da maneira comum, com o nome do servidor, que será resolvido em ipv6 automaticamente.

Pode ir na wiki do gentoo, tem essa informação e muito mais pra você! hehehe
https://wiki.gentoo.org/wiki/Nfs-utils

1 curtida

Galera, aparentemente meu problema não era especificamente com o IPv6, mas com o escopo (scope) do endereço. Estava fazendo com endereço de escopo link-local (fe80:…) , mas quando setei um endereço estático de escopo global para a segunda máquina (cliente) e repeti o processo (reconfigurando o necessário lado server, claro), deu tudo certo.
Uma vez que consegui fazer o compartilhamento com ipv6, considero o tópico solucionado. Mas se algum entendedor de redes puder dar algumas explicações sobre isso, ficarei agradecido (inclusive no link que o @Deleterium compartilhou, a pessoa usa aparentemente link-local. Tentei utilizar umas lógicas de lá >>> ipv6%iface <<< mas num deu certo).

Agradeço a todos que me ajudaram,

Só pra constar, o comando ficou:
sudo mount.nfs4 [ipv6-global]:/dir /dir-montagem

testei editando /ets/hosts
ipv6-global debian

e deu certo, ficando:
sudo mount.nfs4 debian:/dir /dir-montagem

1 curtida