Compactação da partição pra economizar espaço em SSD:

Pra você que tem SSD pequeno, essa dica pode ser bem útil

2 curtidas

Uma Observação, a compressão de dados no BTRFS só acontece com arquivos novos, ou seja, se vc instalou o sistema em btrfs sem compressão e configurou a compressão só depois, isso só vai valer para arquivos novos que forem instalados!

BTRFS tem suporte para o ZSTD, o lzo quando usava no manjaro tinha muito pico de uso de CPU, hoje uso com zstd e a CPU tá bem relax!

Como eu expliquei no vídeo (indiretamente) há como forçar a compressão após a instalação do sistema.

Aqui, não tive esse problema. Quem tá devorando minha CPU é o Chrome (mais isso ele sempre fez). Toda hora o Chrome come de 10 a 20% da CPU.

Como eu havia explicado lá no vídeo (indiretamente) há como forçar a compressão após a instalação do sistema.

Eu não recomendaria compressão no /var/log, pois o acesso para gravação é muito frequente. Pode até configurar para não manter log do sistema, mas fica além do tutorial apresentado, e depende da distribuição.

Existe um pacote específico para mostrar o ganho com a compressão. Instale o btrfs-compsize e ele já dá as estatísticas certinho.

É engraçado pq nunca tive problemas com a compressão dos logs.

normalmente o btrfs por padrão, separa as pastas de log do sistema, ou seja a compressão não afeta os logs! fica em subvolume separado pelo sistema!

Perfeita colocação.

Porém eu não quis entrar no mérito de subvolumes, pois no vídeo do colega só existe o volume padrão e o comando usado para comprimir os arquivos foi usado na partição raiz inteira. Tanto é o caso que na minha instalação eu optei por comprimir recursivamente apenas a pasta /usr, que é extremamente maior, mesmo tendo subvolumes para /var/log, /root e /.snapshots

Acabei de confirmar, aqui todas as pastas tão compactadas mesmo.

1 curtida

no FSTAB vai aparecer só o / mesmo, mas se colocar o comando das ferramentas do btrfs o var fica separado