Como vocês configuram suas máquinas para games?

Então galera, é meu primeiro tópico por aqui, então caso eu termine falando besteira, me corrijam, por favor :slight_smile:
Bem, eu migrei do Windows para o Ubuntu recentemente (18.04.3 LTS), então ainda tô descobrindo as coisas nesse mundo open-source.
Vamos ao que interessa: Uso um notebook gamer. Configurações: Core I5 7300HQ, GTX 1050 mobile, 8gb de ram, HD de 1 TB. Acho que não esqueci nada.
Instalei os drivers da minha placa de vídeo (usei o tutorial do Diolinux pra isso). Também instalei algumas coisas relacionadas ao Vulkan. Também estão instalados Wine e Winetricks.
Dito isso, sempre que tento rodar alguns games, em específico, GTA V, Dark Souls Remastered ou Dark Souls III, Dragon Ball FighterZ, e alguns outros jogos, eles ficam numa tela preta por aproximadamente 10 segundos, e fecham sozinhos.

Sim, eu sei, esses jogos são de Windows, e não há garantia alguma de que eles irão rodar aqui na minha máquina. Tranquilo quanto a isso. Mas não consigo engolir ter uma máquina razoavelmente boa pra games, e jogos com avaliações tão boas no ProtonDB como os que eu citei, apresentarem todos, exatamente, o mesmo problema. Faltou instalar mais algo? Existe algo que eu possa fazer? Estou disposto até mesmo a mudar de distro, se for necessário.

Agradeço a qualquer resposta que eu tiver. E obrigado pela atenção.

2 curtidas

Primeiro instala o Wine seguindo os passos deste tutorial em específico.

Depois se quiser instalar o Lutris, siga este tutorial.

Lembro que para que o launcher da Rockstar/GTA V funcionasse era necessário instalar as fontes da Microsoft, ouvi falar que isso não é mais necessario, mas só por garantia acho bom instalar.

sudo apt install ttf-mscorefonts-installer

Depois disso assista ao vídeo abaixo. Alguns pacotes que são mencionados neste vídeo não são mencionados nos tutoriais acima, então é importante que você assista ao vídeo com bastante atenção a todos os pacotes que o @CanalOCaraDoTI2 ensina a instalar.

4 curtidas

Também acho interessante que você abra o aplicativo “Programas e Atualizações” e na aba “Drivers Adicionais” veja e nos diga qual é a versão do driver de vídeo que está em uso.

3 curtidas

Esqueci de mencionar isso. Atualmente, uso a versão 430 (open source) do driver de vídeo.
Vou fazer tudo o que vc recomendou no post anterior, e assim que eu testar tudo, volto com o resultado.
A propósito, outra coisa que esqueci de comentar é que também já tentei rodar meus games pelo Lutris, mas dá na mesma. Daí desinstalei.

So reforçando o q @Jedi_Fonseca disse, veja se na Steam o Proton esta habilitado para rodar em todos os jogos da sua Biblioteca:

Outra dica, se vc for usar o Lutris, é ativar nas configurações avançadas do game, o ICD Loader, pois eu tb tenho um notebook gamer, e sem ativar essa opção os jogos não rodam.

3 curtidas

To vendo seu vídeo nesse exato momento, mas o detalhe é que não uso o Lutris. Meus jogos são todos da Steam. Certeza que esse vídeo vai me ajudar assim mesmo?

