Como você organiza seus arquivos?

Enquanto eu arrastava arquivos para cá e para lá, me veio uma questão à cabeça… Será que existe um padrão na forma como as pessoas organizam seus arquivos?

Eu, por exemplo, uso a pasta Área de Trabalho (mesmo em DEs com ela inativa, a pasta ainda existe), e deixo nela pastas como “Pesquisas”, “Projetos” e “tmp” – onde, na última, configuro para o navegador salvar os Downloads. Também salvo arquivos importantes na Área de Trabalho. Sendo assim, eu tiro o uso das pastas Downloads e Documentos. Ainda uso as pastas Imagens e Músicas.

4 curtidas

Tenho várias distros e várias /home, e não guardo nada nelas.

Cada /home tem 15 GiB – apenas para os arquivos “invisíveis” (configurações, histórico de comandos, entre outros) – e às vezes esvazio o cache dos aplicativos mais gulosos, para não gastar espaço à toa.

O Gwenview (KDE), por exemplo, vai gerando e acumulando thumbnails de todas as imagens que você já visualizou na vida, ano após ano. – Não há vantagem alguma em manter isso.

Na imagem, as partições de dados (no alto), e as partições-raiz e /home das distros (embaixo):

Por enquanto, ainda mantenho na /home alguns scripts e alguns TXT’s gerados por eles. – Um dia, vou mover isso para uma pasta própria (e colocá-la no PATH) – mas por enquanto ainda acho prático abrir a /home e já editar rapidamente os scripts:

Os downloads do navegador vão direto para uma partição de dados. – No momento, “Warehouse/Books_inbox” é minha pasta de uso corrente, para qualquer coisa que eu baixe da internet. – Se for algo sobre informática, depois movo para a pasta “Byteria”:

Os downloads do yt-dlp e do KDE Connect ainda vão para a /home (enquanto não configuro), mas logo em seguida movo para uma partição de dados – “Warehouse/Photos” (após renomear as fotos em massa) e “Depot1/Videos” (após renomeá-los individualmente, pois são poucos de cada vez).

As fotos estão classificadas pelos meses. – No fim do ano, vou mover as 12 pastas para “2022”, e começo a criar pastas “2023-01”, “2023-02” etc.:

Na partição “Depot1”, ficam os Vídeos, além dos arquivos pouco usados – inclusive as “Fotos” de 2000 a 2019; e “XTudo”, que era minha partição de uso diário até 2019 – e o backup das partições “Sites”, “Works”, “Warehouse”:

Num SSD externo, “Depot2” é uma cópia de “Depot1”. – Portanto, tenho um backup de tudo – e 2 backups de “Sites”, “Works”, “Warehouse”. – Em geral, atualizo todos os backups em poucos minutos, aos Domingos (após atualizar as distros).

Essas estruturas tendem a ser semelhantes – com nomes um pouco diferentes, no caso do material mais antigo:

Sei em quais pastas e sub-pastas se encontra cada tipo de arquivo – muitos deles, com as datas e horas também nos nomes – e acrescento algum sufixo relevante, por exemplo, “Esplanada”, “Catedral”, “Metro”, “GParted”, “Grub”, “Cachórros”, “Cajueiro” etc.

Pelo Dolphin, em poucos segundos encontro tudo que se refira a uma distro, ou a um local do DF, ou “Machado de Assis” etc. – procurando na partição / pasta onde sei que está, conforme seja anterior ou posterior a 2020, e assim por diante.

Em poucos casos de dúvida, faço a busca em “Depot1”, onde sei que existe cópia de tudo que existe nas outras partições. – O Dolphin raramente demora mais de 60 segundos para encontrar todos os arquivos com aquela string no nome – apesar de eu ter desabilitado a tal da “indexação” (baloo_file, acho).

A busca pelo conteúdo dos arquivos – por exemplo, “sysv” dentro de todos os TXT’s, mesmo misturados com milhares de JPG’s – também é muito rápida, pelo Dolphin.

Em casos ainda mais raros, uso o KFind para uma busca avançada, envolvendo “nome” “faixa de tempo”, “proprietário dos arquivos” etc. – e isso dificilmente leva mais de 1 minuto, mesmo entre os 640 mil arquivos em “Depot1”.

Dentro das partição-raiz da distro em uso, prefiro usar alguns comandos no Konsole, em modo root.

