Como vencer a procrastinação

Fala, galera.

Seguinte, eu tenho um problema que alguns aqui já devem ter passado ou passam, que é a procrastinação. Ou seja, apesar de saber todas as atividades que preciso fazer, e a importância delas, eu fico postergando até o último dia e acabo me ferrando por conta disso.

Gostaria de saber de vocês, o que fazem pra vencer essa situação, essa atitude? Quem tiver dicas pessoais, de leituras, vídeos, qualquer coisa, fico muito grato.

6 Curtidas
1 Curtida
2 Curtidas
3 Curtidas

Na minha experiência (sou uma procrastinadora crônica kkk), procrastinadores geralmente são pessoas perfeccionistas. Aí na hora de executar uma tarefa, ficamos pensando demais nos detalhes, vamos aprofundando demais e a coisa fica cada vez mais complexa na nossa mente em nome da perfeição.

Só que o cérebro tem um “problema”: ele sente “dor emocional”. Esse perfeccionismo e a complexidade toda da tarefa gera essa dor (não querer fazer uma atividade tbm gera dor emocional). E o que o cérebro faz para você não entrar em um colapso nervoso? Ele desvia sua atenção para tarefas mais simplórias, divertidas e prazerosas, como ficar nas redes sociais, jogar, assistir vídeos aleatórios, etc. Eu já percebi que todo procrastinador tem mania de fazer faxina ou limpar a bancada inteira antes de trabalhar hahaha Também temos a tendência de fazer um milhão de coisas, menos a que precisa ser feita.

Como superar isso então? Difícil. Mas tem algumas técnicas que eu uso:
1- Tirar/bloquear todas as distrações (redes sociais, séries, etc) - uso extensões no navegador
2- Dividir a tarefa em subtarefas menores e mais fáceis
3- A etapa mais importante: a Disciplina de fazer as coisas. Simplesmente comece a fazer o que tem que ser feito, mesmo sem motivação. Na força mesmo. Quando fazemos isso, poucos minutos depois entramos em um estado de motivação e empolgamos na tarefa.
4- Use a técnica de Pomodoro: sugiro vc pesquisar mais sobre ela, mas basicamente consiste em você pegar um cronômetro e marcar 25 minutos. Nesse período vc vai focar única e exclusivamente na tarefa que tem que fazer. Após esses 25 minutos, se dê 4 ou 5 minutos de intervalos. A cada 4 pomodori, dê um intervalo de descanso de 25 a 30 minutos.

5 Curtidas

Curiosamente, tenho um vídeo sobre isso em outro canal:

4 Curtidas

@Ana Ana, o cérebro não sente dor, quem sente dor somos nós. O cérebro é apenas o órgão do sistema nervoso central, responsável por várias funções inclusive. Não está errado o que você disse, mas vc faz parecer que o cérebro é uma espécie de ente dentro de nós.

2 Curtidas

É uma maneira de falar. Quando recebemos estímulos, ativam-se áreas específicas do córtex, algumas relacionadas à dor, como no caso que expliquei. Mas isso não tem muita relevancia para a questão. O importante é como resolver isso.

1 Curtida

Eu passo pelo mesmo problema em todos os semestres da faculdade. Eu poderia dar alguns conselhos que nem mesmo eu sigo, mas prefiro ser sincero e afirmar: se você está procrastinando, é sinal de que você não quer realmente fazer aquilo. Simples assim, não adianta falar que sabe da importância, que é obrigação etc. Eu sempre procuro um momento que seja propício para mim fazer o que não quero, se conseguir fazer antes do final do prazo, blz, se não consigo, azar.

@Stark, obrigado pela dica, vou ver. Os vídeos do nerdologia são ótimos, não sei como deixei esse passar.

@andryel, obrigado pelas dicas!

@Ana, essa questão da dor emocional é tensa. Parece um ciclo sem fim, pq eu deixo de fazer, me ferro, fico desmotivado, e a próxima tarefa eu não inicio pq junta a procrastinação e a desmotivação… tenso.

Sobre a técnica Pomodoro, eu já ouvi falar sobre, mas não tinha dado muita atenção, pra ser sincero. Você utiliza? Sentiu uma diferença notável pra combater a procrastinação?

P.S: Valeu pela indicação do artigo :wink:

@Dio, bacana! Valeu pela dica, tô botando agora pra assistir.

@willianlycan, eu procrastino em várias coisas, sejam obrigações da faculdade, ou até cursos de tecnologias que quero muito aprender, ou das aulas de inglês, as quais eu adoro, mas mesmo gostando fico enrolando. Eu acredito que não seja simplesmente por “não querer fazer aquilo”, mas entendo seu ponto. Em todo caso, eu crio algumas situações que me ajudam a cumprir essas obrigações, o que diminui um pouco o impacto desse comportamento, mas mesmo assim não tem sido suficiente.

1 Curtida

Teve um livro que me ajudou bastante, The Miracle Morning, é uma ótima leitura recomendo. Por experiência própria eu sugiro você começar a fazer exercícios físicos, o cérebro produz uma substância que causa um aumento na auto estima. Pratique uma meditação, auto conhecimento é um fator importante para entender a procastinação, quando você sabe onde você quer chegar, você pensa menos e começa agir. Só depende de você pra vencer você mesmo. Boa sorte!

1 Curtida

@out-of-system, baixei a amostra grátis dele pro Kindle, vou começar a ler, se for interessante, vou comprar pra ler inteiro.

Sobre exercícios, realmente, estou parado. Fim de faculdade é tenso hahaha
Mas agora estou mudando de cidade, assim que me estabelecer lá, vou voltar a praticar exercícios, estou sentindo os efeitos disso já.

Meditação realmente nunca me passou pela cabeça, não sei nem por onde começar :rofl:

1 Curtida

@guimaraes.jean Eu tenho o livro no formato EPUB, se você quiser posso enviar. Enquanto a meditação não é difícil, vivemos em um mundo muito agitado e as vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos. Pesquise por Mindfulness, comece a praticar, sente em algum lugar calmo e faça um exercício de respiração durante 5min, você pode se surpreender com os resultado.

1 Curtida

@out-of-system, vou procurar sim, muito obrigado pela dica.

1 Curtida

Eu ia te responder, mas vou deixar isso pra depois.

1 Curtida

Cara procastinação tá no meu DNA, uma coisa que eu desenvolvi naturalmente pra lidar com isso que funciona 70% das vezes é aproveitar o hype de ter começado um novo projeto é expandir ele o máximo possível, assim quando eu desisto pelo menos o escopo base foi concluído

3 Curtidas

Sim, uso o Pomodoro (não sempre, mas uso). Não faz milagre, porém ajuda bastante. Quando uso esse timer, eu foco mais na tarefa, porque sei que vai acabar logo e posso fazer outras coisas no intervalo. Minha produtividade aumenta bastante quando uso. E se 25 minutos não funcionar para você, pode alterar esse tempo tbm.

Mas enfim, como disse o @Natanael.755, parece que procrastinação tá no DNA hahaha

2 Curtidas

oloco o dio usando a blusa do iron :v