Como voltar ao HD após ter o acesso negado?

Olá Pessoal, Blz?

Na hora de instalar o EOS optei pela criptografia do HD, mas se por algum motivo eu digitar a senha errada, o “sistema” entra no modo “b rescue” e por falta de conhecimento não sei como devolver a funcionalidade do HD via comando no terminal. Só consigo usar o pc novamente desligando o Desktop no botão liga/desliga e reiniciando para poder inserir a senha corretamente.

Veja:

Observação: Antes de instalar o EndeavorsOS com Gnome 40, instalei o Pop OS 21.04 Cosmic e, nesse quesito, é mais amigável, onde tem uma tela mais polida e não entra no modo “b rescue”. Há uma tela centralizada com informações de senha bem ou malsucedidas.

O pessoal mais experiente nesse assunto pode me ajudar nesta questão?

Não haveria outra forma de aviso menos abrupto em que o usuário, ao errar a senha, o que pode ocorrer por inúmeros fatores, podendo digitar a senha novamente sem ter que desligar o desktop e reiniciar todo processo novamente?

Não poderia ser o mesmo procedimento da tela de login, onde podemos digitar novamente sem ter que reiniciar o Desktop quando houver um erro de digitação da senha? Infelizmente os desenvolvedores do EOS dizem que está é a forma correta de criptografia! Será?

É complicado e inseguro fazer qualquer alteração a este respeito?

Desde já agradeço pela atenção de sempre!