Já faz umas eras que eu abdiquei o esquema de pastas, eu atualmente uso TAGs com um utilitário que eu mesmo desenvolvi, se um arquivo entra na pasta downloads por exemplo ele identifica o tipo de arquivo, o nome e a data de criação pré adicionando nas tags, por exemplo, baixei um arquivo PDF dia 4/6/2022, ele registra automaticamente nas tags

Downloads
Documentos
PDFs sem categoria
4-6-2022
6-2022

E se o nome tiver mais números e símbolos que letras adiciona uma tag especial com “nomes problemáticos”, ele ainda passa alguns filtros no nome do arquivo como trocar _ por espaços e arrumar a capitalização do nome

A única excessão são projetos envolvendo programação, eu ainda não vi uma forma de automatizar então tem uma pasta chamada “Projetos” na minha /home

1 curtida

Eu tô buscando uma forma ainda mais categorisada de organizar mas ainda não consegui pensar em algo satisfatório, mas minha bagunça se foi eu tenho tudo a 1 clique ou hashtag de distância

Ainda não tenho uma maneira definitiva de fazer isso, mas o que tenho tentado é criar alguns diretórios para coisas específicas.

Dentro de ~/Documentos, criei:

1. Anotações/ - Guardar qualquer tipo de nota: ideias, documentação rápida, coisas que eu quero ver mais tarde;
  2. Meus Cursos/ - contém subdiretórios com o nome de cada curso, e estes armazenam anotações referentes aos cursos que estou seguindo;
  3. Meus Textos/ - Guardo as coisas que escrevo: artigos, poemas, e outros tipos de textos mais longos.

Em ~/Downloads fica tudo que eu baixo e não tem uma classificação até o momento, normalmente fica bagunçado e eu mando tudo para o lixo.

Tenho um diretório ~/Livros para guardar os livros que estou lendo no momento (PDF, EPUB, etc) e nunca possui uma quantidade grande de itens porque vou apagando conforme necessário.

Já no diretório ~/Música eu crio subdiretórios com o nome do artista, dentro dele outro com o nome do álbum:
~/Música/Artista/Álbum/Faixas

Tenho um diretório reservado para os projetos, e dentro dele existem subdiretórios para cada projeto. É dentro dele que eu faço um git clone por exemplo:
~/Projetos/Projeto1
~/Projetos/Projeto2

Não estou satisfeito com isso e continuo buscando formas melhores de organizar meus arquivos. Também andei pensando em algum sistema de classificação usando tags, mas ainda não pesquisei nada sobre isso. Precisa ser fácil e confortável para usar.

1 curtida

Olá :vulcan_salute:

Eu guardo todos meus arquivos num HD externo. Eu não uso home separada, é integrada no /.

O que faço é criar um link simbólico chamado HD de cada pasta do HD externo em cada pasta respectiva na home.
A única pasta que crio na minha home fora as que já são padrão é uma pasta chamada Games.
Ah! E eu também escondo as pastas Público e Modelos.

Existem também outros diversos arquivos e pastas do HD que crio links simbólicos na home, como a pasta que salvo meus torrents do qBittorrent (que está em Downloads) ou do meu arquivo .bashrc que é customizado.

Enfim, não gosto de “poluir” minha home, até porque depois seria trabalhoso se precisasse formatar, e esse lance de criar links simbólicos é bem bom pois aí não precisar duplicar arquivos. Também não salvo arquivos e pastas na área de trabalho, a mantenho “limpa”; mas a uso quando querer salvar algo temporário, e aí depois apago.

2 curtidas

Sou meio desorganizado, mas os meus documentos mais importantes estão organizados em pastas por nome dentro. Costumo colorir as pastas que uso com mais frequência.

1 curtida

Fora os atalhos de programas recorrentes, gosto de usar a Área de Trabalho para deixar arquivos temporariamente para edição ou transferência externa por questão de praticidade.
P.S.: “Odeio” área de trabalho inútil que só existe para exibir papel de parede, portanto, fujo de sistemas operacional com o desktop inativo. Sim, eu sou tradicionalista nesse e em outros aspectos da boa e velha “Informática”.

Em todos os ambientes(celular, computador e serviços de armazenamento em nuvem) nos quais possuo arquivos, mantenho 4 pastas com os nomes: 01Trabalho, 02Pessoal, 03Lazer e 04Outros.

(Os números são para mantelas sempre na mesma ordem, e com prioridade sobre as demais pastas do sistema, quando ordenadas em ordem alfabética.)

• Em 01Trabalho ficam subpastas referentes a alguma área dos meus projetos de âmbito profissional.
    Dentro de cada subpasta ficam outras subpastas com os nomes dos projetos e seus respectivos arquivos.
    Ex:
01Trabalho
 /GitHub
 /YouTube
 /Facebook
  • Em 02Pessoal ficam arquivos pessoais, em sua maioria fotos e vídeos com recordações de família, tempos de escola, viagens e outros registros do tipo.

• Em 03Lazer ficam pastas com livros, músicas e outras formas de entretenimento.

• Em 04Outros ficam os demais arquivos que não se encaixam nas outras pastas, tais como scripts, imagens e vídeos aleatórios para usar em alguma edição futura, arquivos temporários, imagens para pesquisar depois, etc.

Mantenho essa estrutura em todos os meus dispositivos e na nuvem por questões de sincronização e backup.