1 curtida

@Jedi_Fonseca @CanalOCaraDoTI2
Então, galera, fiz o que pediram. Tudo conforme manda o figurino.
Enquanto assistia ao video, eu ia instalando as paradas. Só vi que NÃO era pra instalar o mesa drivers quando foi tarde demais. Mas olhei um video rapido de como desabilitar o nouveau, então de boa.
Mas no final das contas deu no mesmo. Boa parte do que tinha no vídeo eu já havia instalado. E o Wine, desinstalei o meu pra instalar direto do site lá, como mandaram.
Testei o Dark Souls III aqui, e dá a mesma coisa: tela preta por 10 segundos, e fecha sozinho.
O GTA V, esqueci de comentar, avisa que não foi encontrado DirectX pra ele. Já segui tudo o que tinha no ProtonDB, e nada.
E sim, eu tenho a caixinha marcada lá na Steam. Se eu não marcar, os jogos de Windows não aparecem disponíveis pra instalar. Já troquei versões do Proton, mas também não funciona. E também já brinquei com as launch options, como forçar o jogo a usar vulkan ("-vulkan", sem aspas). Isso resolveu uns bugs de sons que eu tinha em outros games, mas nesses que eu citei, nada parece funcionar. Games no Linux são loteria assim mesmo? É meio frustrante ter o hardware que rode o game, ver geral jogando numa boa, e vc não.

Eu não tinha conseguido rodar o F1 2016 via Steam/Proton até que testei as instruções do projeto PlayonGit, instalando o Steam via Wine, conforme informo no link abaixo.

https://plus.diolinux.com.br/t/a-valve-nao-ira-mais-suportar-oficialmente-o-ubuntu-a-partir-da-versao-19-10/5511/79?u=jridel

O resultado foi esse do vídeo

3 curtidas

@jridel
Boa ideia. Só me chateia o fato que vou ter que reinstalar TODOS os meus jogos. E alguns deles, como GTA V ou Team Fortress 2, são bem grandinhos. Sem contar o fato que terei que rodar todos os games, até mesmo os nativos Linux, como já é o caso do Team Fortress 2, também via Wine.
Farei isso quando tiver mais tempo, e voltarei a responder com os resultados quando testar ao menos 1 jogo, mas pelo que to vendo, realmente a solução é mudar de distro. Não queria, pois amei usar Ubuntu, mas não me resta muita escolha pelo visto. Gostaria de usar o Manjaro. Vocês recomendam? Ou existem outras distribuições melhores pra games?

Seria interessante se o pessoal da Steam desse uma olhada neste projeto, pois o Proton usa o wine na execução. Talvez seja até possível com uma analise melhor alterar a configuração do wine usado pelo Proton da Steam para utilizar a mesma configuração indicada no PlayOnGit.

1 curtida

o mais fácil é a steam, instalando a steam e o drive de video e pacotes vulkan ta pronto, lutris vc tem que ter certeza que o wine esteja instalado, não lembro como é no ubuntu 18.04, o procedimento do site nunca da certo comigo, quando vou instalar no mint ou no ubuntu tenho que procurar um topico antigo aqui do forum pra conseguir instalar. no 19.04 tive que adicionar uma ppa com as dependências por que o repositório não tem.

@jridel
Então, temos outro problema. O instalador da Steam de Windows não executa.
E sim, eu tenho Wine instalado, instalei do jeitinho que indicaram mais pra cima. Infelizmente não rolou.
Alguém tem outra ideia?
PS.: Isso é recente. Eu tenho um joguinho MUGEN aqui que sempre rodei com Wine sem problemas, mas esses dias fui tentar jogar ele, e ele parou de abrir. Eu executo ele, e nada ocorre. Mesmo reinstalando o Wine como falaram, o problema persiste.

Edit: Consegui executar ambos os programas, mas sou obrigado a fazer isso pelo terminal, com o comando “wine programa”, sem as aspas. Alguém poderia me indicar como resolver isso também? Antes eu só clicava no arquivo e pronto, ele usava o Wine sozinho.
E quando eu quiser executar a Steam versão Windows, onde acho o executável?

Edit2: Instalei a Steam versão Windows aqui, instalei pra testar o Dark Souls Remastered, e por incrível que pareça, o jogo iniciou. O problema é que deve ta rodando a tipo, 1 frame por segundo. Tá injogável, mas pelo menos iniciou. Será que dá pra fazer alguma coisa quanto a isso? Ninguém no ProtonDB teve um problema similar ao meu, quanto a esse jogo.

Qual versão do Proton você tentou? Tente a versão mais atual e depois a mais antiga para ver se o problema persisti, também verifique se as libs em 32 bits estão instaladas no sistema.