Utilizo o Syncthing para sincronizar as pastas entre o celular e o computador e o cliente desktop do pCloud para sincronização entre o Computador e o serviço de nuvem homônimo.

Ambos com alguns filtros e restrições para evitar subpastas e arquivos desnecessários em algum dispositivo.

Exemplos:

1. A pasta /01Trabalho/GitHub contém repositórios sincronizados com o GitHub, então sincronizo ela apenas com o celular(para editar código quando só tenho meu celular a mão).
  2. Arquivos temporários na pasta /04Outros ficam somente nos dispositivos onde foram criados, pois não há necessidade de sincronizá-los.

Manter esse sistema requer algum tempo para organizar novos arquivos que chegam por downloads ou são criados no dia a dia.

Por isso, deixo para fazer essa organização apenas uma vez por semana, geralmente aos sábados.

Nesse dia, analiso as pastas: /Área de trabalho, /Documentos, /Música, /Imagens, /Vídeos e /Downloads no computador e decido o que deve ser movido para minha estrutura pessoal de pastas e o que deve ser deletado.

O mesmo vale para os arquivos no celular.

1 curtida

Não sou das pessoas mais organizadas, mas para o meu perfil, eu descobri que quanto mais pastas meu sistema possui, mais perdida eu fico. Então meu sistema se baseia em ter o mínimo de pastas que eu puder e focar no nomes padrões de arquivos para facilitar a busca.

Então pra isso eu uso um sistema de “tags” - que não são tags, são apenas formas como eu renomeio meus arquivos. Eu fiz assim, pq uma vez tentei organizar por pastas como todo mundo fazia e eu sempre bugava ao tentar guardar certos aquivos.

Por exemplo: eu tinha uma pasta Fisioterapia e outra pasta para arquivos de Empreendedorismo. Aí eu baixava uma cartilha sobre empreendedorismo na Fisioterapia e ficava perdida em qual pasta eu teria que guardar. Então agora pra ficar mais fácil eu jogo tudo dentro de uma pasta chamada “Biblioteca” e renomeio, por exemplo, para “Cart_ft_empreend_inovacoes_tecnologicas_na_fisioterapia.pdf”, onde “Cart” é minha tag padrão para cartilhas, “FT” é minha tag padrão para fisioterapia e “Empreend” é minha tag padrão para arquivos de empreendedorismo, o restante é apenas o título do arquivo. Assim, toda vez que quero pesquisar algum arquivo relacionado a fisioterapia e empreendedorismo, basta digitar na busca “Ft” e “Empreend”.

O problema desse sistema é que tem que ter rotina para organizar os arquivos, pelo menos uma vez por semana e as vezes os nomes dos arquivos ficam grandinhos. O lado bom é que dá pra encontrar arquivos em segundos, sem precisar entrar em um monte de pastas.

3 curtidas

Acho que a única pasta organizada no meu sistema é a de músicas, o restante não ligo muito pois uso a pesquisa para isso, não que seja impossível na pasta de músicas, mas é mais prático para mim saber aonde elas estão, na pesquisa lista bastantes, porém tem os extras que não aparecem.

Compartilho da sua dor, pastas são minhas inimigas naturais, na minha visão foi o maior erro de UX da computação até hoje

1 curtida

Nossa, vi muitas boas ideias aqui com as outras respostas, então resolvi sugerir a minha metodologia.

Meus “dotfiles”, são links simbólicos para um projeto git que contém somente dotfiles e scripts de uso geral. Quando eu preciso encontrar um arquivo eu uso ferramentas como find, plocate ou ack/grep.

Eu tenho um storage separado para arquivos, que é formatado como ntfs e montado com fmask=0113 para impedir arquivos executáveis, dificultando a contaminação com vírus.

Dentro da minha /home/$USER eu tenho links simbólicos para pastas como Downloads, Imagens, Músicas, Videos e “Documentos” apontando para pastas equivalentes dentro deste “storage” adicional que também é compartilhado com o Windows e outras distros. Na pasta “Documentos”, os arquivos são uma bagunça e eu tento organizar por “prefixos”, para que arquivos do mesmo assunto fiquem próximos quando ordenados por ordem alfabética, mas acho que a ideia de tags vai funcionar muito melhor pra mim.

Tenho uma pasta onde ficam meus projetos de desenvolvimento de software, organizados com uma sub-pasta para cada empresa ou pelo ambiente de programação para outros projetos, como java, kotlin, python, go e rust que eu estou aprendendo. Tenho um script que navega a estrutura de pastas recursivamente até encontrar uma subpasta .git e executar um git fetch, pra manter os arquivos sempre atualizados.

5 curtidas

Genial, uma home só pra 2 sistemas

Caraca essa ideia de tag nos arquivos é uma boa. Geralmente eu não esqueço o nome do arquivo que eu preciso hahah, mas vou anotar essa ideia.