Já testei TODAS as versões do Proton, e como instalei usando o tutorial que forneceram mais acima, tenho certeza que as libs em 32bits também estão instaladas. Não é isso.

Fui da uma olhada nos comentários do site www.protondb.com e sobre o GTA V muitos estão falando sobre o “WINEDLLOVERRIDES=winedbg.exe=d %command%” que configuraram isso no launch do jogo pra poder funcionar… São comentários em inglês mas nada que um tradutor não resolva hehe. Olha lá no site sobre o que falam em cada jogo que você quer pode ser que surja alguma luz.

1 curtida

Essa linha de comando já vem por padrão, adicionada nas launch options. Sem contar que isso resolve apenas pra jogar online. Mesmo sem esse comando, pra jogar offline, o jogo deveria funcionar. No meu caso, no modo história mesmo, offline, ele crasha e fala que não tem DirectX, como falei mais acima. Nem com toda a macumba do mundo eu consigo fazer ele rodar aqui.

Acabei vendo aqui que você usa notebook com placa NVIDIA… Você tem o bumblebee instalado?? ele é essencial pra jogos em notebooks com placa Intel e NVIDIA.

Não é necessário, eu já estou com a placa nvidia rodando aqui, tudo do jeitinho que tem que ser. Procurei a respeito disso antes de vir aqui no forum.

Qual a versão do driver? O Sistema de Arquivos que você está usando na raiz é o EXT4? Poste o resultado dos seguintes comandos:

vulkaninfo

glxinfo | grep -i opengl

glxinfo | grep -i render

E já tentou forçar o uso do OpenGL nos jogos?

PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Ou no GTA V desativar o Esync

PROTON_NO_ESYNC=1 %command%

@Keviny
No caso, normalmente eu forço a utilização do Vulkan nos jogos, nunca tentei forçar OpenGL. Vou testar isso.
Sobre os comandos, vamos lá:

vulkaninfo:

==========
VULKANINFO

Vulkan Instance Version: 1.1.101

INTEL-MESA: warning: …/src/intel/vulkan/anv_device.c:1250: FINISHME: Implement pop-free point clipping

Instance Extensions:

Instance Extensions count = 17
VK_EXT_acquire_xlib_display : extension revision 1
VK_EXT_debug_report : extension revision 8
VK_EXT_debug_utils : extension revision 1
VK_EXT_direct_mode_display : extension revision 1
VK_EXT_display_surface_counter : extension revision 1
VK_KHR_device_group_creation : extension revision 1
VK_KHR_display : extension revision 23
VK_KHR_external_fence_capabilities : extension revision 1
VK_KHR_external_memory_capabilities : extension revision 1
VK_KHR_external_semaphore_capabilities: extension revision 1
VK_KHR_get_display_properties2 : extension revision 1
VK_KHR_get_physical_device_properties2: extension revision 1
VK_KHR_get_surface_capabilities2 : extension revision 1
VK_KHR_surface : extension revision 25
VK_KHR_wayland_surface : extension revision 6
VK_KHR_xcb_surface : extension revision 6
VK_KHR_xlib_surface : extension revision 6
Layers: count = 5

VK_LAYER_LUNARG_standard_validation (LunarG Standard Validation Layer) Vulkan version 1.0.101, layer version 1
Layer Extensions count = 0
Devices count = 2
GPU id : 0 (GeForce GTX 1050)
Layer-Device Extensions count = 0
GPU id : 1 (Intel® HD Graphics 630 (Kaby Lake GT2))
Layer-Device Extensions count = 0

VK_LAYER_VALVE_steam_fossilize_32 (Steam Pipeline Caching Layer) Vulkan version 1.1.73, layer version 1
Layer Extensions count = 0
Devices count = 2
GPU id : 0 (GeForce GTX 1050)
Layer-Device Extensions count = 0
GPU id : 1 (Intel® HD Graphics 630 (Kaby Lake GT2))
Layer-Device Extensions count = 0

VK_LAYER_VALVE_steam_fossilize_64 (Steam Pipeline Caching Layer) Vulkan version 1.1.73, layer version 1
Layer Extensions count = 0
Devices count = 2
GPU id : 0 (GeForce GTX 1050)
Layer-Device Extensions count = 0
GPU id : 1 (Intel® HD Graphics 630 (Kaby Lake GT2))
Layer-Device Extensions count = 0

VK_LAYER_VALVE_steam_overlay_32 (Steam Overlay Layer) Vulkan version 1.1.73, layer version 1
Layer Extensions count = 0
Devices count = 2
GPU id : 0 (GeForce GTX 1050)
Layer-Device Extensions count = 0
GPU id : 1 (Intel® HD Graphics 630 (Kaby Lake GT2))
Layer-Device Extensions count = 0

VK_LAYER_VALVE_steam_overlay_64 (Steam Overlay Layer) Vulkan version 1.1.73, layer version 1
Layer Extensions count = 0
Devices count = 2
GPU id : 0 (GeForce GTX 1050)
Layer-Device Extensions count = 0
GPU id : 1 (Intel® HD Graphics 630 (Kaby Lake GT2))
Layer-Device Extensions count = 0

Presentable Surfaces:

GPU id : 0 (GeForce GTX 1050)
Surface type : VK_KHR_xcb_surface
/build/vulkan-tools-_xrZWD/vulkan-tools-1.1.101.0+dfsg1/vulkaninfo/vulkaninfo.c:1335: failed with VK_ERROR_INITIALIZATION_FAILED

Para o glxinfo | grep -i opengl, deu isso:

OpenGL vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL renderer string: GeForce GTX 1050/PCIe/SSE2
OpenGL core profile version string: 4.6.0 NVIDIA 430.40
OpenGL core profile shading language version string: 4.60 NVIDIA
OpenGL core profile context flags: (none)
OpenGL core profile profile mask: core profile
OpenGL core profile extensions:
OpenGL version string: 4.6.0 NVIDIA 430.40
OpenGL shading language version string: 4.60 NVIDIA
OpenGL context flags: (none)
OpenGL profile mask: (none)
OpenGL extensions:
OpenGL ES profile version string: OpenGL ES 3.2 NVIDIA 430.40
OpenGL ES profile shading language version string: OpenGL ES GLSL ES 3.20
OpenGL ES profile extensions:

Pro terceiro comando, deu isso:

direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: GeForce GTX 1050/PCIe/SSE2
GL_ARB_conditional_render_inverted, GL_ARB_conservative_depth,
GL_NVX_conditional_render, GL_NVX_gpu_memory_info, GL_NVX_nvenc_interop,
GL_NV_command_list, GL_NV_compute_program5, GL_NV_conditional_render,
GL_NV_path_rendering, GL_NV_path_rendering_shared_edge,
GL_NV_shader_thread_shuffle, GL_NV_stereo_view_rendering,
GL_ARB_compute_variable_group_size, GL_ARB_conditional_render_inverted,
GL_NVX_conditional_render, GL_NVX_gpu_memory_info, GL_NVX_nvenc_interop,
GL_NV_command_list, GL_NV_compute_program5, GL_NV_conditional_render,
GL_NV_path_rendering, GL_NV_path_rendering_shared_edge,
GL_NV_shader_thread_shuffle, GL_NV_stereo_view_rendering,
GL_EXT_multisampled_render_to_texture,
GL_EXT_multisampled_render_to_texture2, GL_EXT_occlusion_query_boolean,
GL_EXT_render_snorm, GL_EXT_robustness, GL_EXT_sRGB,
GL_NV_clip_space_w_scaling, GL_NV_conditional_render,
GL_NV_path_rendering, GL_NV_path_rendering_shared_edge,
GL_NV_shadow_samplers_cube, GL_NV_stereo_view_rendering,
GL_OES_element_index_uint, GL_OES_fbo_render_mipmap,
GL_OVR_multiview_multisampled_render_to_texture

Quanto ao GTA V, vou ter que baixar de novo pra testar esses 2 comandos. Vou testar assim que der.

1 curtida